Acesso a terra e exploração mineira em Moçambique: que implicações para as comunidades locais
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT91723444Mots-clés :
Acesso a terra, Lei de terras, Exploração mineira, Comunidades locais, MoçambiqueRésumé
Em Moçambique a terra desempenha um papel fundamental nas comunidades locais, onde a mesma para além de ser uma fonte de reprodução social desses grupos, ela se torna extensão dos mesmos, por sedimentar uma ligação com os seus antecedentes, transformando-se em espaços adequados para a sacralização das relações espirituais. O acesso a terra desempenha nas comunidades a sua libertação, fator que desde a ocupação portuguesa nunca chegou a acontecer. Ao longo deste artigo pretendemos defender a hipótese de que depois da independência, apesar do discurso político e da legislação ter defendido que a terra passou a ser do povo moçambicano, a mesma sempre foi utilizada como um meio para alcançar os objetivos dos sistemas políticos vigentes em cada período histórico que sempre representaram interesses contrários aos verdadeiros interesses das comunidades locais. Para sustentar as análises efetuadas ao longo do artigo, recorreremos à análise das diversas legislações aprovadas no país depois da independência, com destaque para a constituição da república, a legislação de terras e a de minas. Palavras-chave: Acesso a terra. Lei de terras. Exploração mineira. Comunidades locais. Moçambique.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2014-05-06
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
MATOS, Elmer Agostinho Carlos de; MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. Acesso a terra e exploração mineira em Moçambique: que implicações para as comunidades locais . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 599–621, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723444. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23444. Acesso em: 26 déc. 2025.






















