Educação em Feyerabend
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-695Palavras-chave:
P. K. Feyrabend, Educação, AprendizagemResumo
Abstract: The main subject of this work is concerned to education that corresponds to one of thouse subjects less know of P.K. Feyerabend professional work. Just in few moments, the author considereted the education with nore detail. However, it always had an important role in his world view. Education is fundamental for everybody, and paper show the influence of L. Wittgenstein and the critic of M. Bossé to Feyerabend education.
Key Words: P.K. Feyerabend; Education; Apprenticeship.
Resumo: O presente trabalho aborda um dos assuntos menos conhecidos na obra de P. K. Feyerabend, a sua preocupação com a educação. Em nenhum momento o autor de dedicou a trata-la com mais vagar, mas ela sempre exerceu papel importante dentro de sua visão de mundo, a partir dela é que os cidadãos adquirem ou perdem sua liberdade. Para isso, procura-se mostrar os elementos esparsos e a influência de L. Wittgenstein, bem como as críticas de M. Bossé à educação feyerabendiana.
Palavras-chave: P.K. Feyerabend; Educação; aprendizagem.
Downloads
Referências
BENVENUTO, S, Paul K. Feyerabend (1924 – 1994) – Search for abundance. TELOS, N 102, P,107, p. 107 – 114 win. 1995. https://doi.org/10.3817/1295102107
BOSSÉ, M. J. When was a child, I thought as a child: the educational philosophy of Paul K. Feyerabend. Journalofthought, v. 29, n. 4, p. 729, win. 1994.
FEYERABEND, P. K. Contra el método. Barcelona: Ariel, 1974.
____________. 'Science'. The myth and its role in society. Inquiry, v. 18, p. 167-181, 1975. https://doi.org/10.1080/00201747508601758
____________. Wittgenstein's Philosophical Investigations. In:_________ Problems ofempiricism: philosophicalpapers. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1981. p, 99-130. v. 2.
____________. La ciencia en una sociedade líbre. 2 ed. Cidade do México: siglo veintiuno. 1988ª. P. 81-142.
____________. Conversaciones con analfabetos. In:. La ciencia en una sociedad libre. 2 ed. Cidade do México: Siglo veintiuno, 1988b. p. 145 -258
____________. Contra o método. 3ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
____________. Diálogo sobre el método. Madrid: Cátedra, 1990.
____________. Against method. 3 ed. London: Verso, 1993.
____________. No hableis. Organizaos! In: ______________. Por qué no Platón? Madrid: tecnos, 1993. p. 181-8.
Mill, J.S. Sobre la liberdad Buenos Aires: Aguilar, 1964.
MÜLLER, F.L. Por uma sociedade libre: liberdade em Feyerabend. Santa Maria: UFSM, 1999. Dissertação de Mestrado em Filosofia – UFSM.
NAESS, A. Why not science for anarchists too? A reply to Feyerabend. Inquiry, v. 18, p. 183-194, 1975. https://doi.org/10.1080/00201747508601759
THEOCARIS, T. & PSIMOPOULOS, M. Where science has gone wrong. Nature, v. 329, n. 6140, p. 595-8, 15 nov. 1987. https://doi.org/10.1038/329595a0
TOFFLER, A. & TOFFLER, H. Ensinar o século 21. Folha de São Paulo. São Paulo, 8 mar. 1998. p. 5-8.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. In: 7>atado lógico-filosófico—investigações filosóficas. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1987. p. 159-611.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fernando Leonardo Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.