Índice remissivo

Índice remissivo de publicações (por autores) - Período de 1986 a 2016 (Aniversário de 30 anos de publicações) 

ABDALA, Mônica Chaves

  • Educação e memória: proposta de um museu na UFU (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 125 a 128).

ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva

  • A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 193 a 216).

ADRIÃO, Theresa

  • Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública (v.28 n. Especial 2014 p. 263 a 282).

AFONSO, José António

  • A escola pública laica em Portugal: a República e os republicanos– um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910- 1926) (v.27 n. Especial 2013 p. 21 a 62).

AGOSTINI, Igor

  • L’unità di Dio in Descartes (v.29 n. Especial 2015 p. 169 a 197).

AGUIAR, Fernando          

  • Confianza y racionalidad (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 239 a 246).

AGUIAR, Odílio Alves

  • Condição humana e educação em Hannah Arendt (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 23 a 42).

ALCOFORADO, Paulo     

  • Roteiro para o estudo do Órganon (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 09 a 32).
  • Cronologia das obras lógicas de Aristóteles (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 43 a 56).
  • Tradução: Pensamentos compostos. Uma investigação lógica. Gottlob Frege. Paulo Alcoforado (trad.) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 243 a 268).

ALGARTE, Roberto A.    

  • Modernidade e cidadania nas relações estado e sociedade (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 141 a 162).

ALMADA, Leonardo Ferreira

  • A neurociência afetiva como orientação filosófica: por uma ressignificação neurofilosófica do papel das emoções na estruturação do comportamento (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 201 a 226).
  • VIII Colóquio Antero de Quental, 2009, São João Del-Rey. Atas do VIII Colóquio Antero de Quental. São João Del-Rey: Estudos Filosóficos, n. 3, jul./dez. 2009. 368 p. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 321 a 326).

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de

  • Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).

ALMEIDA, Alzira Jeronimo de Melo

  • ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p. (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 263 a 270).

ALMEIDA, Paulo Roberto Andrade de

  • MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da comunicação: para uma crítica da modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 237 a 241).

ALMEIDA, Rogério de

  • O imaginário trágico de Ricardo Reis: uma educação para a indiferença. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 635 a 654).

ALVES JÚNIOR, Douglas Garcia

  • Reconciliação e rememoração da natureza no sujeito: Adorno e a questão da possibilidade da filosofia (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 117 a 130).

ALVES, Antônio José Lopes

  • Os PCN e o ensino da filosofia (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 101 a 116).

AMADO, Wolmir               

  • A Universidade e a regionalização na filosofia da libertação (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 147 a 162).
  • O ensino colonial pré-pombalino no Brasil - 1549 a 1759 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 57 a 78).

AMATO, Rita de Cássia Fucci

  • Santo Agostinho: “De Musica” (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 131 a 164).

AMITRANO, Georgia

  • Apresentação (Orgs.) Dossiê Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 543 a 545).
  • Com-por, rastros e espectros de Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 615 a 630).

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de

  • GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciências para professores do 1° grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas, 1992. (tese de doutorado) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 123 a 126).

ANDRADE, Antônio dos Santos de

  • Quem são os alunos repetentes da primeira série do primeiro grau do município de Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 127 a 152).

ANDRADE, Ciro Schmidt

  • “El amor a la sabiduría” como fundamento didáctico (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.07 a 14).
  • Proyectos educativos desde la hermenéutica analógica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 297 a 322).

ANDRADE, Julia Pinheiro

  • Educação e democracia: um ensaio sobre o conceito de experiência em John Dewey (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 15 a 42).

ANDRADE, Marcelo

  • Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).

ANGIONI, Lucas               

  • BERTI, Enrico. Aristóteles no século XX; tradução de Dion David Macedo. São Paulo, Loyola, 1997 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 277 a 282).
  • BERTI, Enrico. As Razões de Aristóteles, tradução de Dion David Macedo. São Paulo: Edições Loyola, São Paulo, 1998. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 277 a 282).
  • BOLOTIN, D. An approach to Aristotle’s Physics (with particular attention to his manner of writing) (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 183 a 190).

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos

  • Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883) (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 233 a 263).

AQUINO, Julio Groppa

  • Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 21).

AQUINO, Orlando Fernández

  • Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
  • Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).
  • A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).

ARAÚJO, Abelardo Bento

  • HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobreas origens da mudança cultural. 15. ed. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 677 a 681).

ARAUJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu

  • A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 887 a 914).

ARAÚJO, Cícero               

  • A moral humeana em contexto (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 45 a 58).

ARAÚJO, Elizabeth Adorno de

  • Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 185 a 200).

ARAÚJO, José Carlos Souza

  • Em busca dos fundamentos filosóficos da Educação Nova (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 25 a 34).
  • Algumas notas sobre as pesquisas educacionais na Universidade Federal de Uberlândia (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 113 a 116).
  • Da ideologia: para o exorcismo de um instrumento de análise (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 163 a 176).
  • Episteme e método para o resgate da memória educacional de Uberlândia (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 41 a 50).
  • História de vida e símbolo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 79 a 82).
  • Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
  • Ensino laico e religioso na ótica da imprensa Uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).

