CONSEQUÊNCIAS DA INTENSIFICAÇÃO DOS USOS DA TERRA NOS PROCESSOS EROSIVOS LINEARES NO SUDESTE GAÚCHO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259766221Palavras-chave:
Erosão linear, Culturas temporárias, Declividade, Tipos de solo, Serra dos TapesResumo
Ao longo do tempo, a pressão sobre o solo cresceu de modo contínuo, provocando a intensificação dos processos erosivos naturais, questão que constitui um dos principais problemas ambientais contemporâneos. Neste contexto, o presente artigo verificou os efeitos que as mudanças nos usos da terra associados às características físicas relacionadas aos solos e à declividade do alto curso da bacia hidrográfica do Arroio Quilombo, causaram no comportamento das feições erosivas lineares nos anos de 2010 e de 2016, bem como explorou quais fatores foram mais determinantes para tal comportamento. Através do mapeamento das feições e do cruzamento com os demais planos de informação (solos, declividade e coberturas e usos da terra), verificou-se que a substituição da vegetação natural do bioma Pampa por cultivos agrícolas é acompanhada, na área de estudo, pelo incremento de processos erosivos lineares em solos naturalmente frágeis. Os usos da terra são intensos o suficiente para abrandar a influência da declividade nos processos erosivos bem como para intensificar estes processos apesar do aumento das áreas florestais no período avaliado. Caso medidas de conservação e de recuperação não sejam tomadas, a própria produção agrícola regional, marcada pelo predomínio da agricultura familiar, pode ser afetada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Vieira Sampaio, Matheus Midon dos Passos, Edvania Aparecida Corrêa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.