Propostas educativas envolvendo jogos e artefatos robóticos na educação básica para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v18n2-2021-61034Palavras-chave:
Artes Visuais, pixel art, linguagem visualResumo
O presente trabalho busca refletir sobre as práticas educativas no âmbito da Educação Especial, partindo do conceito de que todas as crianças podem aprender, se forem dadas as condições necessárias ao seu aprendizado (MONTESSORI, 2017). Este artigo é o recorte de um projeto que visa prototipar um jogo híbrido com o artefato robótico Arduino, para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visando identificar se são utilizados jogos para desenvolver conteúdos pedagógicos e quais seriam esses jogos. Quanto a pesquisa bibliográfica realizada, pôde-se perceber que são raros os jogos disponibilizados nas salas de referência, por isso, o interesse em abordar essa temática. Realizou-se também um levantamento de dados no sistema mobile para saber que jogos são disponibilizados às pessoas com deficiência visual e como eles funcionam. O projeto que nos referimos aqui está previsto para ocorrer até o ano de 2022 e visa desenvolver propostas educativas envolvendo o contexto de jogos e artefatos robóticos na Educação Básica para crianças e adolescentes com deficiência visual, como forma de promover a inclusão e o acesso à tecnologia, por meio de uma metodologia que envolve a Design Science Research (DSR) que além de desenvolver protótipos, testa e avalia visando gerar novos conhecimentos. Com resultados até o presente momento, identificou-se que os jogos e atividades desenvolvidas com cegos centram-se em ações com audiobraille e que são poucas as alternativas destinadas a este público.
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Referências
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