Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Caminhos de Geografia é um periódico on-line organizado e mantido pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Uberlândia. A Caminhos de Geografia tem como objetivo a divulgação do conhecimento científico de temas pertinentes à Geografia e áreas correlatas com interfaces nas Ciências Humanas, Tecnológicas e Ambientais.

Para tanto, são publicados trabalhos inéditos de revisão crítica da área de Geografia e áreas afins ou resultado de pesquisa científica de natureza empírica, experimental ou conceitual, contribuindo assim para a ampliação do debate científico e acesso ao conhecimento geográfico em âmbito nacional e internacional.

Política de acesso livre

A Revista Caminhos de Geografia possui acesso aberto e gratuito, não cobrando dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Qualis Capes

A Revista Caminhos de Geografia é Qualis A2 na área de Geografia.

Periodicidade e realização de submissões

A Revista Caminhos de Geografia é um periódico bimestral, possuindo assim seis edições anuais: Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Outubro e Dezembro.

As submissões à Revista Caminhos de Geografia são exclusivamente online e, salvo ocasiões excepcionais, ocorrem em fluxo contínuo por meio do endereço: SUBMISSÕES ONLINE.

Para realizar submissões, um dos autores deverá possuir cadastro no sistema da RCG e se tornará o contato principal dos editores. No entanto, antes de submeter o artigo, os autores devem seguir as orientações disponíveis em DIRETRIZES PARA AUTORES.

A Caminhos de Geografia não publica dossiês, resenhas e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Primeiramente, os trabalhos submetidos à Revista Caminhos de Geografia são analisados pelos editores quanto aos seguintes critérios: alinhamento ao escopo da revista, cumprimento das normas de submissão (listadas nas Condições para submissão e nas Diretrizes para autores) e verificação de plágio (por meio de software específico).

Atendendo aos requisitos, os artigos são imediatamente encaminhados a 2 pareceristas do Conselho Científico da revista ou pareceristas ad hoc, em avaliação cega por pares (os artigos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria). Todos os avaliadores são especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Geografia e ciências afins e reconhecidos nos temas tratados.  

Os avaliadores darão pareceres sobre a qualidade científica do trabalho, de acordo com os seguintes parâmetros: Originalidade, Relevância científica, Coesão, Clareza, Qualidade gráfica das figuras.

Em caso de pareceres conflitantes, os trabalhos serão encaminhados para um terceiro revisor.

Com base nas avaliações dos pareceristas, os editores farão o encaminhamento pertinente, que poderá ser uma das três opções: aceitar, solicitar modificações ou rejeitar o artigo.

Quando os avaliadores solicitarem modificações nos trabalhos, os autores terão um prazo para realizá-las e estarão sujeitas a uma nova avaliação cega pelos pares. Caso as solicitações dos pareceristas não sejam cumpridas, os textos serão recusados pela Equipe Editorial.

Os editores reservam o direito de convidar especialistas de notório reconhecimento na área para publicarem pesquisas e estudos, sendo, nesse caso, os editores os próprios avaliadores.

O tempo médio entre a submissão e o parecer final de avaliação é de aproximadamente 6 meses.

Procedimento de publicação de artigos

Uma vez que as submissões ocorrem em fluxo contínuo, os procedimentos de análise da Revista Caminhos de Geografia também são realizados continuamente.

Assim que um artigo é aprovado para publicação, ele entra na fila de publicação. 

A política editorial da Revista Caminhos de Geografia limita a publicação de 1 (um) artigo por autor ao ano (volume), independente de sua posição na autoria.

Só serão aceitos artigos que, dentre seus autores, contenha, no mínimo, 1 (um) autor com o título de Doutor.

As publicações podem ocorrer em qualquer edição anual (Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Outubro e Dezembro).