Contos radiofônicos: a emergência de uma forma moderna de narração em Benjamin

Autores

  • Eduardo Oliveira Sanches FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM) https://orcid.org/0000-0001-5154-9819
  • Divino José da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-68592

Palavras-chave:

Narrativas radiofônicas, infância, Experiência, Cultura da criança, Walter Benjamin

Resumo

Resumo: Este estudo analisa as narrativas radiofônicas de Walter Benjamin, como forma e conteúdo através do qual o autor buscou proporcionar para a infância de seu tempo uma possibilidade de experiência com o contemporâneo. Ao se pensar as peças do ponto de vista didático e do ponto de vista da aprendizagem, pode-se encontrar nelas a intencionalidade de Benjamin, bem como a atenção e o cuidado dado por ele a elementos aparentemente irrelevantes para o esclarecimento como Aufklärung, no cotidiano prosaico das massas. Esse cuidado o levou a questionar, a exercitar e a experimentar a transmissão do conhecimento por meios novos e metodologias inovadoras para a época, sem perder de vista a perspectiva dos vencidos, em sua batalha diária, ou seja, em seu cotidiano. As peças, portanto, não são modelos apenas em sua estrutura narrativa, mas também de uma intencionalidade pedagógica emancipadora que pode dialogar com a criança, mediante a ludo-linguagem de domínio e fluência das crianças. A infância, nesse sentido, é signo de uma nova subjetividade fortalecida e, assim, capaz de resistir e de se desviar dos encantos e das promessas do populismo fascista que, no século XXI, não deixou de rondar a todos.

Palavras-chave: Narrativas Radiofônicas; Experiência; Walter Benjamin

Radiophone tales: the emergency of a modern form of narration in Benjamin 

Abstract: This study analyzes Walter Benjamin's radio narratives as a form and content through which the author sought to provide the childhood of his time with a possibility of experiencing the contemporary. Whenever thinking about the pieces from the didactic point of view and from the learning point of view, it could find Benjamin's intentionality among it, as well as the attention and care given by him to elements apparently irrelevant to the clarification, such as Aufklärung, in the prosaic daily life of masses. This care led him to question, exercise and experiment with the transmission of knowledge through new means and innovative methodologies for the time, without losing sight of the perspective of the losers, in their daily battle, that is, in their daily lives. The plays, therefore, are not models only in their narrative structure, but also of an emancipatory pedagogical intentionality that can dialogue with the child, through the ludo-language of mastery and fluency of children. Childhood, in this sense, is a sign of a new, strengthened subjectivity and, consequently, capable of resisting and deviating from the charms and promises of fascist populism that, in the 21st century, did not cease to haunt everyone.

Keywords: Radio Narratives; Experience; Walter Benjamin

Cuentos radiofónicos: la emergencia de una forma moderna de narración en Benjamin

Resumén: Este estudio analiza las narrativas radiofónicas de Walter Benjamin, como forma y contenido a través del cual el autor buscó proporcionar para la infancia de su tiempo una posibilidad de experiencia con lo contemporáneo. Al pensar en las piezas, desde el punto de vista didáctico y desde el punto de vista del aprendizaje, se puede encontrar en ellas la intencionalidad de Benjamin, así como la atención y el cuidado dado por él a elementos aparentemente irrelevantes para el esclarecimiento como Aufklärung, en el prosaico diario de las masas. Ese cuidado lo llevó a cuestionar, a ejercitar y a experimentar la transmisión del conocimiento por medios nuevos y metodologías innovadoras para la época, sin perder de vista la perspectiva de los vencidos, en su batalla diaria, o sea, en su cotidiano. Las piezas, por lo tanto, no son modelos solo en su estructura narrativa, sino también de una intencionalidad pedagógica emancipadora que puede dialogar con el niño, mediante el Ludo lenguaje de dominio y fluidez de los niños. La infancia, en ese sentido, es signo de una nueva subjetividad fortalecida y, así, capaz de resistir y de desviarse de los encantos y de las promesas del populismo fascista que, en el siglo XXI, no dejó de rondar a todos.

