Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser formatado de acordo com as orientações das Instruções para formatação disponível aqui ou no menu de navegação e das Diretrizes para autores .
  • Seguiram as Diretrizes para autores  da revista.
  • Os autores declaram que o artigo é original, resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre temas pertinentes à Geografia e que não foi publicado em nenhum outro periódico, livros ou anais de eventos.
  • Os autores estão cientes da obrigatoriedade de envio da Carta de apresentação (para todos os manuscritos) e da declaração de tradução/revisão (para manuscritos em língua estrangeira).
  • Os autores estão cientes que o artigo deve conter no mínimo, 1 (um) autor com o título de Doutor.
  • Os autores estão cientes que os trabalhos que envolvam empresas, órgãos públicos e seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.
  • Os autores deverão encaminhar o artigo sem qualquer possibilidade de identificação pelos revisores para que seja garantida a avaliação às cegas. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do Microsoft Word.
  • Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o que pode ser considerado plágio acadêmico. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).
  • Todos os autores do texto estão inclusos nos metadados da submissão, com as respectivas informações, nomes sem abreviaturas, e-mail, atuação profissional e/ou formação acadêmica (informações referentes a titulação acadêmica são de caráter obrigatório), inclusive o código ORCiD.
  • Os autores concordam com a Declaração de Direito Autoral.
  • Os autores informam que não há conflitos de interesses dos mesmos acerca da publicação neste periódico.
  • Os autores estão cientes que as informações fornecidas são de responsabilidade dos mesmos e que a não observância das diretrizes e normas da revista pode configurar motivo para rejeição do manuscrito.

Diretrizes para Autores

                                                  NORMAS DE SUBMISSÃO (ATUALIZADAS EM FEVEREIRO/2024)

1. São publicados artigos originais resultantes de pesquisa científica de natureza empírica, experimental ou conceitual da área de Geografia e áreas afins (desde que tenham, em sua essência, relação com a Ciência Geográfica). São aceitas submissões em português, inglês ou espanhol. Não são publicados artigos de revisão ou de estudos bibliométricos.

              1.1. No caso de pesquisas oriundas de dissertações e teses, o texto deve ser adequado para a linguagem condizente com um artigo científico. Os autores devem indicar no manuscrito que o trabalho é resultante de uma tese ou dissertação. Manuscritos que não atenderem a esse critério, também serão devolvidos aos autores para adequações e realização de uma nova submissão.

2. As submissões à  Revista Caminhos de Geografia são exclusivamente online, salvo ocasiões excepcionais, ocorrem em fluxo contínuo através do endereço: Submissões online.

3. Todos os artigos submetidos deverão ter no mínimo 1 (um) autor com o título de Doutor.

4. Autores que tenham submissões em andamento somente poderão realizar uma nova submissão após o recebimento do parecer final (aceitar ou rejeitar) daquelas que já estão em processo editorial na revista.

5. Os artigos redigidos em Língua Inglesa ou Espanhola deverão ser traduzidos/revisados por um profissional qualificado, caso a língua nativa dos autores não seja inglês ou espanhol, respectivamente. A declaração de tradução/revisão deve ser enviada em um arquivo separado durante o processo de submissão. Na declaração de tradução/revisão deve constar a documentação comprobatória da qualificação do tradutor, que pode ser a nota fiscal com CNPJ da empresa de tradução, registro em conselho de classe, currículo e/ou diploma do tradutor. Não são aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira.

6. Os autores estão cientes que os trabalhos que envolvam empresas, órgãos públicos e seres humanos deverão mencionar autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.

7. No que diz respeito a software, a regulação é feita principalmente por meio da Lei nº 9.609/98, a “Lei do Software”, que incorpora o entendimento do TRIPS de que programas de computador devem ser protegidos da mesma forma que as obras literárias, ou seja, eles são objeto de direitos autorais. Dessa forma, também se aplicam ao software as proteções garantidas às obras autorais pela Lei nº 9.610/98, mas com algumas diferenças. Sendo assim, é de responsabilidade dos autores a sua utilização nos artigos submetidos à revista.

8. O autor responsável pelo processo de submissão deverá preencher os metadados corretamente com as informações de todos os autores. Caso não possua cadastro no sistema da revista, o autor que irá submeter o trabalho deverá se cadastrar no mesmo. Não se esqueça de marcar a opção "Autor" no último campo da ficha de cadastro, pois somente com esta opção marcada é que poderá realizar submissões.

