O Horroroso Brasileiro
A Intermidialidade de Elementos Góticos em Obras de Horror Contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-76468Palavras-chave:
Cinema, Gótico, Horror, intermidialidade, LiteraturaResumo
Este artigo tem como objetivo examinar a figuração do horror na literatura e no cinema contemporâneos, com foco nos elementos góticos compartilhados entre essas duas mídias. A partir dos estudos sobre intermidialidade, especialmente Clüver (2023) e Duarte (2017), e das teorias do gótico literário e cinematográfico, como as de Rossi (2008) e Hodgson (2019), adota-se uma metodologia comparativa de análise temática e intermidial para examinar os elementos presentes no romance Ultra Carnem (2016), de Cesar Bravo, e na obra cinematográfica A Mata Negra (2018), de Rodrigo Aragão, investigando como esses componentes se inter-relacionam e são transpostos entre as mídias. Este trabalho evidencia que o gótico permanece relevante na contemporaneidade, atuando como ferramenta crítica para abordar problemas sociais latentes, como violência urbana, decadência familiar, desigualdade e corrupção, por meio da estética do horror. Portanto, por meio da intermidialidade é possível observar como o gótico se renova e se transforma em diferentes suportes, mantendo sua potência ao questionar a racionalidade e as estruturas sociais.
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