Reparações e restituições históricas no ensino de histórias indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71044Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os Protagonismos Indígenas e Ensino de História abrangendo Ensino de Histórias e Culturas Indígenas. Mostra as Produções Artísticas e Acadêmicas, e a partir dessas, as reflexões acerca das Retratações e Restituições Históricas das Histórias e Culturas Indígenas. Expõe pontualmente o campo do Ensino de História e da Historiografia sobre a temática Indígena e as mudanças de perspectivas a partir da década de 1990 e o marco legal da lei n. 11.645/2008 e as Diretrizes Operacionais. Essencialmente o modo como ocorre a prática da temática Indígena a partir da lei n. 11.645/2008, que precisa e deve ser a partir dos protagonismos indígenas e do direito às demarcações de terras.
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Publicado
22-01-2024
Edição
Seção
Dossiê: Epistemologias Indígenas e Ensino de História
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Reparações e restituições históricas no ensino de histórias indígenas. (2024). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(2), 10-38. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n2.2023.71044