Movimentos socioterritoriais, agroecologia e soberania alimentar em Minas Gerais

lutas, resistências e desafios do campesinato

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164205

Resumen

Neste artigo apresentamos uma análise sobre experiências agroecológicas locais em Minas Gerais mostrando o protagonismo dos movimentos socioterritoriais na organização da produção e na comercialização de alimentos e os principais desafios do campesinato nos projetos de Reforma Agrária no estado. Realizamos uma contextualização da conjuntura agrária mineira, a partir dos dados sistematizados pela Rede Dataluta, abordando as principais categorias utilizadas pela rede de pesquisa e as principais categorias dos relatórios de pesquisa estadual de períodos diversos – manifestações do campo (2000-2019), ocupações de terras (1988-2019) e criação de assentamentos rurais (1986-2019). Ainda, foram realizadas algumas considerações sobre a expansão das grandes corporações no campo e a luta pela terra em Minas Gerais como forma de subsidiar a reflexão sobre as estratégias dos movimentos socioterritoriais. As políticas agrárias implementadas em níveis federal e estadual foram paralisadas, constituindo uma década marcada pela maior retração da Reforma Agrária na história do país.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Estevan Leopoldo de Freitas Coca, Universidade Federal de Alfenas

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - curso de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com período sanduíche na University of British Columbia (UBC).

  • Janaina Francisca de Souza Campos Vinha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora em Geografia. Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

  • João Cleps Junior, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Geografia. Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2021-10-28

Número

Sección

Edição Especial - REDE DATALUTA

Cómo citar

COCA, Estevan Leopoldo de Freitas; VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos; CLEPS JUNIOR, João. Movimentos socioterritoriais, agroecologia e soberania alimentar em Minas Gerais: lutas, resistências e desafios do campesinato. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 42 Out., p. 117–144, 2021. DOI: 10.14393/RCT164205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63706. Acesso em: 5 dec. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 > >>