AGRICULTURA FAMILIAR Y DINÁMICA RURAL EN EL MUNICIPIO DE URÂNIA, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL: limitantes y potencialidades para la reproducción social
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT71314386Palabras clave:
Agricultura familiar, Crise da cafeicultura, Estratégias, Reprodução social, Município de Urânia-SPResumen
O presente texto objetiva discutir as consequências da crise da cafeicultura e lavouras tradicionais no município de Urânia, Estado de São Paulo, e os efeitos da sua substituição por cultivos de frutas (principalmente uva e laranja) e olerícolas sobre a agricultura familiar. Procurou-se identificar os principais limites e as possibilidades abertas para a agricultura familiar provocadas pelas mudanças de cultivos ocorridas após a década de 1980. Para alcançar tal objetivo foram realizados: revisão bibliográfica, consulta a dados disponíveis nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Estadual de Sistemas de Dados (SEADE) e pesquisa de campo, por meio da realização de entrevistas com técnicos e lideranças locais e da aplicação de formulários a agricultores familiares do município de Urânia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-02-23
Cómo citar
SARON, F. de A.; HESPANHOL, A. N. AGRICULTURA FAMILIAR Y DINÁMICA RURAL EN EL MUNICIPIO DE URÂNIA, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL: limitantes y potencialidades para la reproducción social. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 13 Fev., p. 228–247, 2012. DOI: 10.14393/RCT71314386. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/14386. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.