A REPETIÇÃO DE PADRÃO NOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS ABORDADO NO LIVRO É ASSIM QUE ACABA, DE COLLEEN HOOVER
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-76366Palabras clave:
Livro, Repetição de Padrão, É Assim Que Acaba, Colleen HooverResumen
Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre como as vítimas agem dentro dos relacionamentos abusivos. Através dessa leitura, buscamos entender a perspectiva de uma mulher que, ao enfrentar seus traumas, se vê presa em um ciclo de repetição de padrões destrutivos. Ao aprofundarmos essa análise, percebemos que essas situações são muito mais complexas do que aparentam, e é essencial falar sobre elas para alertar inúmeras meninas e mulheres que, infelizmente, não tiveram exemplos saudáveis de relacionamentos em seus lares. Este conhecimento pode servir como um direcionamento, mostrando que esses ciclos podem ser quebrados. Quando uma mulher desenvolve autoconhecimento e fortalece sua autonomia, ela se torna mais capaz de evitar o sofrimento em futuros relacionamentos. Afinal, nunca há justificativa para qualquer tipo de agressão; todos merecemos ser respeitados e cuidados. Por meio da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, e por meio do estudo de Freud sobre a repetição de comportamento, foi possível realizar um estudo para compreender um pouco melhor as vítimas que se encontram dentro de relacionamentos abusivos, possibilitando refletir sobre como acontecem as repetições de padrões nesse tipo de relação afetiva.
Referencias
FREUD, S. Recordar, repetir e elaborar. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago. 1969.
HOOVER, C. É assim que acaba. 39. ed. Rio de Janeiro: Galera, 2023.
MONTORO, A. C. Violência doméstica contra a mulher cresce 9,8% no Brasil, aponta Anuário de Segurança Pública. Exame, 2024. Disponível em: https://exame.com/brasil/%E2%81%A0violencia-domestica-contra-a-mulher-cresce-98-no-brasil-aponta-anuario-de-seguranca-publica/. Acesso em: 18 nov. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
