Ensino da história indígena, metodologias decoloniais e cinema:

uma análise do documentário Corumbiara (2009)

Autores

  • Joyci Viegas de Freitas Silva
  • Elias Nazareno

Resumo

Este artigo pretende relacionar o ensino de história indígena, com a utilização da linguagem cinematográfica através das metodologias decoloniais. Por meio de uma reflexão acerca do conceito de interculturalidade crítica e da sua relação com os temas sensíveis, visa investigar a importância de se trabalhar história indígena a partir de um olhar decolonial, percebendo a escola básica como um espaço de construção de lugares de reconhecimento, aprendizagem e solidariedade. Propõe-se algumas analises a serem desenvolvidas pelo professor na sala de aula, a partir do documentário Corumbiara, que narra o massacre dos indígenas Kanuê na gleba Corumbiara, ao sul de Rondônia no ano de 1985. Essas análises partem de elementos estéticos por meio do olhar intercultural presente no documentário citado.

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Publicado

22-01-2024

Como Citar

Viegas de Freitas Silva, J., & Nazareno, E. (2024). Ensino da história indígena, metodologias decoloniais e cinema:: uma análise do documentário Corumbiara (2009). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 167–196. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/70883

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História