Avaliação de um agroecossistema em transição agroecológica por meio de indicadores de mensuração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164310

Resumo

O trabalho objetiva analisar a transição agroecológica de uma unidade produtiva da agricultura familiar por meio de uma proposta de indicadores avaliativos. A pesquisa se trata de um estudo de caso, realizado em um agroecossistema na zona rural de Pato Branco – PR que iniciou a transição agroecológica em janeiro de 2018. A avaliação foi efetivada por meio da metodologia intitulada Indicadores de Mensuração de Transição Agroecológica (IMTA), criada a partir de um anseio de entender como saber em que nível se encontra a conversão de um agroecossistema em transformação. Essa proposta também foi criada para facilitar o diagnóstico das limitações e possibilidades das estratégias de consolidação do processo. O resultado do cálculo aponta qual a situação atual do sistema em que se aplica. O agroecossistema estudado apresentou um IMTA correspondente a 48,88%, considerado com nível de dependência externa alto, necessitando de aprimoramentos para a estabilidade. A avaliação demonstrou que a disponibilidade e acesso a recursos essenciais, assim como o Redesenho do sistema foram os aspectos mais vulneráveis. A família não atingiu o seu objetivo inicial que era realizar a transição agroecológica, construindo através das mudanças de manejo e itinerários técnicos, um agroecossistema mais equilibrado e menos dependente aos insumos externos. A proposta metodológica se demonstrou competente e eficaz para quantificar o nível da transição, bem como apontar os pontos frágeis que precisam ser fortalecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Medeiros Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (2017) e Mestra em Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal (Diversificação e Manejo Sustentável de Hortaliças), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2020). Especialista em gestão, licenciamento e auditoria ambiental (2018). Pós graduanda em Engenharia e Segurança do Trabalho. Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, a pesquisa em foco para tese engloba a articulação de redes agroecológicas diante o contexto pandêmico. Ademais, também trabalha com facilitação, acompanhamento e indicadores de transição agroecológica em agroecossistemas familiares, cadeiras curtas de abastecimento, bem como temáticas acerca da Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional. 

Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (2015), atualmente é bolsista pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional UFTPR, Campus Pato Branco. Atuou também como tutor a distância da Universidade Aberta do Brasil - UFSM e como assessora territorial de gestão social do projeto Nedet/MDA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação ambiental, desenvolvimento rural, sustentabilidade, gênero, população rural, meio ambiente e sociedade, extensão rural, comunicação rural, territorialidade e as demais nuances.

Thiago de Oliveira Vargas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Pato Branco. Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado SWE/CNPq Department of Environmental Studies, University of California at Santa Cruz. Mestrado em Fitotecnia pela UFV. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) da UTFPR. Membro das Associações Brasileiras de Agroecologia (ABA) e Horticultura (ABH). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia e Produção Orgânica de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: olericultura, melhoramento genético do tomateiro, desempenho de cultivares ao sistema orgânico de produção, adubação verde, fixação biológica de nitrogênio, Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), hortaliças não-convencionais, hortaliças nutracêuticas. Coordenador do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica do Sudoeste do Paraná - NEA_Sudoeste_PR. 

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

GONÇALVES, L. M.; GODOY, C. M. T. .; VARGAS, T. de O. Avaliação de um agroecossistema em transição agroecológica por meio de indicadores de mensuração. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 229–258, 2022. DOI: 10.14393/RCT164310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59604. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)