ATENÇÃO! O e-mail cadastrado no sistema da revista para realizar a submissão, deverá ser o mesmo informado no preenchimento do metadados, pois será por meio do e-mail cadastrado no sistema que o autor responsável pela submissão receberá todas as informações e comunicação da revista. Se os e-mails forem divergentes (cadastro e metadados), os autores não receberão os e-mails enviados pela revista referente ao artigo submetido.

Por meio da conta de autor, o responsável pela submissão do trabalho também poderá acompanhar o processo de avaliação do artigo. Ressaltamos que, caso o artigo seja aceito para publicação, os dados inseridos nos metadados serão utilizados para obtenção do DOI (Digital Object Identifier), e tais informações são da responsabilidade exclusiva dos autores. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados autores após a submissão ter sido aceita.

Para preencher corretamente os metadados com as informações dos autores, siga os passos:

              8.1. Ao iniciar a submissão de artigos, em “1 início”, “2 transferência do manuscrito”, siga as instruções disponíveis no sistema da revista.

              8.2. Na opção “3 dados da submissão”, deve-se inserir o nome dos autores. O nome do autor que está realizando a submissão já estará na "Lista de coautores".

                            8.2.1. Clique na seta do lado esquerdo do nome do autor e em "Editar".

                            8.2.2. Uma nova janela contendo os dados do autor será aberta.

                            8.2.3. Verifique se as informações foram inseridas corretamente, sendo obrigatório o preenchimento dos seguintes campos:

  • nome completo
  • e-mail
  • país
  • ORCID
  • instituição/filiação científica (por extenso e sem siglas)
  • resumo da biografia (deve conter informações referentes a titulação acadêmica (graduação, mestrado, doutorado, etc.))

              8.3. Caso seja necessário adicionar o nome de outros autores, na "Lista de Coautores", clique em “Incluir coautor” e insira o nome dos demais autores e seus respectivos dados.

9. Durante a submissão, os autores obrigatoriamente deverão fazer o upload dos seguintes documentos:

              9.1. Texto do artigo

O manuscrito deverá ser enviado em documento compatível com Microsoft Word, seguindo todas as orientações das Instruções para formatação disponíveis aqui ou no menu de navegação. Os manuscritos devem conter o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas, considerando todo o seu conteúdo. No intuito de garantir a impessoalidade do processo de avaliação, no documento submetido à Caminhos de Geografia os autores não devem inserir no manuscrito nenhuma informação que permita aos avaliadores identificá-los, tais como nomes de autores ou de colaboradores, autoria de ilustrações confeccionadas pelos próprios autores ou por colaboradores,  ilustrações em que os autores ou colaboradores apareçam, nomes dos laboratórios, departamentos e instituições aos quais são vinculados, títulos de projetos de pesquisa, números de códigos de financiamento de agências de fomento. Todos estes dados só devem ser inseridos no manuscrito após a sua avaliação e o seu aceite, quando os editores solicitarem as correções do artigo para publicação.

A Revista Caminhos de Geografia não publica Material Suplementar, portanto, todo o conteúdo relevante para o entendimento da pesquisa deve estar no texto do artigo.

              9.2. Carta de apresentação

Os autores deverão apresentar todos os dados solicitados no modelo disponível aqui ou no menu navegação.

              9.3. Declaração de tradução/revisão de língua estrangeira (obrigatório apenas para artigos redigidos em Língua Inglesa ou Espanhola)

A declaração de tradução/revisão deve ser enviada em um arquivo separado durante o processo de submissão. Na declaração de tradução/revisão deve constar a documentação comprobatória da qualificação do tradutor, que pode ser a nota fiscal com CNPJ da empresa de tradução, registro em conselho de classe, currículo e/ou diploma do tradutor. Não são aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira.

Ressaltamos que a formatação dos artigos de acordo com as normas da Revista Caminhos de Geografia e cumprimento de todas as diretrizes é de inteira responsabilidade dos autores e que a não observância de qualquer um dos pontos exigidos pode configurar motivo para rejeição do manuscrito.

ANÁLISE DE PLÁGIO

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius - Detector de Plágio 2.4.6.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Os autores devem ler as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.