https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/issue/feed Cadernos de Pesquisa do CDHIS 2024-07-31T01:14:40-03:00 Prof. Dr. Thiago Lenine Tito Tolentino cdhis@ufu.br Open Journal Systems <p>A Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS se constituiu em 1989 como um Boletim Informativo (com 3 páginas) e, desde 2000, como um Caderno de Pesquisa do Programa da Pós-Graduação em História da UFU. O objetivo do periódico é veicular resultados parciais de investigações na área das ciências humanas, além de experiências em preservação e restauro do patrimônio cultural, arquivo de documentos, uso de fontes orais, História Local, incorporando os trabalhos de alunos (as) do Mestrado em História /UFU, de integrantes do CDHIS e de outros (as) pesquisadores (as) nacionais e internacionais.</p> https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/74570 Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS 2024-07-26T05:20:03-03:00 Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS revistacdhisufu@gmail.com 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/74567 Editorial 2024-07-26T04:44:46-03:00 Thiago Lenine Tito Tolentino revistacdhisufu@gmail.com <p>Editorial do Dossiê "Educação, Religião e Religiosidade: conexões histórico-sociais", publicado no Volume 37, nº 1 de 2024, da Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73259 Religiões e religiosidades na historiografia 2024-04-23T18:21:46-03:00 Daniel Ribeiro Ferreira Junior danielrf400@gmail.com Marcos Vinícius de Freitas Reis freitas@unifap.br <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: 'Palatino Linotype Bold','serif';">O campo de produção historiográfica sobre as religiões e religiosidades é imenso e complexo. Várias abordagens e perspectivas têm sido adotadas pelos historiadores ao longo dos tempos para entenderem os dois fenômenos de estudo distintos. Neste sentido, o presente estudo tem o objetivo de apresentar como a historiografia buscou, ao longo dos tempos, compreender a questão das religiões e religiosidades. Para isto, movemos num primeiro momento, aspectos mais tradicionais a partir da teoria positivista, onde possuía um olhar estigmatizante, sobretudo, pelo olhar eurocêntrico. Num segundo momento a análise está centrada em teorias, ainda que produzidas na Europa, porém, com conteúdos que procuravam entender como as práticas religiosas estão entrelaçadas com estruturas sociais, econômicas e políticas, bem como com questões de gênero, classe e etnia, isto tudo pelo olhar da Escola dos Annales, principalmente em sua última fase. Por fim, construímos um diálogo entre a História Cultural e a decolonialidade a fim de inserir a questão dos indígenas e de como a cultura religiosa destes sujeitos pode ser vislumbrada sem que o aspecto do estigma esteja presente.</span></p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73593 O Ensino Religioso e sua construção epistemológica em teses e dissertações no Estado de Goiás 2024-05-19T20:32:47-03:00 Ana Maria de Souza e Silva anasouza.bio@gmail.com Raimundo Márcio Mota de Castro prof.marcas.posgrad@gmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados obtidos através de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (XXX) da Universidade (XXX). A dissertação desenvolvida foi defendida no ano de (XXX) e buscou desvelar as configurações existentes na produção acadêmica em níveis de Mestrado e Doutorado sobre o Ensino Religioso que tenham sido produzidas no Estado de Goiás entre 1997 e 2021. Para alcançar tal objetivo, tentamos nos aproximar do Método Fenomenológico, através do procedimento de revisão bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Os debates teóricos utilizaram autores como Bhabha (2019), Hall (2020), Koselleck (2014), Junqueira, Rodrigues e Martins Filho (2015), entre outros. Os resultados obtidos foram apresentados através da proposta de Gilles e Deleuze (2019) de Cartografia Social, isto é, as análises se organizaram através do mapeamento do fenômeno estudado. Concluímos, assim, que o Ensino Religioso percorreu trajetos conflituosos em sua história, mas isso garantiu que suas possibilidades de ensino-aprendizagem se comportem enquanto dispositivos de interação e intervenção social. Afirmamos, ainda, que repensar a epistemologia do Ensino Religioso através das produções acadêmicas permite reconstruir o espaço escolar para o encontro entre as diversidades culturais e diálogo entre elas.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73272 A laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na BNCC 2024-04-24T10:41:56-03:00 Alessandro Bem alessandrobem05@gmail.com Ariovaldo Lopes Pereira ariovaldolopes@ueg.br <p>Este artigo é o relato de um estudo de base qualitativa, desenvolvido por meio de análise documental, abordando aspectos legais/políticos e teóricos/epistemológicos acerca da laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma escola pública. O principal objetivo da pesquisa é perceber se, e em que medida, a laicidade constitucional do Estado e, consequentemente, da educação brasileira, é garantida na BNCC, se legitima na escola, e contribui para o combate à intolerância religiosa nesse contexto. Para tanto, são analisados documentos que orientam a educação básica no Brasil, com especial atenção para a BNCC, e o projeto político-pedagógico de uma escola estadual, a fim de avaliar a efetividade da proposta de ensino religioso da BNCC naquele contexto. Os resultados evidenciam que a concepção de laicidade na educação é complexa, e o ensino religioso nem sempre promove o respeito à diversidade religiosa.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72611 Gêneros e sexualidades: trato com temas transversais na disciplina de Ensino Religioso em escolas de Recife 2024-03-04T09:36:10-03:00 Aurenéa Maria de Oliveira aurenea@hotmail.com Jacilene Maria Silva jacilenelu@gmail.com <p>Este trabalho adotou&nbsp;a&nbsp;coleta de dados&nbsp;com&nbsp;entrevistas semi-estruturadas,&nbsp;fazendo uso&nbsp;da Análise de&nbsp;Discurso&nbsp;Francesa (AD) como metodologia. Como&nbsp;referencial teórico utilizamos&nbsp;a conceituação de Judith Butler acerca de gêneros e sexualidades. O objetivo do estudo foi o de&nbsp;compreender e avaliar o lugar que mulheres comumente marginalizadas na sociedade como: profissionais do sexo, lésbicas, bissexuais e transgêneros ocupam na disciplina de Ensino Religioso&nbsp;(ER), em escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Recife, isto feito com&nbsp;o fim de verificar atitudes de estímulo ou não ao estigma e à intolerância praticadas contra elas.&nbsp;A meta&nbsp;foi a de&nbsp;contribuir para o combate à misoginia, homofobia e à transfobia, mediante exame&nbsp;dos discursos de docentes acerca&nbsp;dos conteúdos programáticos ministrados no ER, no sentido de&nbsp;posição e valor&nbsp;atribuídos ao gênero feminino&nbsp;nas cosmologias religiosas abordadas. Nos resultados, verificamos a presença da&nbsp;ideologia&nbsp;da invisibilidade/indiferença aos temas transversais gêneros e sexualidades nos discursos dos entrevistados que atuam ou atuaram como professores de ER, o que&nbsp;estimula&nbsp;práticas violentas e domesticadoras contra as mulheres em tela. &nbsp;&nbsp;</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73210 Educação, Religião e Ideologia 2024-04-20T10:55:39-03:00 Roberta Valéria Guedes de Lima rovagueli@gmail.com Sérgio Rogério Azevedo junqueira srjunq@gmail.com <p>A presente pesquisa tensiona a discussão sobre o que as famílias conservadoras pensam como projeto de educação à luz da formação de valores, dos seus princípios religiosos e da defesa da necessidade de escolas personalizadas e da legalização do <em>homeschooling</em>. O problema da pesquisa parte da seguinte reflexão: qual seriam os argumentos que levam as famílias conservadoras fundamentalistas a defenderem a criação de escolas personalizadas e a legalização do <em>homeschooling</em> e como os meios de comunicação e mídias sociais ajudam a disseminar sua ideologia? Este estudo tem como objetivo revelar o projeto educacional das famílias alienadas à ideologia conservadora e fundamentalista da Nova Direita brasileira. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e a coleta de dados se deu a partir de um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema em questão e do monitoramento do grupo de WhatsApp Catolicidades&amp;Educação, durante o período de outubro de 2023 a janeiro de 2024, com 505 participantes de todos os estados brasileiros. Este documento conclui que a Nova Direita brasileira tem um projeto de educação elitista, segregador, encharcado de moralismo religioso e que desconsidera uma educação democrática.