ARAÚJO, Marta Maria de

  • Apresentação do Dossiê Escolas, escolarizações e utensilagens materiais no espaço luso-brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 15 a 18).
  • A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 19 a 36).

ARAÚJO, Ricardo Corrêa de

  • A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 665 a 686).

ARAÚJO, Rita de Cássia Pimenta de

  • A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva

  • História e Psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 159 a 184).

ARMOGATHE, Jean-Robert

  • Descartes em seu século (v.25 n. Especial 2011 p. 17 a 36).

ASCOLANI, Adrían

  • Apología y crítica de la educación pública en Argentina: los dilemas del pensamiento historiográfico en el siglo XX (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 17 a 46).

ASSUNÇÃO, Washington Luiz

  • A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 290).

AZEVEDO, Marta Maria

  • Jejuka - Suicídio entre os Kaiowá (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 115 a 124).

BACH JUNIOR, Jonas

  • Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).

BAKOS, Margarete M.     

  • Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).

BANNELL, Ralph

  • The practice of reason: rationality, language and social ontology. (v.26 n. Especial 2012 p. 73 a 114).

BARBOSA, Claúdio Luis de Alvarenga

  • A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 65 a 80).
  • A fundamentação da felicidade em Marx (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 147 a 162).

BARBOSA, Cristiane Aparecida

  • A desigualdade nos clássicos políticos: de Platão a Rousseau (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 145 a 164).

BARCELOS, Nora-Ney Santos

  • A técnica de problema como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de uma experiência (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 137 a 142).
  • A prática de ensino de biologia na Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição para a formação didático-pedagógica do biólogo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 159 a 168).

BARCELOS, Tânia Maia

  • Subjetividade: inquietudes contemporâneas (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.149 a 160).

BARREIRA, Marcelo Martins

  • Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 105 a 124).

BARREIRO, Aguida Celina de Méo

  • Psicologia da educação nas licenciaturas em física, química e matemática (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 83 a 88).
  • Modelos de ensino (v.8 n.15 jan./jun. 1993p. 109 a 116).

BARROS, Josemir Almeida

  • As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).

BASSANI, Jaison José

  • Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questão para educação do corpo (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 641 a 669).

BASSI, Romana

  • Aspetti etici del rapporto mente-corpo nella Scienza Nuova. (v.28 n. Especial 2014 p. 77 a 91).

BASTOS, Maria Helena Camara

  • A educação do caráter nacional: leituras de formação (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 31 a 50).
  • CASPARD-KARYDIS, Penélope (dir.) La Presse d´éducation et d´enseignement. 1941 – 1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. tome 1: A –D. 763 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 287 a 292).

BATISTA, Aline Maria de Melo

  • Práxis, consciência de práxis e educação popular: algumas reflexões sobre suas conexões (v.21 n.42 jul./dez. 2007p. 169 a 192).

BATISTA, Gustavo Araújo

  • As categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-políticas do pensamento lockeano (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 35 a 82).

BATISTA, Sueli Soares dos Santos

  • Reflexões sobre arte e educação: a história, a filosofia, a sociedade... (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 365 a 380).

BATTISTI, César Augusto

  • A prova da existência da multiplicidade de corpos na Sexta Meditação. (v.25 n. Especial 2011 p. 181 a 214).

BELGIOIOSO, Giulia

  • Le débat sur l’union dans les lettres de René Descartes: un esquisse (v.29 n. Especial 2015 p. 17 a 84).

BENGOETXEA, Juan Bautista

  • Filosofía y enseñanza de la química sin reducionismos (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 233 a 258).

BENJAMIM, Cássio Correia

  • Família, sociedade civil e estado na filosofia do direito de Hegel (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 89 a 112).
  • O jusnaturalismo moderno (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 117 a 142).

BERNARDES, Adriana A. Martins

  • KRAMER, Sônia (Coord.) e outras. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo, Ática, 6a ed., 1993. (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 301 a 302).

BERNARDO, Fernanda

  • O cogito do adeus - o sujeito em auto-desconstrução (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 587 a 614).

BERTELLONI, Francisco

  • La filosofía explica la revelación. Sobre el “averroismo político” en el Defensor Pacis de Marsilio de Pádua (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 475 a 500).

BICCAS, Maurilane de Souza

  • Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).

BISBAL, Josep Martínez

  • Sobre José Gaos y el absurdo de enseñar filosofía (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 159 a 182).

BISSOTO, Maria Luisa

  • Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 85 a 116).

BITTAR, Marisa

  • História, política e idéias pedagógicas na educação pública de Mato Grosso do Sul (v. 18 n. Especial 2004 p. 193 a 212).

BITTENCOURT, Agueda Bernardete

  • De documento religioso a fonte histórica: as atas do I Concílio Plenário da América Latina. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 135 a 158).

