Cadernos de Pesquisa do CDHIS

O periódico tem periocidade semestral, com publicação de aproximadamente vinte artigos a cada semestre. Os autores são alunos (as) do Mestrado em História/UFU, integrantes do CDHIS e outros (as) pesquisadores (as) nacionais e internacionais. O periódico está classificado no estrato A3 do Qualis/Capes (Área de História, 2017-2020). O conteúdo publicado no periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática de documentação e pesquisa em história, mas, também, a todos aqueles que se preocupam em conhecer os avanços do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e das questões sociais e culturais do país. O periódico não cobra qualquer valor dos autores para submissão, processamento e publicação dos artigos.

ISSN: 1981-3090 (On Line)

Histórico

A Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS se constituiu em 1989 como um Boletim Informativo (com 3 páginas) e, desde 2000, como um Caderno de Pesquisa do Programa da Pós-Graduação em História da UFU. O objetivo do periódico é veicular resultados parciais de investigações na área das ciências humanas, além de experiências em preservação e restauro do patrimônio cultural, arquivo de documentos, uso de fontes orais, História Local, incorporando os trabalhos de alunos (as) do Mestrado em História /UFU, de integrantes do CDHIS e de outros (as) pesquisadores (as) nacionais e internacionais.

Organização

A Revista é organizada por meio de: uma seção permanente de dossiês intitulada de acordo com o tema da edição da revista, artigos livres, notas de pesquisa, relatos de experiências, resenhas e traduções.

O material para publicação deverá ser submetido no portal do SEER (http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/about/submissions), no campo apropriado, após cadastro do autor (fazer login), conforme a folha de estilo padrão adotada pela revista, disponível no link: https://docs.google.com/document/d/1fASNuqITeVibT7JnfiGzvNeFVdZMUNx0lMExBaWYzgU/edit

Os textos deverão estar em acordo ainda com os seguintes procedimentos:

1º Os trabalhos digitados devem estar de acordo com padrões atualizados da ABNT em vigor

2º o artigos de autoria de graduandos poderão ser submetidos, desde que recomendados por seus respectivos professores-orientadores ou em co-autoria. No caso de recomendação, esta deverá ser explicitada pelo(a) professor(a) orientador(a) na campo de metadados do autor, disponível no SEER.

3º os artigos encaminhados para publicação devem conter um mínimo de 10 e um máximo de 25 páginas – incluídos os anexos –; as resenhas deverão ter entre 4 e 6 páginas; ambos devem respeitar as seguintes especificações técnicas: não conter os nome(s) do(s) autor(es);

4º os artigos deverão conter intertítulos, sem uso dos termos Introdução e Conclusão; os artigos podem ser acompanhados de Ilustrações (gráficos, fotos, mapas, quadros, entre outros) e/ou tabelas, com legenda e fonte (se houver), em formato JPG, com resolução de 300 dpi.

5º o resumo de 100 a 200 palavras na língua original (português ou espanhol) e inglês; palavras-chave na língua original (português ou espanhol) e inglês (máximo 5) (ABNT NBR 6028); 6º As notas devem adotar o modelo da folha de estilo; 7º as referências ao final do texto devem seguir a ordem alfabética (ABNT NBR 6023).

Ao submeter o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado e não foi publicado em nenhum outro órgão. O(s) autor(es) que tiver(em) seu artigo publicado receberá(ão)dois exemplares do número ou volume da Revista Cadernos de História. A Revista Cadernos de História não reterá os direitos autorais de artigos não publicados e, nesse caso, o(s) autor(es) será(ao) comunicado(s) da deliberação pelo Setor de Publicações.

CONSELHO EDITORIAL

Ana Paula Spini (UFU/MG)

Artur César Isaia (UFSC/SC)

Daniela Magalhães da Silveira (UFU/MG)