Reforma agrária em Santana do Livramento/RS: uma abordagem através dos sistemas agrários
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT51011969Palavras-chave:
Reforma agrária, Reterritorialização, Campanha Gaúcha, Matriz produtiva, AgroecologiaResumo
Este texto apresenta uma sistematização dos primeiros resultados de nossa pesquisa sobre os impactos da reforma agrária na região de Sant'Ana do Livramento/RS, município localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, no Pampa gaúcho. Temos como referência para o estudo a abordagem através dos sistemas agrários. Iniciamos com uma aproximação à geografia física local através de um zoneamento agroecológico regional. Passamos para a evolução e diferenciação dos sistemas agrários na Fronteira Oeste, chegando à situação produtiva e fundiária atual do município. Após a análise nessa escala, fazemos uma compilação acerca da situação dos assentamentos instalados na região. Realizamos ainda, um sucinto relato de campo, indicando a complexidade de análise que esse tipo de vivência, na escala do lugar, pode provocar. Nos encaminhamos, desse modo, para o final, apontando a direção que nossa abordagem acerca da reforma agrária na região deve seguir.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-09-2010
Como Citar
AGUIAR, J. S.; MEDEIROS, R. M. V. Reforma agrária em Santana do Livramento/RS: uma abordagem através dos sistemas agrários . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 10 Ago., p. 226–258, 2010. DOI: 10.14393/RCT51011969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11969. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.