BITTENCOURT, Jane     

  • Para além da epistemologia do professor (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 89 a 103).

BLANC, Joan Pagès

  • Enseñar a enseñar a participar. Sugerencias, experiencias e investigaciones (v.26 n. Especial 2012 p. 203 a 228).

BOGGINO, Norberto A.   

  • Psicogenesis o sociogenesis del conocimiento? Una cuestión a precisar (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 93 a 104).
  • Prevención de dificultades en el aprendizaje de aritmética: hipótesis y creencias pedagógicas y psicológicas (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 203 a 224).
  • Obstáculos em el aprendizaje de las ciencias naturales: Indicadores didacticos para prevenis problemas em el aprendizaje (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 141 a 154).

BONACCINI, Juan Adolfo

  • Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. (v.27 n. Especial 2013 p. 211 a 232).

BONACINI, Irma Luiz

  • A maior aula em praça pública: trabalho, política e imaginário das professoras primárias em Minas Gerais (1979 - 1980) (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 216).

BONELLA, Alcino Eduardo

  • Moral deontológica e princípio de universalização: um estudo a partir da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 207 a 208).
  • A ética de Kant (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 37 a 50).
  • GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamentais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E.P.U., 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.277 a 278).
  • VITA, Álvaro. Justiça Liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 315 a 320).
  • Justiça como equidade e utilitarismo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 129 a 140).
  • Teoria crítica e teoria liberal de justiça. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 211 a 224).

BONI, Luis Alberto de

  • A influência da filosofia européia sobre o pensamento brasileiro (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 75 a 90).

BONILLA, Luis

  • Educación y anarquismo: uma mirada luego del desmantelamiento del socialismo real y ante auge de las ideas posmodernistas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 95 a 105).

BORGES, Bento Itamar

  • Teoria crítica e pesquisa empírica (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 59 a 66).
  • Os sentidos da “crítica” (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 61 a 80).
  • HACKING, Ian. Representing and Intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge University Press, 1983. 287 p. (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 133).
  • O problema da justificação de teorias: do fundamento último à fundamentação provisória (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 109 a 126).
  • CARVALHO, Maria Cecília M, de (org.) Paradigmas filosóficos da atualidade. Campinas, Papirus, 1989, 305p (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 147 a 152).
  • INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Uberlândia, Gráfica da UFU, 1992. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 219 a 223).
  • MISSIONSWISSENSCHAFTLICHES Institut Missio e. V., Jahrbuch für kontextuelle Theologien/Yearbook of Contextual Theologies/Anuario de Teologías contextuales/Annuaire des Theologies contextuelles.Frankfurt, Verlag für Interkulturelle Kommunikation, 1993 (1994) (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 135).
  • CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250p. (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 189 a 194).
  • Homenagem a Engels no centenário de sua morte (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 77 a 92).
  • FORNET-BETANCOURT, Raúl. O marxismo na América Latina; Trad. Egídio F. Schmitz. São Leopoldo, Editora Unisinos, 1995, 362 p. (Ed. original: Ein Anderer Marxismus? Die Philosophische Rezeption des Marxismus in Lateinamerika, Editora Grünewald, 1994) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 271 a 276).
  • BAHM, Archie J. Comparative Philosophy: Western, Indian and Chinese Philosophies Campared.Edição Revisada. Albuquerque, World Books, 1995, 103 p. (Primeira Edição: 1977) (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 287 a 292).
  • Ethos e Estado Moderno no último Habermas (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 75 a 88).
  • CARVALHO, José Maurício. História da filosofia brasileira: balanço e perspectivas. Londrina, Ed. UEL/Cefil, 1997. 293 p. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 229 a 234).
  • Conflito, troca e justiça: o esclarecimento desde os pré-socráticos (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 49 a 64).
  • PAIM, Antônio. Etapas iniciais da filosofia brasileira. Londrina, UEL, 1998, 272 p.(v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 293 a 296).
  • Crise e democracia (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 33 a 42).
  • Ética e narratividade (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 85 a 96).
  • Obituário: Moacir Bortolozo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 299 a 303).
  • FORNET-BETANCOURT, Raúl (org) Migration und Interkulturalität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade] (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 199 a 210).
  • Tradução: Sobre o filósofo Lichtenberg - Günther Patzig (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 213 a 219).
  • GOMES, LUIZ Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas, Alínea, 2007. 162p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 295 a 302).
  • A presença de Simmel na obra de Habermas (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 247 a 262).
  • NAVIA, Ricardo. Richard Rorty: emplazamiento ala tradición filosófica. Montevidéu, Universidade de la República, 2008, 256 p. (Coleção Carlos Vaz Ferreira) (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 191 a 196).
  • Tradução: Formação e perspectividade. Controvertibilidade e proibição de doutrinação como componentes básicos da formação e da ciência. - Wolfgang Sander. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 757 a 784).
  • Tradução: Controvertibilidade sem controvérsia? - Marcelo Dascal. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 785 a 792).
  • LUBENOW, Jorge A. A categoria de esfera pública em Jürgen Habermas: para uma reconstrução da autocrítica. João Pessoa: Editora Manufatura, 2012. 158 p. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 473 a 477).
  • SILVA, Marconi Oliveira de. Wittgenstein: para além da linguagem agostiniana. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2012. 195 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 921 a 927).

