CONSEQUÊNCIAS DA INTENSIFICAÇÃO DOS USOS DA TERRA NOS PROCESSOS EROSIVOS LINEARES NO SUDESTE GAÚCHO

Autores/as

  • Pedro Vieira Sampaio Universidade Federal de Pelotas
  • Matheus Midon dos Passos Universidade Federal de Pelotas
  • Edvania Aparecida Corrêa Alves Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259766221

Palabras clave:

Erosão linear, Culturas temporárias, Declividade, Tipos de solo, Serra dos Tapes

Resumen

Ao longo do tempo, a pressão sobre o solo cresceu de modo contínuo, provocando a intensificação dos processos erosivos naturais, questão que constitui um dos principais problemas ambientais contemporâneos. Neste contexto, o presente artigo verificou os efeitos que as mudanças nos usos da terra associados às características físicas relacionadas aos solos e à declividade do alto curso da bacia hidrográfica do Arroio Quilombo, causaram no comportamento das feições erosivas lineares nos anos de 2010 e de 2016, bem como explorou quais fatores foram mais determinantes para tal comportamento. Através do mapeamento das feições e do cruzamento com os demais planos de informação (solos, declividade e coberturas e usos da terra), verificou-se que a substituição da vegetação natural do bioma Pampa por cultivos agrícolas é acompanhada, na área de estudo, pelo incremento de processos erosivos lineares em solos naturalmente frágeis. Os usos da terra são intensos o suficiente para abrandar a influência da declividade nos processos erosivos bem como para intensificar estes processos apesar do aumento das áreas florestais no período avaliado. Caso medidas de conservação e de recuperação não sejam tomadas, a própria produção agrícola regional, marcada pelo predomínio da agricultura familiar, pode ser afetada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Vieira Sampaio, Universidade Federal de Pelotas

    Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Matheus Midon dos Passos, Universidade Federal de Pelotas

    Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Edvania Aparecida Corrêa Alves, Universidade Federal de Pelotas

    Geógrafa e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Departamento de Geografia/Insituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2024-02-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SAMPAIO, Pedro Vieira; PASSOS, Matheus Midon dos; ALVES, Edvania Aparecida Corrêa. CONSEQUÊNCIAS DA INTENSIFICAÇÃO DOS USOS DA TERRA NOS PROCESSOS EROSIVOS LINEARES NO SUDESTE GAÚCHO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 65–88, 2024. DOI: 10.14393/RCG259766221. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66221. Acesso em: 7 dec. 2025.