As controvérsias da sustentabilidade socio-ambiental na produção agropecuária no território do Cerrado brasileiro

Autores

  • Rodolfo José de Campos Curvo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Lucimar Rodrigues Vieira Curvo IFMT
  • Pedro Araujo Pietrafesa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91924748

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Cerrado, Território

Resumo

O Território do Cerrado brasileiro é constantemente vítima da exploração desenfreada, sem planejamento político e enraizada em uma história de um modelo sócio-econômico ultrapassado e desenvolvimentista, repleto de conflitos, interesses e de atendimento à demanda externa por meio de exportação. O presente trabalho teve como objetivo principal colocar em pauta discussões e reflexões a respeito da sua (in)sustentabilidade sociopolítica, econômica e ambiental, devido às atividades de produção agro-industrial. Baseou-se em revisão bibliográfica especializada e reflexões críticas, contextualizando diversos clássicos da crítica literária e de autores referendados no mundo em se tratando de pesquisas e publicações na área social, política e ambiental. O resultado obtido consiste em concepções críticas e embasadas em uma nova perspectiva de conceber a exploração dos recursos naturais no bioma cerrado brasileiro. Tornam-se relevantes estudos desta magnitude, visto que não só podem oferecer maiores subsídios para trabalhos futuros, mas também contribuir para o desenvolvimento social e econômico local sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo José de Campos Curvo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutor em Ciência pela UFSCar, Mestre em Educação pela UFMT.

Lucimar Rodrigues Vieira Curvo, IFMT

Mestre em Ecologia e Produção sustentável PUCGoiás

Pedro Araujo Pietrafesa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG)

Professor da PUC DE GOIÁS do Curso de Relações Internacionais e Orientador no Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2013).

Downloads

Publicado

30-10-2014

Como Citar

CURVO, R. J. de C.; CURVO, L. R. V.; PIETRAFESA, P. A. As controvérsias da sustentabilidade socio-ambiental na produção agropecuária no território do Cerrado brasileiro. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 177–208, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924748. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24748. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)