BORGES, Dinorah Maria de Almeida e

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).

BORGES, Magali de Fátima Dias

  • Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).

BORGES, Teresa Maria Machado

  • Leitura: da escrita da fala à fala da escrita. Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 292).

BORGES, Vera Lúcia Abraão

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
  • DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés-Editora, 1984, 398 pp (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 299 a 304).
  • Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino, 1925 a 1929 (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 111 a 134).

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves

  • O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 73 a 86).

BORTOLOZO, Moacir     

  • FORNET-BETANCOURT, Raúl. Comentario a la fenomenologia del Espíritu. México, D.F., México, Ediciones de la Universidad la Salle, 1987.(v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 141 a 142).

BOTELHO, Octavio da Cunha

  • A história do reconhecimento da filosofia indiana no ocidente (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 173 a 194).
  • BECK, Heinrich e SCHMIRBER, Gisela (Editores). Paz creativa a partir del Encuentro de Culturas del Mundo. Maracaibo: Rectorado de la Universidade del Zulia, 1996, 482 pp. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 287 a 292).
  • O início da reflexão do conhecimento sobre si mesmo na Índia antiga (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 259 a 278).
  • CAVALIERE, Arlete O. (Ed.). Revista de Estudos Orientais. São Paulo: Departamento de Letras Orientais – FFLCH-USP/Ateliê Editorial, nr. 4, Agosto 2003, 224p.(v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 381 a 386).

BOTO, Carlota J. Malta dos Reis   

  • Emílio: cidadão do mundo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 13 a 18).
  • A pedagogia científica em finais do XIX: alguma leitura e escrita do debate português (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 27 a 48).

BRAGA, Antônio Saturnino

  • Biblioteconomia, filosofia da informação e epistemologia social. Notas para uma possível discussão entre Floridi e Habermas (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 453 a 476).

BRANCO, Maria Luísa

  • O modelo da escola cultural como exemplo de uma perspectiva integradora e democrática de educação cívica (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 97 a 114).

BRANCO, Maria Luísa Frazão

  • O "especificamente pedagógico" (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 797 a 810).

BRAVO, Francisco

  • La naturaleza del placer en el Filebo de Platón (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 139 a 160).

BRITO, Ângela Xavier de               

  • A fabricação dos destinos das alunas do colégio Notre-Dame de Sion. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 53 a 79).

BRITO, Silvia Helena Andrade de

  • Ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954) (v. 18 n. Especial 2004 p. 151 a 172).

BRITTO, Fabiano de Lemos

  • Uma pedagogia da solidão em Nietzsche (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 251 a 262).

BRUNO, Marilda Moraes Garcia

  • A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).

BUENO, Sinésio Ferraz

  • ADORNO, Theodor W. Emancipação e Educação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 259 a 262).

CABRERA, Mónica         

  • Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).

CAINELLI, Marlene         

  • A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 163 a 184).

CÂMARA, Luiz

  • Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).

CAMARGO, Maria Aparecida Santana

  • Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).

CAMPOS, Maria das Graças Cunha

  • Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 287).

CAMPOS, Névio de

  • Intelectuais católicos: confidentes do criador, ministros do progresso e sacerdotes da verdade. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 281 a 312).

CANDIOTTO, Cesar

  • A genealogia da ética de Michel Foucault (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 217 a 234).

CANGEMI, Joseph P.       

  • Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).
  • Mulheres em transição nos EUA hoje: escolhas e conflitos (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 129 a 150).
  • Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).

CANNARSA, Marilisa

  • Ordo ab chao. Cosmogonia e materia nel Timeo (v.23 n.46 jul./dez. 2009p. 263 a 308).

CAPORALINI, José Belluci

  • O despertar da esfinge. O sentimento trágico de Antero de Quental e de Miguel de Unamuno (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 93 a 96).
  • Dimensões fundamentais da antropologia de Fidelino de Figueiredo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 199 a 204).
  • Frege: filósofo da linguagem? (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 99 a 108).
  • AA. José Maurício de Carvalho, Org. VII Colóquio Antero de Quental: Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del Rey e Lisboa: UFSJ e Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro, 11 a 16 de setembro de 2006 (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 227 a 236).
  • Elementos antropológicos no pensamento de Antero de Quental (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 91 a 104).

CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello

  • Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 117 a 164).
  • A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).
  • Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 599 a 611).

CARDOSO, Maria Helena Fernandes

  • Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no Discurso Oficial (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 45 a 52).

CARINO, Jonaedson        

  • A biografia como fonte para a história da educação: subsídios para um debate necessário (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 159 a 174).

CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda               

  • Informática na educação: perspectivas (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 145 a 152).

CARRIJO, Menissa Cícera Fernandes Oliveira Bessa

  • BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286 p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).

CARVALHO, Alexandre Filordi de

  • Foucault e o espetáculo do mundo: notas acerca de uma possível história da subjetividade (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 189 a 208).

CARVALHO, Ana Maria C.

  • Relato do projeto de levantamento: “Aspectos da realidade do ensino-aprendizagem de ciências em Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 181 a 190).

CARVALHO, Carlos Henrique de

  • O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).

CARVALHO, Jairo Dias

  • Nietzsche e a crítica ao Estado (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 165 a 178).

CARVALHO, José Mauricio de

  • As idéias filosóficas no Semanário Tribuna do Povo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 17 a 34).
  • A noção de natureza humana nos periódicos de São João del-Rei (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 131 a 138).
  • Delfim Santos e os temas culturais (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 39 a 56).
  • Mistério e existência: a vida segundo Severiano de Resende (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 123 a 140).
  • Eclosão no Brasil das vertentes positivistas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 77 a 88).
  • A liberdade de pensamento e os valores do ocidente (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 265 a 273).
  • O diálogo Brasil-Portugal no seio do tradicionalismo republicano: Alceu e Jackson e a teoria dos corpos intermediários de Antônio Sardinha (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 165 a 178).
  • Vocação e missão na filosofia de Ortega y Gasset (v.19 n.38 jul./dez. 2005p. 183 a 198).
  • Ética e psicologia: considerações sobre a pessoa na psicoterapia (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 131 a 146).
  • TEIXEIRA, Ramiro. São Francisco e Santo Antônio. Porto: Associação Cultural do Convento de S. Payo, 2004. (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 253 a 262).
  • BORGES, Bento Itamar. Ensaios filosóficos e peripécias do gênero. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 221 a 226).
  • AIUB, Mônica. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de janeiro: Wak, 2009. 184 p.(v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 321 a 330).
  • CABRERA, Júlio. Diário de um filósofo no Brasil, Ijuí/RS. Unijuí, 2010 (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 313 a 320).
  • JASPERS, Karl. O médico na era da técnica. Lisboa: Edições 70, 1998. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 671 a 676).

CARVALHO, Lúcia Helena Borges

  • Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

CARVALHO, Luciana Beatriz de O B. de

  • O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).

CARVALHO, Washington Luiz de

  • Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).

CASAGRANDE, Cledes Antonio

  • Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 375 a 403).

CASTILHO, Telma Maria S.

  • As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).

CASTRO, Carmen            

  • Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).

CASTRO, Célia Maria de

  • Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).

CASTRO, Nyvia Cristina Bandeira de

  • Questões discursivas: retomando algumas considerações (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 33 a 40).

CATANI, Denice Bárbara

  • A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.115 a 130).

CAVALCANTE, Alberto R.            

  • A racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 225 a 258).

CENCI, Angelo Vitório

  • Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 323 a 342).

CERASOLI, Josianne Francia

  • As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).

CERLETTI, Alejandro A.                

  • Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).
  • Sujeito y educación: Althusser y el legado del estruturalismo (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 273 a 292).
  • Enseñanza filosófica: notas para la construcción de un campo problemático (v.22 n.44 jul./dez. 2008p. 43 a 54).

CERQUEIRA, Luiz Alberto

  • Liberdade e modernização no Brasil (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 597 a 630).

CÉSAR, Constança Marcondes

  • Crítica e diferença em Heidegger (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 49 a 56).

CHAGAS, Eduardo Ferreira

  • A cisão do mundo ético: lei divina e lei humana na fenomenologia e na Antígona (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 67 a 74).
  • Diferença entre alienação e estranhamento nos Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), de Karl Marx (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 23 a 34).
  • Para uma explicitação da dialética hegeliana entre o senhor e o escravo na Fenomenologia do Espírito (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 11 a 16).
  • Para uma explicitação do conceito de poder em Hannah Arendt à partir de J. Habermas (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 81 a 92).
  • Marx e a questão da história sob dois enfoques: evolução e repetição (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 159 a 170).

