Copa do Mundo no Brasil: um espaço para a criação de neologismos
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex3-v2n1a2016-1Keywords:
Lexocologia, neologismoAbstract
A palavra, definida como unidade lexical, pode ser considerada como o retrato de uma sociedade em seus diversos níveis de manifestação, pois, por ela e através dela, são representadas as mais variadas situações sociais e culturais. A realização de um evento nas proporções da Copa do Mundo no Brasil é um espaço que se configura ideal para a criação de novos itens lexicais, pois a inventividade e a alegria pelo evento realizado dá lugar à ludicidade, sobretudo na elaboração de novos neologismos. Para Alves (2014), o aspecto lúdico na criação de neologismos está presente em todos os gêneros discursivos, como o humorístico, literário, publicitário e jornalístico. Para este artigo, pesquisamos, durante o mês da realização da Copa do Mundo de 2014, os neologismos presentes em três revistas e jornais online: Globo Esporte, Revista Veja e Gazeta do Povo. A recolha dos dados revelou-se interessantíssima, desde o nome dado aos novos estádios, à nova bola, feita especialmente para a ocasião. Esse megaevento deu vasão a uma explosão de palavras com novas significações, neologismos talvez ocasionais, mas que caracterizam a capacidade inventiva do nosso povo e da língua como matriz de uma cultura. Ao denominar um estádio de futebol de Arena, cria-se um neologismo, pois o termo é latino, e segundo o Houaiss, trata-se de um espaço utilizado, desde os tempos romanos, para as disputas entre gladiadores e mais recentemente nas touradas. Examinaremos também o contexto e os processos das criações neológicas do corpus recolhido.Downloads
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