Ruralidades na compreensão dos territórios do vinho e sua identidade

Autores

  • Shana Sabbado Flores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Rosa Maria Vieira Medeiros Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81517339

Palavras-chave:

Ruralidades, Territórios do vinho, Identidade, Vinhos da Campanha, Campanha Gaúcha

Resumo

O estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão. Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A partir da abordagem das ruralidades, o trabalho analisa os atores sociais que constituem o território dos "Vinhos da Campanha" e suas perspectivas de sustentabilidade. Assim, os atores sociais foram agrupados de acordo com alguns critérios - como, relação com a cultura e a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital investido - resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes. Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha, configurando o território dos Vinhos da Campanha. As novas ruralidades acabam por sintetizar novas formas de apropriação do espaço, novas territorialidades, agregando funcionalidades ao rural, o que aumenta sua complexidade, trazendo novas oportunidades e desafios. Ao mesmo tempo, podem ser observados fatores que ligam as novas ruralidades a princípios de sustentabilidade, dentro de um escopo social e territorial.

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Biografia do Autor

Shana Sabbado Flores, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professora no IFRS - campus Osório Mestre e doutoranda em Geografia pela UFRGS

Rosa Maria Vieira Medeiros, Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS

Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS

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Publicado

17-03-2013

Como Citar

FLORES, S. S.; MEDEIROS, R. M. V. Ruralidades na compreensão dos territórios do vinho e sua identidade . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81517339. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17339. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos