Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929

Autores

  • Vera Lúcia Abrão Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-684

Palavras-chave:

História da Educação Brasileira, Educação – Imprensa, Educação – Escola.

Resumo

Abstract: Inserted in Education History area, this article is a result of brief presentation of some topics of the Master Treatise – The Ideology of Nacional Character of Minas Gerais Education. Education Magazine (Revista do Ensino). 1925 – 1929. The comprehension of meanings attributed to education/learning elements, happens due to the analysis of data extracted of Education Magazine (Revista do Ensino), in the period between 1925 and 1929. The “new” education printed in this magazine was represented and spreaded as ideology of national character of education. This research disclosed the authoritarianism implicit in the frame of national character, which one the privileged was education.

Keywords: Brazilian’s History of Education; Education – Press; Education – School.

 

Resumo: Inserido na área da História da Educação, este texto resultou da apresentação sumária de alguns tópicos da dissertação de Mestrado – A Ideologia do Caráter Nacional da Educação em Minas: Revista do Ensino. 1925-1929. A compreensão dos significados atribuídos aos elementos de ensino / aprendizagem, deu-se pela análise de dados extraídos da imprensa pedagógica mineira, ou seja, da “Revista do Ensino”, no período de 1925 a 1929. A “nova” educação veiculada nesses periódicos foi representada e difundida como ideologia do caráter nacional da educação. A pesquisa desvenda o autoritarismo implícito na moldagem do caráter nacional, em que se privilegiou a educação.

Palavras-chave: História da Educação Brasileira; Educação – Imprensa; Educação – Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Abrão Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de História da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

A) Fontes Primárias

REVISTA DO ENSINO. Órgão da Diretoria da Instrução. Belo Horizonte: Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais:

• 1925, ano I (1 a 11);

• 1926, ano II (12 a 19);

• 1927, ano III (20 a 24);

• 1928, ano IV (25 a 28);

• 1929, ano V (29 a 32);

B) Fontes Secundárias

M. M. C. (1986) Molde Nacional e Forma Cívica: Higiene, moral e trabalho na ABE (1924-1931). São Paulo: USP/SP. Tese de Doutorado.

COSTA, E. V. (1982). A Nova Face do Movimento Operário na Primeira República. Revista Brasileira de História. São Paulo, 2 (4), set.

_______. (1987). Da Monarquia à República: Momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense, 4a ed.

De DECCA, E. (1983). A Ciência da Produção: Fábrica despolitizada. Revista Brasileira de História. São Paulo, no .6, set.

DULCI, O. S. (1988). As Elites Mineiras e a Conciliação: A mineiridade como ideologia. Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. São Paulo. Cortez/ ANPOCS.

EVANGELISTA, E. G. S. (1987). Educação do "Mundo Livre". São Paulo.

PUC/SP. Dissertação de Mestrado.

FAUSTO, B. (1983). Trabalho Urbano e Conflito Social (1890-1920). São Paulo. Difel. 3a ed.

FERNANDES, F. (Org. e trad.). (1983). História: MARX/ENGELS. São Paulo: Ática.

FORJAZ, M. C. S. (1977). Tenentismo: Coluna Prestes. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GRAMSCI, A. (1979). os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 3a ed.

_________. (1981). A Concepção Dialética da História. RJ. Civilização Brasileira, 4a ed.

_________. (1984). Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. RJ. Civilização Brasileira, 5 a ed.

HOBSBAWNN, E. (1988). A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

MARSON, A. (1979). A Ideologia Nacionalista em Alberto Torres. São Paulo: Duas Cidades.

MARX, K. (1983). Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, ed. 2.

MONARCHA, C. (1987). A Reinvenção da Cidade e da Multidão: Dimensões da Modernidade. São Paulo. PUC/ SP. Dissertação de Mestrado.

NAGLE, J. (1976). Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo. EPU/MEC/ Autores Associados.

NUNES, C. (1992). História Brasileira: Novas Abordagens de Velhos Objetos. Revista Teoria e Educação. Rio de Janeiro, v.6.

OLIVEIRA, F. (1980). A Economia da Dependência Imperfeita. Rio de Janeiro: Graal, ed.3, v. 1.

PEIXOTO, A. M. C. (1983). Educação no Brasil: Anos vinte. São Paulo: Loyola.

(1989). Educação e Estado Novo em Minas Gerais. São Paulo. PUC/SP. Tese de Doutorado.

RIBEIRO, M. L. S. (1986). História da Educação Brasileira: A organização escolar. São Paulo: Moraes, 6a ed.

SAVIANI, Demerval. (1983). Escola e Democracia. São Paulo. Cortez/ Autores Associados.

SOUZA, M. do C. C. (1984). O Processo Político-partidário na Primeira República. In: Mota, C.G. Brasil em Perspectiva. SP. Difel, v. 14.

WARDE, M. J. (1984). Liberalismo e Educação. São Paulo. PUC/SP. Tese de Doutorado.

XAVIER, M. E. S. (1988). Capitalismo e Escola no Brasil: A construção do liberalismo em ideologia educacional e as reformas do ensino: 1931-1961. São Paulo. PUC/ SP. Tese de Doutorado.

Downloads

Publicado

2008-08-13

Como Citar

BORGES, V. L. A. Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 31, p. 111–134, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/684. Acesso em: 23 nov. 2024.