Ruralidades na compreensão dos territórios do vinho e sua identidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT81517339Palavras-chave:
Ruralidades, Territórios do vinho, Identidade, Vinhos da Campanha, Campanha GaúchaResumo
O estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão. Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A partir da abordagem das ruralidades, o trabalho analisa os atores sociais que constituem o território dos "Vinhos da Campanha" e suas perspectivas de sustentabilidade. Assim, os atores sociais foram agrupados de acordo com alguns critérios - como, relação com a cultura e a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital investido - resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes. Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha, configurando o território dos Vinhos da Campanha. As novas ruralidades acabam por sintetizar novas formas de apropriação do espaço, novas territorialidades, agregando funcionalidades ao rural, o que aumenta sua complexidade, trazendo novas oportunidades e desafios. Ao mesmo tempo, podem ser observados fatores que ligam as novas ruralidades a princípios de sustentabilidade, dentro de um escopo social e territorial.Downloads
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Publicado
17-03-2013
Como Citar
FLORES, S. S.; MEDEIROS, R. M. V. Ruralidades na compreensão dos territórios do vinho e sua identidade . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81517339. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17339. Acesso em: 12 nov. 2024.
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