Reforma agrária em Santana do Livramento/RS: uma abordagem através dos sistemas agrários

Autores

  • Julia Saldanha Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rosa Maria Vieira Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT51011969

Palavras-chave:

Reforma agrária, Reterritorialização, Campanha Gaúcha, Matriz produtiva, Agroecologia

Resumo

Este texto apresenta uma sistematização dos primeiros resultados de nossa pesquisa sobre os impactos da reforma agrária na região de Sant'Ana do Livramento/RS, município localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, no Pampa gaúcho. Temos como referência para o estudo a abordagem através dos sistemas agrários. Iniciamos com uma aproximação à geografia física local através de um zoneamento agroecológico regional. Passamos para a evolução e diferenciação dos sistemas agrários na Fronteira Oeste, chegando à situação produtiva e fundiária atual do município. Após a análise nessa escala, fazemos uma compilação acerca da situação dos assentamentos instalados na região. Realizamos ainda, um sucinto relato de campo, indicando a complexidade de análise que esse tipo de vivência, na escala do lugar, pode provocar. Nos encaminhamos, desse modo, para o final, apontando a direção que nossa abordagem acerca da reforma agrária na região deve seguir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Saldanha Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jornalista formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia, da UFRGS, no projeto Arenização e gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Ibicuí - RS. Estou desenvolvendo a pesquisa Reforma Agrária, Reterritorialização e Agroecologia: estudo de caso em Sant Ana do Livramento/RS. Faço parte da Cooperativa Catarse; nosso trabalho se aproxima de movimentos e organizações que entendem informação e cultura como direitos humanos, e a comunicação como uma ação transformadora.

Rosa Maria Vieira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , doutorado em Geografia - Université de Poitiers (1998) e Pós-doutorado no GREGUM - Université du Maine - França (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: rio grande do sul, assentamentos, reterritorialização, assentamento e reforma agrária.

Downloads

Publicado

08-09-2010

Como Citar

AGUIAR, J. S.; MEDEIROS, R. M. V. Reforma agrária em Santana do Livramento/RS: uma abordagem através dos sistemas agrários . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 10 Ago., p. 226–258, 2010. DOI: 10.14393/RCT51011969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11969. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos