O espaço das mulheres na história da arte e a invisibilização da expressionista abstrata Lee Krasner
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v18n2-2021-62726Palavras-chave:
História da Arte; Feminismo; Pintura; Expressionismo Abstrato; Lee Krasner.Resumo
A mulher foi reprimida e invisibilizada, vivendo à margem do circuito de exposições e do mercado de arte. Com o passar dos anos a reivindicação de reconhecimento tornou-se mais comum em decorrência de movimentos ativistas e a problematização das desigualdades explicitaram as injustiças históricas. Dentre as artistas desvalorizadas e apagadas do conhecimento público, destaca-se a pintora expressionista abstrata Lee Krasner, cujo nome é atrelado à fama do marido Jackson Pollock. Este artigo, por meio de uma revisão histórica, visa entender as raízes dessa exclusão feminina do universo artístico, analisar a invisibilização de Lee Krasner e apontar as desigualdades que permanecem no mercado de arte na contemporaneidade. Ao tecer reflexões sobre os iniciativas e projetos de inclusão da arte realizada por mulheres, busca-se contribuir para a não repetição histórica da evidente desvalorização. As questões sobre o panorama da mulher na arte são abordadas de acordo com Pollock, Nochlin e Araújo, enquanto a vida e obra de Krasner são estudadas a partir de Berger, Anfam, Levin e Cook.
Downloads
Referências
ANFAM, D. Expressionismo Abstrato. 1ª Edição. São Paulo: WMF Martins Fontes,2013.
ARAÚJO, S. Mulheres: Outsiders na História da Arte. XII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2015.
BERGER, D. Projected Art History: Biopics, Celebrity Culture, and the Popularizing of American Art. Londres: Bloomsbury. v. 8, p. 92 – 112, 2014.
CHADWICK, W. História da arte e a artista mulher. In: CARNEIRO, A; MESQUITA, A; PEDROSA, A. História das Mulheres, Histórias Feministas: Antologia. São Paulo: MASP, 2019, p. 151-170.
COOKE, R. Reframing Lee Krasner, the artist formerly known as Mrs Pollock. The Guardian, 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2019/may/12/lee-krasner-artist-formerly-known-as-mrs-jackson-pollock-barbican-exhibition. Acesso em: 15 julho 2021.
LEVIN, G. Lee Krasner: A biography. Edição ilustrada. HarperCollins e-books, 2011.
NOCHLIN, L. Como o feminismo nas artes pode implementar a mudança cultural. In: CARNEIRO, A; MESQUITA, A; PEDROSA, A. História das Mulheres, Histórias Feministas: Antologia. São Paulo: MASP, 2019, p. 72-80.
POLLOCK, G. A modernidade e os espaços da feminilidade. In: CARNEIRO, A; MESQUITA, A; PEDROSA, A. História das Mulheres, Histórias Feministas: Antologia. São Paulo: MASP, 2019, p. 121-146.
REDAÇÂO 4P. O Renascimento do Harlem: Uma Nova Identidade Afro-Americana. Carta Capital, 2019. Disponível em: https://midia4p.cartacapital.com.br/o-renascimento-do-harlem-uma-nova-identidade-afro-americana/. Acesso em: 15 julho 2021.
RIELLY, M. Ativismo curatorial: resistindo ao masculinismo e ao sexismo. In: CARNEIRO, A; MESQUITA, A; PEDROSA, A. História das Mulheres, Histórias Feministas: Antologia. São Paulo: MASP, 2019, p. 433-443.
SILVA, L. Mulheres/Artistas na História da Arte: A busca pelo reconhecimento e visibilidade. Caderno de Cultura e Ciência. v.17, n.1, p. 52 – 63, 2018.
TOPAZ, C. et al. Diversity of Artists in Major U. S. Museums. Disponível em: osf.io/preprints/socarxiv/nhdmk. Acesso em: 15 julho 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.