CHAVES-TANNÚS, Marcio

  • Breve exame do conceito de tempo na tradição filosófica e cultural do ocidente até a idade média (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.05 a 10).
  • Moreira, E. F. P. & Rago, L. M. O que é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 88).
  • Algumas observações à antropologia filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 5 a 10).
  • “Educação integral: espaço de análise a partir de um esquema (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 25 a 28).
  • FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos - Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979, P.p: 12-23. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 123 a 125).
  • Considerações lógicas em torno de uma definição do homem (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 05 a 08).
  • Crítica ao 11° capítulo da Crítica da Razão Científica de Kurt Huebner (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 09 a 14).
  • Relatório de uma discussão de um seminário sobre o Tractatus de Wittgenstein (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 109 a 112).
  • Abélard e a questão dos universais (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 05 a 12).
  • BOETHIUS, A.M.S. Die Theologischen Traktate: lat. --dt. Uebers., eingeleitet u. mit Anm. vers. von Michael Elsaesser. Felix, Hamburg, 1988. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 194 a 195).
  • A questão da verdade. algumas observações a propósito de um trecho de descartes (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989p. 151 a 154).
  • Porque um curso de graduação em filosofia? (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 233 a 234).
  • Nicolaus von Autrecourt, Briefe: lat. - dt. . Neu hrsg.von Ruedi Imbach u. Dominik Perler.Uebers.u.eingeleitet von Dominik Perler, Felix Meiner, Hamburg, 1988. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 269 a 272).
  • AGAZZI, E. Les Mathématiques comme Théorie et comme langage, in: Actes du Colloque International organisé au Centre Universitaire du Luxembourg les 9, 10 et au juin 1976, pp. 17-32 (v.4 n.7 jul./dez. 1989p. 143 a 146).
  • Gorgias von Leontinoi: Reden, Fragmente und Testimonien: griech. - dt., hersg.mit Ubers. u. Kommentar von Thomas Buchheim, Felix Meiner, Hamburg, 1989. (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 177).
  • PETER ABAELARD: Abhandlung über die göttliche Einhet und Dreieinigkeit, Lateinicsh-Deutsch, Übers., mit Einl. U. Anm.hrsg.von Ursula Niggli, Felix Meiner, Hamburg, 1989 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 205 a 208).
  • A teoria da predicação de Pierre Abélard e a semântica da frase de Peter Von Polenz: uma tentativa de aproximação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 229 a 238).
  • Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a Ética de Pedro Abelardo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 275).
  • Análise de algumas conseqüências possíveis de uma definição: o lógico medieval Pedro Abelardo e sua definição de pecado (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 123 a 126).
  • Costumes e caracteres na Ética de Pedro Abelardo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 175 a 180).
  • WILLIAM OF SHERWOOD: Introductiones in logicam. Lateinisch-Deutsch, Hrsg., Übers., Eingeleitet Und Mit Anm. Von H. Brands U. C. Kann, Felix Meiner, Hamburg, 1955. (v.12 n.24 jul./dez. 1998p. 303 a 307).
  • Algumas questões relativas à dialética aristotélica (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.11 a 30).
  • Algumas questões adicionais relativas à dialética aristotélica (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 13 a 34).
  • Tradução: Sobre um mau uso da lógica - Oswald Ducrot (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 309 a 322).
  • Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem. (v.25 n. Especial 2011 p. 117 a 134).
  • Uma passagem enigmática dos Tópicos de Aristóteles. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 313 a 321).

CHIARELLO, Maurício  

  • Morituri te salutant. Schopenhauer e Nietzsche em face da morte (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 115 a 144).
  • Tradução: Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Jürgen Habermas (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 273 a 293).

CHIZZOTTI, Antonio

  • Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 429 a 448).

CIAVATTA, Maria

  • A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 37 a 72).

CICILLINI, Graça Aparecida

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
  • A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2°grau (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 17 a 38).
  • Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).

COELHO, João Paulo Pereira

  • A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).

COELHO, Maria Cândida de Pádua

  • A educação brasileira na nova República (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 51 a 60).
  • PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Cortez, São Paulo, 1981, 192 p. (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 165).
  • A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
  • Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).

COLELLA, Leonardo Javier

  • La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).
  • De maestros y poetas. Educatión y arte em Nietzsche y Rancière. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 827 a 840).
  • Educación y filosofía. Un abordaje a partir del concepto de “pensamiento” de Alain Badiou (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 631 a 646).

COLETA, José Augusto Dela

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
  • A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).

COLETA, Marilia Ferreira Dela

  • Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
  • A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
  • As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).

COLLA, Anamaria Lopes

  • A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).

CORNELLI, Gabriele

  • O belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 93 a 112).
  • O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).

CORREIA, Wilson Francisco

  • Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).
  • Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia, Piaget? (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 43 a 68).
  • Docência em filosofia: pensando na prática. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 525 a 538).

COSTA JÚNIOR, José

  • PRECHT, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? Tradução de Claudia Abeling. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.336 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 915 a 920).

COSTA, Luzia Marivalda Barreiro da

  • Interação professor-aluno na pré-escola e a influência da variável sexo da criança (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 85 a 98).
  • Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).

COSTA, Marisa Cristina Vorraber

  • Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 139 a 150).
  • A problemática contemporânea da ciência e do conhecimento: examinando idéias de Jean Ladière (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 25 a 36).

COSTA, Miriam Omena

  • História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).

COTA, Maria Célia

  • De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 203 a 222).

COTELLESSA, Ana Maria de Sylvio

  • Um ensino mais humano baseado na pedagogia Waldorf (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 31 a 36).

COUTINHO, Karyne Dias

  • Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).

COVA, Valter Forastieri

  • Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).

CRESPI, Leonardo Peluso

  • Reflexión en torno a la aplicación de herramientas para operar sobre las lenguas y el caso de la lengua de señas uruguaya (LSU) (v.29 n. Especial 2015 p. 301 a 329).

CRUZ, Silvia Olmedo

  • Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).

CRÚZ-REYS, Víctor C.

  • La escuela de primeras letras en el Reino de Guatemala : el caso de la provincia de Honduras (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 15 a 36).

CULLETON, Alfredo Santiago

  • O problema da causa finalis em Ockham. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 521 a 538).

CUNHA, Ana Maria de Oliveira

  • A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 93 a 110).

CUNHA, Antônio Afonso da

  • Ensaio de passos no campo da diferença ontológica (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 19 a 30).

CUNHA, Conceição Maria da

  • Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).

CUNHA, Luiz Antônio

  • Ensino médio e técnico: de volta ao passado? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 65 a 90).

CUNHA, Marcus Vinicius da

  • A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).

CUNHA, Myrtes Dias da

  • O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão (Resumo de teses e dissertações) (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 276-277).
  • Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 13 a 34).
  • Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).

CUNHA, Neire Márcia da

  • A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).

CUTER, João Vegílio G.

  • Wittgenstein e o domínio da gramática: a ruptura com o Tractatus (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 172 a 182).

DALBERIO, Osvaldo       

  • Avaliação: uma questão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 81 a 84).

DAMIS, Olga Teixeira

  • A contribuição da didática na formação do professor (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 117 a 124).

DANELON, Márcio           

  • GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Brochura 12X18 cm. ISBN 8575261002 (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 263 a 268).
  • Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 15 a 22).
  • Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).
  • FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana. Campinas: Editora Alínea, 2010. 114p (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 683 a 688).
  • Apresentação Dossiê Libras (v.29 n. Especial 2015 p. 237 a 245).

DÂNGELO, Newton          

  • A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).

DANIEL, Leziany Silveira

  • Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).

DANSA, Cláudia V. de Assis

  • Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).

DANTAS, José Adalberto Mourão

  • Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de ciências econômicas (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 11 a 18).

DANTAS, Luís Thiago Freire

  • A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 405 a 424).

DANTAS, Maria José

  • “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).

DARDEAU, Denise

  • Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 567 a 585).

DASCAL, Marcelo            

  • Diversidad cultural y practica educacional (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 169 a 188).

DAVIS, Cláudia Leme Ferreira

  • Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).

DE LELLA, Cayetano

  • Situación de la educación de jóvenes e adultos: "políticas educativas, organismos internacionales y sociedad civil" (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 185 a 196).

DEVECHI, Catia Piccolo Viero

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

DIAS, Zaida Barros

  • A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função (Resumos de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).

DINIZ, Helenice Camargos Viana

  • Pré-escola e séries iniciais do 1º grau: A questão da transição (Resumos de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 215).

DOMINGUES FILHO, João Batista

  • Elias e Giddens: a figuração da estruturação (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 207 a 232).

DONATELLI, Marisa C. de O. F.

  • Medicina e o “Grande Século”: a crítica cartesiana (v.25 n. Especial 2011 p. 239 a 266).

DONATONI, Alaíde Rita

  • A formação geral e os estágios nas habilitações específicas de 2º grau de magistério (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 213).
  • A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
  • Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).
  • Trajetória do movimento docente do ensino superior: um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
  • O movimento docente do ensino superior na Nova República (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 135 a 164).
  • Os docentes universitários e a criação do ANDES – SN (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 179 a 206).

DORE, Rosemary

  • A escola unitária e o papel da filosofia da educação na nova ordem mundial (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 57 a 76).
  • Notas sobre a assimilação da filosofia da práxis pelo neoidealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p.235 a 258).

DORNELES, Adalberto Ulisses Alves

  • O conceito de verdade em Frege (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 09 a 16).

DOZOL, Marlene de Souza

  • Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 47 a 70).

DRUMMOND, Arnaldo Fortes

  • O agir econômico e a morte do mercado (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 11 a 24).
  • Obituário: Henrique Cláudio de Lima Vaz (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 219).
  • O conceito hegeliano: substância de liberdade (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 83 a 92).

DUARTE, André                

  • Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).

ELIAS, Wagner de Mello

  • Os sonhos e as profecias na república cristã (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 207 – 224).

Equipe de Professores de Filosofia da FAFI de Araguari         

  • A filosofia e sua motivação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 91 a 94).

ESCUDERO, Jaime Caiceo

  • Contrapunto filosófico educacional Chile: humanismo laico versus humanismo cristiano (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 113 a 144).

ESPINOSA, Maria José Rebollo

  • Isaiah Berlin: claves axiológicas para una educación humanista (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 67 a 89).

EVA, Luiz Antônio Alves 

  • Notas sobre a presença de Sêneca nos Essais de Montaigne (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 39 a 52).

