Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017

Autores

  • Márcio Danelon Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Artes e oficinas, Diferenças e educação, Explorações conceituais

Resumo

Neste número 63, a Revista Educação e Filosofia apresenta mais um número composto por dois dossiês temáticos, sendo um da área da Educação e outro na área da Filosofia. Por se constituir num conjunto de textos temáticos, os dossiês refletem uma viva, pulsante e atual discussão teórica, a qual a Revista Educação e Filosofia procura documentar e publicizar. Com essa publicação, a revista cumpre um importante papel no âmbito de sua politica editorial de divulgação das produções acadêmico-científicas especializadas e propicia aos seus leitores o aprofundamento teórico em duas temáticas de relevo para a Educação e para a Filosofia. No campo da Educação, publicamos o dossiê Diferenças e educação – explorações conceituais entre o Brasil e a França, organizado pelo professor doutor Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas/Brasil, e pelo professor doutor Hubert Vincent, da Université de Rouen/França. Este dossiê é um dos resultados das ações de um projeto de cooperação internacional entre universidades brasileiras (Unicamp; UNIFESP; UFSJ; UFRJ; UNESP – Marília) e universidades francesas (Université de Rouen; Université de Paris 8; Université de Nantes; Université de Lille) financiado pelo acordo CAPES-COFECUB e com vigência entre os anos de 2015 e 2018. Conforme afirmar os organizadores, o objetivo deste dossiê “é o de oferecer distintas abordagens conceituais do tema, evidenciando as contribuições que a Filosofia da Educação pode oferecer para pensar os problemas contemporâneos”.

Na área da Filosofia, publicamos o dossiê Artes e oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari, organizado pela professora doutora Juliana Soares Bom Tempo e pelo professor doutor Humberto Guido, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Este dossiê foi idealizado na esteira das homenagens que marcaram os 20 anos da morte de Gilles Deleuze (1925-1995), num “movimento de discussão do legado do pensamento deleuziano, cujo propósito ultrapassa o ensejo de uma simples homenagem e pretende intensificar as experimentações conceituais para vislumbrar, na criação artística, um disparador de encontros ético-político-estéticos, o que confere ao dossiê uma abordagem transdisciplinar da filosofia de Deleuze – e também Guattari”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

DANELON, M. Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1327–1328, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933. Acesso em: 24 nov. 2024.