A biografia como fonte para uma história da educação

subsídios para um debate necessários

Autores

  • Jonaedson Carino Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-740

Palavras-chave:

Educação, Biografia, História da educação

Resumo

O presente artigo introduz o debate acerca da utilização das construções biográficas como fonte para a história da educação. Após apresentar algumas concepções no campo da pesquisa histórica, o trabalho avente a hipótese da utilização da biografia como um instrumento de análise da prática cultural dos indivíduos, que se constituíram em expressões corporificadas dessa prática. Em seguida, considerando o gênero biográfico como fonte histórica, e apoiando-se especialmente no pensamento de Wilhelm Dilthey, o artigo defende a utilização da biografia no campo da educação a partir da noção de que as construções biográficas podem abrigar uma intencionalidade educativa, em função de uma possível exemplaridade nelas contida.

Palavras-chave: Educação; Biografia; História da educação.

Résumé: L’article suivant introduit le débat à propos de l’emploi des constructions biographiques comme source pour l’historie de l’éducation. Après avoir présenté quelques conceptions dans le champ de la recherche historique, le travail propose l’hypotèse de l’emploi de la biographie comme un instrument d’analyse de la pratique culturelle des individus, qui pourraît se constituir d’expressions corporifiées de cette pretique. Ensuite, en considerant le genre biographique como source historique, et en s’appuiant spécialement dans la pensée de Wilhelm Dilthey, l’article défend l’emploi de la biographie dans le champ de l’éducation à partir de la notion des constructions biographiques comme l’abri d’une intentionalité educative, en fonction d’une possible exemplarité par eles contenue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonaedson Carino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Professor Adjunto na Faculdade de Educação da UERJ e no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis.

Referências

AARON, Daniel (Org.) Studies in biography. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária; Rio de Janeiro: Salamandra; São Paulo EDUSP, 1981.

BURKE, Peter. A revolução Francesa da Historiografia: a Escola dos Annales - 1929/1989. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

CHARTIER, Roger. A história Cultural – Entre Práticas e Representações. Lisboa: Difel, 1990.

DILTHEY, Wilhelm. Psicologia y Teoria del Conocimiento. México: Fondo de Cultura Económica, 1945.

EPSTEIN, Willian H. (Org.) Contesting the subject – essays in the postmodern theory and practice of biography and biographical criticism. Indiana: Purdue University Press, 1991.

FÉLIX, Loiva Otero e ELMIR, Cláudio P. (Org.) Mitos e heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: Editora Universidade/ UFRGS, 1998.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: um inventário das diferenças. In: Entre-vistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1994.

MADÉLENAT, Daniel. La Biographie. Paris: Presses Universitaires de France, 1984.

MAUROIS, André. Aspects de la biographie. Paris: Au Sens Pareil, 1928.

NUNES, Clarice e CARVALHO, Marta M. Chagas de. Historiografia da Educação e Fontes. In: Cadernos Anped, Porto Alegre: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n.5, set. 1993, p. 7-64.

RODRIGUES, José Honório. A Pesquisa Histórica e a História Contemporânea. In: História, Corpo do Tempo. São Paulo: Perspectiva, 1976, p. 223-237.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

CARINO, J. A biografia como fonte para uma história da educação: subsídios para um debate necessários. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 159–173, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-740. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/740. Acesso em: 23 nov. 2024.