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73773 Ex-voto, Teatro e Direitos Humanos 2024-05-30T15:14:39-03:00 Everaldo dos Santos Mendes ies.istein@gmail.com <p>Na peça “O Pagador de Promessas” [1960], do teatrólogo Dias Gomes, Zé-do-Burro, para cumprir uma promessa pendente com Iansã pela cura de Nicolau, divide sua propriedade rural entre os pobres e carrega uma cruz de madeira por sessenta léguas, para depositá-la na Igreja de Santa Bárbara [Salvador, Bahia, Brasil]. Partindo da teologia como reflexão crítica da práxis histórica, investiguei a ação ex-votiva de Zé-do-Burro em “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, imbricada em ex-voto, teatro e direitos humanos. No itinerário teórico-metodológico, elegi a pesquisa qualitativa, de impostação bibliográfica e documental. Zé-do-Burro e Rosa chegam à igreja de madrugada. Padre Olavo recusa-se a receber o ex-voto de Zé-do-Burro, impedindo-lhe a desobriga. No ex-terior da igreja, Zé-do-Burro é explorado por candomblecistas e jornalistas. Permanece, teimosamente, nas escadarias do espaço litúrgico católico, onde recebe apoio dos pobres, defendendo-lhe o direito de pagar a promessa. Pe. Olavo aciona a polícia, estabelecendo-se um confronto com os manifestantes —&nbsp; o que culmina na morte de Zé-do-Burro. Na última cena, os capoeiras entram na igreja com a cruz ex-votiva; sobre ela, o corpo de [finado] Zé-do-Burro.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72927 Um homem influencia o outro? 2024-03-29T20:38:54-03:00 Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida edwirgensletras@yahoo.com.br <p>Este breve estudo pretende percorrer uma trajetória das produções orientadoras da conduta de mulheres pelo discurso masculino na Idade Média e a repercussão dessa produção, realizada por homens, na escrita da escritora Cristina de Pizán, na Idade Média, e na escrita de Cervantes, na entrada da Idade Moderna. Sabe-se que grande parte dessa produção tem teor moral e religioso, sobretudo porque têm sua gênese no período de predominância no pensamento católico sobre a região Ibérica, o que fomentou os discursos misóginos, tendo em vista a inferioridade da mulher frente ao homem. Contudo, nosso propósito não é examinar tais narrativas ficcionais, no entanto, sugerir que o leitor adentre aos escritos desses autores a fim de averiguar como a autoria, seja de homem ou de mulher, foi, num plano superficial, conformadora com o discurso predominante, e, por outro lado, tanto o homem quanto a mulher, lançou mão das representações literárias aqui sugeridas, buscaram estratégias para registrar o lugar da mulher, mesmo contra as práticas e o discursos predominantes da tradição.</p> <p><strong>PALAVRAS CHAVE:</strong> Misoginia; Idade Média; Idade Moderna; Literatura.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72674 Cultura e religiosidade popular na Alta Idade Média 2024-03-08T14:52:21-03:00 Marcos Pedrazzi Chacon marcos_chacon@id.uff.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo discute a temática da cultura e religiosidade popular e como tal conceito pode ser utilizado na análise de fontes alto medievais, em especial, aquelas compostas por sermões. Assim, traça-se um panorama marcado por estudos interdisciplinares que buscaram definir o que seria o “popular”, quem integraria a categoria “povo” e como se dariam as trocas entre os níveis culturais. No campo dos estudos medievais, destacam-se três correntes principais, que tomam a cultura popular, respectivamente, enquanto: a cultura das massas, leigos e iletrados, oposta intrinsecamente à cultura erudita, clerical e letrada; um ponto de encontro, trocas significativas e conflitos entre a cultura folclórica e a de elite/formal; uma arena sistemática de conflitos entre a cultura subalterna e a dominante. Por fim, analisando passagens representativas dos sermões do bispo Cesário de Arles (c. 470-542), conclui-se que a segunda corrente se mostra a mais apropriada para tal estudo, visto que as práticas populares são potentes o suficiente para transpor barreiras de classe e </span><em><span style="font-weight: 400;">status</span></em><span style="font-weight: 400;">.</span></p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/71274 A Interpretação do SNI em relação às associações religiosaas empenhadas na questão indígena durante a Ditadura Militar (1964-1985) 2023-10-25T20:05:38-03:00 Luan Piovani luan.piovani98@gmail.com Fabio Lanza lanza@uel.br José Wilson Assis Neves Júnior nevesjr1991@uel.br João Pedro Pereira e Correia joao.pedro.pereira@uel.br Guilherme Heerdt Vandresen guilherme.heerdt@uel.br <p>O Serviço Nacional de Informações (SNI) foi o principal órgão de vigilância estratégica durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Em um levantamento prévio dos arquivos inéditos do SNI disponibilizados no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi identificada a preocupação do órgão com três diferentes entidades religiosas associadas às questões indígenas: Associação das Igrejas do Cristianismo Decidido; Associação Nacional de Apoio ao Indígena (ANAI); e Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o qual identificavam como potencialmente subversiva. Pretende-se, dessa forma, aprofundar-se nos documentos do SNI e expor sua visão sobre a relação entre o órgão investigativo da ditadura e os grupos supracitados, identificando quais ações buscavam tomar e como entendiam o elo entre os mesmos e as populações originárias. Analisa-se neste trabalho tanto a perspectiva do governo brasileiro da época sobre os povos indígenas quanto as diferentes associações que estes fizeram para resistir às opressões historicamente sofridas e ampliadas naquele momento pela falta de amparo da sua principal entidade, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72763 As marcas da hanseníase em Goiás 2024-03-14T15:13:43-03:00 Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira professorricardoteixeira@ufg.br João Justino de Medeiros Silva domjoaojustino@arquidiocesedegoiania.org.br Rayane Cavalcanti Teixeira rayanecavalcantit@gmail.com Samuel Pinto samuelp2020@hotmail.com <p>A hanseníase, uma afecção que ao longo da história foi referida como Lepra, representa uma das mais antigas moléstias registradas pela civilização, afetando a humanidade em diversas partes do globo ao longo dos séculos. Esta condição, frequentemente marginalizada e envolta em estigma, é identificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia como uma doença negligenciada, o que sublinha a necessidade de uma maior atenção e recursos dedicados ao seu diagnóstico, tratamento e à educação do público sobre suas causas e efeitos. No Brasil, a abordagem adotada no combate à hanseníase, e endossada por setores da comunidade médica, baseou-se no isolamento, segregação e exclusão social dos indivíduos diagnosticados com a doença, assim como de seus descendentes. Esta prática, de natureza eugênica, visava a contenção e o controle da enfermidade, sendo considerada uma estratégia profilática. A política implementada não apenas refletiu uma tentativa de gestão sanitária, mas também impôs um grave estigma social aos afetados, marcando profundamente a história do tratamento da hanseníase no país. No leprosário Colônia Santa Marta, desde sua fundação em 1943, religiosos e religiosas transcenderam suas funções espirituais para assumir papéis cruciais em áreas como enfermagem, educação e treinamento para atividades profissionais, entre outras. O presente artigo buscou compreender o valor reconhecido a Monsenhor Rodolfo Tellmann tanto pelos sobreviventes da internação compulsória na Colônia Santa Marta quanto pelos membros religiosos afiliados à Igreja Católica, em relação ao trabalho realizado junto aos indivíduos afetados pela hanseníase. Nesse sentido, propomos conduzir um estudo de caráter qualitativo, selecionando, além de documentos históricos, a narrativa oral como uma fonte primordial para acessar histórias e memórias. A pesquisa revelou que Rodolfo Tellmann teve um papel fundamental não apenas na missão religiosa que lhe foi delegada, mas também em promover uma abordagem humanizada e concreta junto à comunidade de hansenianos. Por meio de suas ações, proporcionou motivação, capacitação profissional, esperança e uma significativa melhoria na qualidade de vida desses indivíduos.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72257 Notas de Pesquisas. Entre sentidos e significados 2024-01-25T12:34:59-03:00 Hudson Silva Lourenço hudson_history@ufrrj.br <p>O artigo apresenta resultados obtidos de uma pesquisa teórica e bibliográfica da literatura sobre o Jesus Histórico especificamente elaborada na terceira etapa da pesquisa, esta conhecida entre os pesquisadores da temática por <em>Third Quest</em>, compreendida e melhor delimitada a partir dos anos 1980. O estudo que dá origem a este artigo, foi desenvolvido como dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ, que buscou construir analiticamente, a partir de uma tentativa em explorar os discursos textuais dos indivíduos autores, suas <em>ações </em>transparecidas através de seus discursos textuais, estes que podem aparecer de forma explícita ou implícita, mas que ao final, nos permitiu rastrear os tipos de <em>sentidos </em>e <em>significados</em>, estes dos mais variados atribuídos ao Jesus histórico. Para além disso, nosso estudo se pautou em duas hipóteses, sendo uma afirmativa, esta que questiona que a noção sobre o Jesus histórico padece de uma <em>ilusão biográfica</em>. A outra, foi a de demonstrar que a representação do Jesus histórico é resultado de uma subjetividade que o individua.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/74568 Apresentação 2024-07-26T04:54:31-03:00 Raimundo Márcio Mota de Castro revistacdhisufu@gmail.com Marcos Vinicius de Freitas Reis revistacdhisufu@gmail.com <p>Apresentação dos artigos publicados no Volume 37, nº 1 de 2024, da Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73883 Ensaio Crítico à ideia de “Crise de Hegemonia dos EUA" 2024-06-06T01:29:14-03:00 Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior mariojunior@ufu.br <p>A análise sobre a conjuntura internacional referente a dominação imperialista é um instrumento importante que influencia a elaboração de táticas políticas da classe trabalhadora organizada que luta pela superação da condição de dependência econômica que caracteriza os países da América Latina. A proposta deste ensaio visa refletir criticamente sobre a hipótese na qual afirma que o mundo hoje vive há anos uma crise de hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) de modo que a estrutura das relações internacionais será modificada a médio tempo frente a rápida e vertiginosa ascensão da China. Neste sentido, o ensaio propõe apresentar aspectos da política econômica internacional que contrapõe essa avaliação de que os EUA vivencia nesse momento uma crise de hegemonia. Para isso o ensaio levará em consideração que a referida reflexão deve estar atrelada ao padrão neoliberal de reprodução do capital que caracteriza a conjuntura internacional desde a década de 1970.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73492 As Consequências da Guerrilha do Araguaia para os Indígenas Aikewara 2024-05-09T10:08:03-03:00 Vanalda Gomes Araújo vanaldagomes@gmail.com <p>&nbsp;</p> <p>Este artigo tem como objetivo debater as consequências culturais, territoriais e psicológicas para o povo Aikewara com a Guerrilha do Araguaia. Este fenômeno histórico que ocorreu no Sudeste do Pará no período entre os anos de 1970 a 1975, época em que o Brasil vivia sob o Regime Militar, ficou durante vários anos esquecido na história do país, mas veio à tona a partir de 2014 com a instalação da Comissão Nacional da Verdade – CNV.&nbsp; Com a instalação da CNV, as investigações foram divididas por setores e um deles investigou a participação dos Indígenas e as consequências sofrida por eles. Para realização deste artigo, optamos pela metodologia de pesquisa documental, como também revisão bibliográfica de materiais produzidos por outros pesquisadores. Apresentamos os resultados desta pesquisa através deste artigo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Aikewara. Guerrilha do Araguaia. Território.