Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929

Autores

  • Vera Lúcia Abrão Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-684

Palavras-chave:

História da Educação Brasileira, Educação – Imprensa, Educação – Escola.

Resumo

Abstract: Inserted in Education History area, this article is a result of brief presentation of some topics of the Master Treatise – The Ideology of Nacional Character of Minas Gerais Education. Education Magazine (Revista do Ensino). 1925 – 1929. The comprehension of meanings attributed to education/learning elements, happens due to the analysis of data extracted of Education Magazine (Revista do Ensino), in the period between 1925 and 1929. The “new” education printed in this magazine was represented and spreaded as ideology of national character of education. This research disclosed the authoritarianism implicit in the frame of national character, which one the privileged was education.

Keywords: Brazilian’s History of Education; Education – Press; Education – School.

 

Resumo: Inserido na área da História da Educação, este texto resultou da apresentação sumária de alguns tópicos da dissertação de Mestrado – A Ideologia do Caráter Nacional da Educação em Minas: Revista do Ensino. 1925-1929. A compreensão dos significados atribuídos aos elementos de ensino / aprendizagem, deu-se pela análise de dados extraídos da imprensa pedagógica mineira, ou seja, da “Revista do Ensino”, no período de 1925 a 1929. A “nova” educação veiculada nesses periódicos foi representada e difundida como ideologia do caráter nacional da educação. A pesquisa desvenda o autoritarismo implícito na moldagem do caráter nacional, em que se privilegiou a educação.

Palavras-chave: História da Educação Brasileira; Educação – Imprensa; Educação – Escola.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Abrão Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de História da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

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Publicado

2008-08-13

Como Citar

BORGES, V. L. A. Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 31, p. 111–134, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/684. Acesso em: 5 nov. 2024.