EVANGELISTA, Olinda  

  • Ação católica e formação docente na década de 1930(v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 9 a 28).

EZCURRA, Ana Maria

  • Globalización, neoliberalismo y sociedad civil: algunos desafíos para los movimientos sociales y populares latinoamericanos (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 89 a 128).

FABBRINI, Ricardo Nascimento

  • O ensino da filosofia: uma arte de multiplicação dos signos? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 125 a 128).

FAGUNDES, André Luiz de Oliveira

  • A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).

FALANGA, Claudia

  • Texto vincitore Premio G. Vico– Reconhecimento na apresentação do Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 19 a 20).

FARIA, Juliana Guimarães             

  • A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).

FARIA, Marcos Roberto de            

  • A arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na Companhia de Jesus no século XVI. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 659 a 681).

FARIA FILHO, Luciano Mendes de

  • Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).

FARIAS, Itamar Mazza de             

  • A ideologia da igualdade de oportunidade (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 107 a 128).
  • A orientação educacional, seus pressupostos e sua evolução no sistema escolar brasileiro (v.5 n.9 jul./dez. 1990p. 79 a 96).
  • O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 139 a 156).
  • Diferenças entre polivalência e politecnia: implicações para a formação da concepção sobre o trabalho no processo educativo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 11 a 30).

FARIAS, Márcio Norberto              

  • A formação docente e a necessidade de ser percebido (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 829 a 841).

FAVACHO, André Marcio Picanço

  • Os editoriais da revista Educação & Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: uma primeira análise (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 111 a 136).

FAVARETTO, Celso F.    

  • Inconformismo estético, inconformismo social: Hélio Oiticica (v.4 n.8 jan./jun.1990p. 151 a 158).

FÁVERO, Altair Alberto

  • Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 175 a 192).

FÁVERO, Maria de Lourdes de A.

  • A universidade, espaço de pesquisa e criação do saber (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 249 a 260).

FAYE, Emmanuel

  • Descartes e a consciência em La Rercherche de la Vérité par la lumière naturelle. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 145 a 162).
  • Ser, história, técnica e extermínio na obra de Heidegger. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 613 a 640).

FEHR, Manfred

  • O controle de qualidade na formação integral (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 17 a 28).
  • Avaliação docente: rumo à qualificação do trabalho acadêmico (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 19 a 24).

FELDFEBER, Myriam

  • La construcción del derecho a la educación: reflexiones, horizontes y perspectivas. (v.28 n. Especial 2014 p. 139 a 153).

FELGUEIRAS, Margarida Louro

  • As condições de vida dos professores primários da República ao fim da ditadura. (v.27 n. Especial 2013 p. 75 a 108).
  • A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).

FELTRAN, Regina Célia de Santis

  • Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
  • O professor de medicina veterinária na ótica de ex-alunos (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 243 a 262).

FENERICH, Claudia

  • É possível ensinar o certo e o errado? (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 121 a 134).

FERMANI, Arianna

  • Un tentativo di esplorazione dei molteplici nessi dele nozioni aristoteliche di giustizia e ingiustizia, vizio e virtù, trapiano etico e piano giuridico (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 169 a 211).

FERNANDES, Iara

  • Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).

FERNANDES, Paulo Irineu Barreto

  • Herbert Marcuse e as “imagens da libertação”. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 527 a 549).

FERNÁNDEZ, Alicia García

  • Hegel interpreta a Sófocles (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 153 a 170).
  • Por una nueva interpretación de la teoría de las ideas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 227 a 239).

FERREIRA JÚNIOR, Amarílio

  • História nova do Brasil: uma filosofia da história? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 143 a 158).

FERREIRA, Anselmo Tadeu

  • CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1997 (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 275 a 280).
  • Apresentação do Dossiê sobre “Física e Metafísica no pensamento antigo e medieval” (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 441 a 444).
  • A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 445 a 474).
  • Entrevista com Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 403 a 427).

FERREIRA, Antônio Gomes

  • Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).
  • Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 857 a 885).

FERREIRA, Berta Weil

  • O sentido da vida (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 129 a 134).

FERREIRA, Dirceu Fernando

  • CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000 (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 291 – 298).

FERREIRA, Lenira Weil

  • Um olhar escolanovista sobre a educação brasileira (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 77 a 94).

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira               

  • Autoridade e liberdade em Kant (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 05 a 10).
  • Abordagem transacional de planejamento: algumas notas (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 07 a 16).

FERREIRA, May Guimarães

  • Subsídios para a compreensão da base materialista-histórica da relação indivíduo-sociedade (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 135 a 154).

FERREIRA, Nilce Vieira Campos

  • As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).

FERREIRA, Sueli              

  • Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).

FERREIRA, Sueli Aparecida

  • Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).

FERREIRA, Vicentina Naves

  • FORNET-BETANCOURT, Raúl. Introdução a Sartre. México, Ediciones de la Universidad La Salle, 1989. 147 p. (Colección de textos filosóficos) (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 163 a 164).

FERRY, Jea