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/73260 A difusão da Instrução Primária na Província de Goiás (1835-1889): 2024-04-23T19:33:18-03:00 Sandra Elaine Aires de Abreu sandraeaa@yahoo.com.br Tarsio Paula dos Santos tarsio_13@hotmail.com <p><span class="NormalTextRun SCXW178974611 BCX0">Inserindo-se no campo da História da Educação, este artigo propõe analisar o processo de difusão da instrução primária na província de Goiás (1835-1889), tendo como eixo</span><span class="NormalTextRun SCXW178974611 BCX0">s</span><span class="NormalTextRun SCXW178974611 BCX0"> os princípios da gratuidade e obrigatoriedade. O período delimitado justifica-se pelo fato de 1835 ter sido o ano em que a província goiana decretou a primeira lei e o primeiro regulamento da instrução primária e em 1889 por ter sido o final do período imperial. Para tanto, adotou-se como metodologias a pesquisa bibliográfica e a análise documental, sendo o corpus documental principal os relatórios dos presidentes goianos e a legislação educacional goiana da instrução primária no período compreendido entre 1835 e 1889. Como resultados obteve-se que a </span><span class="NormalTextRun SCXW178974611 BCX0">difusão </span><span class="NormalTextRun SCXW178974611 BCX0">da instrução primária na província de Goiás, mediante a ação e os debates entre políticos e intelectuais, efetivou-se a partir da tentativa de expansão de escolas elementares em Goiás, fornecimento de material escolar, criação de dispositivos para estabelecer a obrigatoriedade da frequência escolar e de fundos financeiros para garantir as crianças pobres nas escolas. Contudo, a obrigatoriedade não foi alcançada no período em tela.</span></p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72892 José Gonçalves Cortes e O Telegrapho 2024-03-26T12:08:42-03:00 Luciano da Silva Moreira luciano.moreira@ifmg.edu.br <p>Este artigo detém-se sobre a cultura da impressão das primeiras décadas do Império do Brasil, destacando a linguagem tipográfica daquele período e a formação de uma ampla rede de comunicação. Em torno do projeto político de D. Pedro I, estabeleceu-se uma rede de comunicação áulica, que envolveu publicistas em vários locais do Império. Dentre os escritores pedristas, destacamos a atuação de José Gonçalves Cortes, principal redator da folha periódica conservadora <em>O Telegrapho</em>, publicada na Província de Minas Gerais entre 1829 e 1831. A partir das informações sobre Cortes e sua tipografia, serão abordadas as articulações políticas que possibilitaram a constituição de uma cultura da impressão naquele tempo, permitindo compreender o poder simbólico dos periódicos no contexto efervescente que antecedeu a Abdicação do primeiro imperador do Brasil.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72172 Entre Trilhos e Promessas 2024-01-20T12:27:59-03:00 Miguel Vitor de Araujo Vieira miguel.vitor@educacao.mg.gov.br <p>No contexto da segunda metade do século XIX, Cristiano Benedito Ottoni, figura destacada como engenheiro, professor, político e administrador, ocupou um espaço central nas iniciativas voltadas ao progresso material do Brasil. Tanto como o primeiro dirigente da Companhia de Estradas de Ferro Pedro II de 1855 a 1865 quanto como político, tendo sido profundamente influenciado pelas experiências europeias e norte-americanas de modernidade. Este artigo explora a implementação e consolidação da Companhia, examinando suas contradições, alcance e grupos de interesse envolvidos. As fontes principais analisadas incluem as obras de Ottoni, "O Futuro das Estradas de Ferro no Brasil" (1859) e sua "Autobiografia" (1870). O objetivo é compreender a significância real da companhia para a implementação ferroviária e o real papel desempenhado por Ottoni durante sua gestão.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72554 A Educação Patrimonial nos livros didáticos de História 2024-02-27T16:21:22-03:00 Jaime de Lima Guimarães Junior jaime.guimaraesjr@gmail.com Ana Lúcia do Nascimento Oliveira ananascimentoufrpe@gmail.com <p>As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que, segundo a hipótese levantada durante o processo de pesquisa, repercutiu também na produção de conteúdo dos livros didáticos e no ambiente escolar como um todo. Ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar, nestes livros, esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas. Desta forma, o objetivo da investigação, que resultou neste texto, foi revelar o conteúdo e a metodologia sobre Educação Patrimonial nos livros didáticos e analisar se os objetivos propostos pelos PCN’s de História e pelas DCN’s, dialogam com as exigências do citado Edital de Convocação do PNLD.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/71712 Os Saberes do trabalho na construção naval artesanal da Amazônia 2023-12-08T09:49:17-03:00 Marisa Alicia Montrucchio montru13@gmail.com João Batista do Carmo Silva jbatista@ufpa.br Ademar Pinheiro Farias Júnior junyor.faryas@gmail.com <p>O presente artigo situa as análises nos entornos do município de Limoeiro do Ajuru, região do baixo Tocantins, Estado do Pará. O objetivo geral está constituído pelos estudos sobre a construção naval artesanal, a pesca artesanal e a cultura do açaí, demonstrando como estas três atividades que embasam as formas de vida da população ribeirinha, foram desenvolvidas historicamente através da permanência e atualização dos saberes ancestrais herdados das populações indígenas e, no caso das embarcações artesanais, com as contribuições dos conhecimentos portugueses. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentada no materialismo histórico dialético, estrutura-se sobe a tipologia da pesquisa bibliográfica e analisa os dados sob a técnica da análise do conteúdo. A pesquisa demonstrou que os saberes da construção naval artesanal continuam sustentando o desenvolvimento das principais atividades extrativistas da região, mesmo com os avanços do sistema capitalista que permeia as relações de trabalho, provocando impactos na natureza de caráter irreversível e difícil de serem contornados, porém resistidos pelas formas de ser e de fazer das populações ribeirinhas. Conclui-se que as diversas culturas e formas de trabalho que convivem na região amazônica motivam o interesse pelas várias atividades que fazem parte desta intensa interrelação entre trabalho, saberes e fazeres.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/65034 A “ideologia de gênero”: uma estratégia política reacionária 2022-03-09T16:33:46-03:00 Ilda Renata Andreata Sesquim ildasesquim@gmail.com <p>Este presente artigo visa explorar o processo de construção do conceito de “ideologia de gênero” que nos últimos anos tem sido alvo de uma série de debates na sociedade civil e nas instâncias legislativas. Por meio da análise da influência das forças religiosas e conservadoras no seu processo de elaboração, buscaremos mostrar como este conceito foi moldado a partir de uma resposta reacionária aos avanços conquistados pelas lutas femininas e pela difusão das perspectivas de gênero. Para este fim, faremos uma contextualização histórica das lutas de gênero, de modo a apontar os principais debates que as acompanharam. Posteriormente exploraremos como a “ideologia de gênero”, ao incutir na sociedade civil uma espécie de pânico moral, foi estrategicamente apropriada pelo jogo político e passou a funcionar como um emblema central do avanço do conservadorismo no Brasil.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/72421 Do preso ao solto: Estudo de caso da identidade afro- infantil através do cabelo 2024-02-07T22:15:05-03:00 Maria da Conceição da Silva Cordeiro anancey@bol.com.br Maria de Nazaré Farias de Lima mralima02@gmail.com <p>Este artigo tem como proposta de análise a prática do racismo contra crianças negras pela estética do cabelo afro no ambiente escolar. Busca analisar os estereótipos socialmente construídos em torno dessa estética e de como a escola se constitui de um espaço educacional racista. Analisa a construção de formas representativas dessa forma de preconceito e de como esse aspecto, de forma recorrente, tem se apresentado no espaço escolar. O objetivo do estudo é analisar as representações sociais do cabelo crespo no espaço escolar e de como esse aspecto interfere na autoestima da criança e na valorização de sua estética. O desenho metodológico se constitui a partir de Robert. K. Yin (2001) e Carlos Gil (2007) pela elaboração de um estudo de caso em profundidade a respeito do racismo praticado na escola contra uma criança negra e noticiado pelo jornal Estado de Minas Gerais no dia 23 de junho de 2017. Destacamos os conceitos de racismo associado as práticas de exclusão, discriminação e a estética corporal, enfatizando, principalmente, as ferramentas analíticas dos autores Frantz Fanon (2008); e Kabengele Munanga (2005). Partindo dessa premissa formulamos as questões norteadoras da pesquisa: qual o espaço deve ser dedicado à criança para a valorização do seu fenótipo e empoderamento? Quais são as mudanças que a comunidade escolar precisa fazer para que esse aluno se sinta representado e aceito por seus colegas? Palavras-chave: Escola. Racismo. Criança Negra. Cabelo Afro.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa do CDHIS