Palabras clave: Narrativas Radiofónicas; Experiencia; Walter Benjamin

Data de registro: 07/03/2023

Data de aceite: 22/11/2023

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Sanches, FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp). Possui vinculo em Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita filho (Unesp). E-mail: eduardo.uem@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6016744664309507. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9810-5764.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora associada na Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: mtbgaluch@uem.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4862416685441579. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5154-9819

Divino José da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp). Professor de Filosofia da Educação no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp). divino.silva@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3402875071436462. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0000-1268.

Referências

ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARRENTO, João. Walter Benjamin: limiar, fronteira e método. Olho d´água. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UNESP, São José do Rio Preto, v. 4, n. 2, p. 41-51, jul./dez. 2012.

BARRENTO, João. Limiares sobre Walter Benjamin. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

BARTOLETTI, Susan Campbell. A juventude hitlerista: a história dos meninos e meninas nazistas e a dos que resistiram. Tradução de Beatriz Horta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.

BAUDOUIN, Philippe. Au microphone: Dr. Walter Benjamin - Walter Benjamin et la création radiophonique 1929-1933. Paris: Éditions de la Maison des Sciences de l'Homme, 2009.

BAUDOUIN, Philippe. Féeries radiophoniques. Walter Benjamin au microphone. Les Cahiers philosophiques de Strasbourg, n. 27, p. 113-138, juillet, 2010. Disponível em: http://www.academia.edu/3093482/F%C3%A9eries_radiophoniques._Walter_Benjamin_au_microphone. Acesso em: 29 jun. 2020.

BAUDOUIN, Philippe. Brecht et Benjamin au microphone: une approche esthétique du théâtre radiophonique. Revue Théâtre/Public - Le son du théâtre II: Dire l’acoustique, n. 199, mars, 2011, p. 1-11. Disponível em: http://www.academia.edu/3093436/Brecht_et_Benjamin_au_microphone_une_approche_esth%C3%A9tique_du_th%C3%A9%C3%A2tre_radiophonique. Acesso em: 29 jun. 2020.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: sobre a criança, o brinquedo e o brincar, a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

BENJAMIN, Walter. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história” de Walter Benjamin. In: LÖWY, M. (Org.). Walter Benjamin: aviso de incêndio - uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 33-146.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: Infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BENJAMIN, Walter. A hora da criança: narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro: Editora Nau. 2015.

BOLLE, Willi. Walter Benjamin e a cultura da criança. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e o brincar, a educação. São Paulo: Summus, 1984. p. 13-16.

BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: representações da história em Walter Benjamin. São Paulo: Edusp, 2000.

GANGNEBIN, Jeanne Marrie. História e narração em W. Benjamin. São Paulo: Ed. Perspecctiva, 2013.

GANGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração – ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014.

KOCH, Hannsjoachim Wolfgang. A juventude hitlerista: Mocidade traída. tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Ed. Renes, 1973.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin - Aviso de Incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

SANCHES, Eduardo Oliveira; SILVA, Divino José da. Infância, passagens para um flâneur aprendiz. Educação (Santa Maria. Online), v. 44, p. 34-48, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32833. Acesso em: 17 mar. 2020.

SANCHES, Eduardo Oliveira; SILVA, Divino José da. Infância e limiar em Walter Benjamin. Perspectiva (UFSC) (ONLINE), v. 36, p. 992-1006, 2018a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p992. Acesso em: 17 mar. 2020.

SANCHES, Eduardo Oliveira; SILVA, Divino José da. Infância e coleção: experiência e profanação em Walter Benjamin. Educação & Sociedade, v. 39, p. 379-396, 2018b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200379&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 mar. 2020.

TIEDEMANN, Ralf. Nota à edição alemã. A hora da criança: narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro: Editora Nau. 2015.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

SANCHES, E. O.; GALUCH, M. T. B.; SILVA, D. J. da. Contos radiofônicos: a emergência de uma forma moderna de narração em Benjamin. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1497–1524, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-68592. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68592. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos