Toponímia e gênero na nomeação de escolas em Palmas, Tocantins, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-11

Palabras clave:

Toponímia, Gênero, Escolas, Palmas, Tocantins

Resumen

Os nomes de lugares são pontos importantes de referência para entender a língua, cultura, política e outros fatores sociais dos povos ao longo da história. Neste estudo qualitativo, bibliográfico e documental, investigamos os topônimos femininos que nomeiam escolas em Palmas, capital do estado brasileiro do Tocantins, e as condições políticas, socioculturais e de gênero que favoreceram essas designações. Adotamos o método indutivo onomasiológico de Dick (1990) e nos baseamos em contribuições teóricas e metodológicas dos estudos toponímicos de Dick (2002, 2006), Seabra (2006), Nader (2007), Andrade (2010) e Araújo (2013). Para a conceitualização e discussão de gênero, utilizamos a pesquisa de Scott (1995). Dentre um corpus de 80 unidades educacionais, foram identificados 21 topônimos que fazem referência a nomes de mulheres. Os resultados obtidos demonstram que a nomeação de escolas com nomes femininos pode ser uma forma relevante de promover a equidade de gênero, diversidade cultural e inclusão social na toponímia da capital tocantinense.

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Biografía del autor/a

Naelana Rodrigues Pereira, UFT

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Karylleila dos Santos Andrade, UFT

Doutora em Linguística pela USP. Professora do PPGLLit da Universidade Federal do Norte do Tocantins e professora do PPGLetras da Universidade Federal do Tocantins.

Ana Claudia Castiglioni, UFT

Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP, professora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura PPGLLit da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

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Publicado

2024-06-18

Cómo citar

PEREIRA, N. R.; ANDRADE, K. dos S.; CASTIGLIONI, A. C. Toponímia e gênero na nomeação de escolas em Palmas, Tocantins, Brasil. Revista GTLex, Uberlândia, v. 9, p. e0911, 2024. DOI: 10.14393/Lex-v9a2023/24-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/72029. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos