Lógica, formação escolar e filosofia entre os jesuítas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-63277

Palavras-chave:

Lógica, Método, Educação, Jesuítas

Resumo

Lógica, formação escolar e filosofia entre os jesuítas

Resumo: O interesse mais direto deste artigo é a relação entre a Lógica e a formação filosófica na educação jesuíta. Para compor uma imagem da importância e da concreção da Lógica na formação proposta pelos inacianos, nós nos concentraremos na Ratio Studiorum e na obra do jesuíta português Pedro da Fonseca (1526-1599). A razão do recorte proposto é que as reflexões de Fonseca sobre o tema parecem, por um lado, orientar outros jesuítas, como é o caso de Sebastião do Couto, que é o autor da dialética do Curso Conimbricense; por outro, elas são mais completas, sobretudo pela atenção dada por Fonseca ao método e às disputationes. De posse do conceito de Lógica de Fonseca, concluímos com a indicação de caminhos contemporâneos de revisitação de lógicas do passado.

Palavras-chave: lógica; método; educação; jesuítas. 

Logic, school education and philosophy among the Jesuits 

Abstract: The most direct interest of this article is the relationship between Logic and philosophical formation in Jesuit education. In order to produce an image of the importance and concretion of Logic in the formation proposed by the Ignatians, we will focus on the Ratio Studiorum and on the work of the Portuguese Jesuit Pedro da Fonseca (1526-1599). The reason for the proposed approach is that Fonseca's reflections on the subject seem, on the one hand, to guide other Jesuits, such as Sebastião do Couto, who is the author of the dialectic of Curso Conimbricense; on the other hand, Fonseca’s conception of logic is more complete regarding the other Jesuits, especially due to the attention given by our author to the method and the disputationes. In possession of Fonseca's Logic concept, we conclude with an indication of contemporary paths for revisiting the logics of the past. 

Key-words: logic; method; education; Jesuits.

Logica, educazione scolastica e filosofia tra i gesuiti

Abstract: L’interesse più diretto di questo articolo è il rapporto tra Logica e la formazione filosofica nell’educazione dei gesuiti. Per produrre un’immagine dell’importanza e della concretezza della Logica nella formazione proposta dagli inaziani, ci concentreremo nella Ratio Studiorum e nell’opera del gesuita portoghese Pedro da Fonseca (1526-1599). Il motivo di questa scelta è che le riflessioni di Fonseca sull’argomento sembrano, da un lato, guidare gli altri gesuiti, come Sebastião do Couto, cioè, l’autore della dialettica del Curso Conimbricense; da l’altro, la concezione di logica di Fonseca è più completa riguardo ad’altri gesuiti, soprattutto per l’attenzione data dall’autore al metodo e alle disputationes. Possedendo il concetto di logica di Fonseca, concludiamo con l’indicazione di modi contemporanei di rivisitare le logiche del passato.

Parole chiave: logica ; metodo ; educazione ; gesuiti.

Data de registro: 16/09/2021

Data de aceite: 01/12/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Baltazar Nascimento Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorado em Filosofia pela Università del Salento. Professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: fabiobnj@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8482022086920207. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6398-6394.

Referências

ARISTOTELE. Organon. Cordinamento generale di Maurizio Migliori. Milano: Bompiani, 2016.

Aristotelis Opera. Ex recensione Immanuelis Bekkeri, edidit Academia Regia Borussica, editio altera quam curavit Olof Gigon. Berlin: De Gruyter, 1960.

BACON, F. Opera omnia. Frankfurt: Joannis Baptistae Schonwetteri, 1665.

BLANCHÉ, R. La logica e la sua storia da Aristotele a Russell. Roma: Ubaldini, 1973.

BOCHENSKI, I. M. A History of Formal Logic. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 1961.

DAWSON, H. Locke, Language and Early-Modern Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. https://doi.org/10.1017/CBO9780511490484

DESCARTES, R. Oeuvres de Descartes. Ch. Adam et P. Tannery (ed.). Nouvelle présentation par J. Beaude, P. Costabel, A. Gabbey e B. Rochot. 11 vols. Paris: Vrin, 1964-1974.

FONSECA, P. Commentariorum Petri Fonsecae Societatis Iesu in libros Metaphysicorum Aristotelis Stagiritae. Tomus I (Roma, 1577); II (Roma, 1589); III (Évora, 1604); IV (Lyon, 1612).

FONSECA, P. Institutionum dialecticarum libri octo. Lisboa: Joannis Blavii, 1564.

FONSECA, P. Institutionum dialecticarum libri octo. Coimbra: Joannem Barrerium, 1574.

FONSECA, P. Instituições Dialéticas. Introdução, estabelecimento do texto, tradução e notas por Joaquim Ferreira Gomes. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1964.

FONSECA, P. Isagoge philosophica. Lisboa: A. Alvarez, 1591.

FONSECA, P Isagoge Filosófica. Introdução, estabelecimento do texto, tradução e notas por Joaquim Ferreira Gomes. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1965.

KNEALE, M.; KNEALE, W. O desenvolvimento da lógica. Tradução de M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.

LAERZIO, D. Vite e dottrine dei più celebri filosofi. Testo greco a fronte. A cura di Giovanni Reale. Milano: Bompiani: 2005.

LEWIS, D. Parts Of Classes. Oxford: Blackwell Publishers, 1991.

Monumenta Historica Societatis Jesu, Epistolae P. Hieronymi Nadal, tomo I, Madrid: Augustini Avrial, 1898.

LUKÁCS, L (Ed.). Monumenta paedagogica Societatis Iesu Nova Editio ex integro refacta. Vol. V. Roma: Institutum historicum Societatis Iesu, 1986.

LUKÁCS, L (Ed.). Monumenta paedagogica nova editio penitus retractata. Vol. VII. Roma: Institutum historicum Societatis Iesu, 1992.

PAUL HENRY, D. Medieval Mereology. Amsterdam/Philadelphia: B.R. Güner, 1991. https://doi.org/10.1075/bsp.16

RAMUS, P. Dialecticae institutiones. Aristotelicae animadversiones. Stuttgart-Bad Cannstatt: Friedrich Frommann (Günther Holzboog), 1964, 1543.

RAMUS, P. Dialectique. Paris: André Wechel, 1555.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

NASCIMENTO JÚNIOR, F. B. Lógica, formação escolar e filosofia entre os jesuítas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 1017–1041, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-63277. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63277. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Colóquio Medieval