Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p355a373Palavras-chave:
Estudos surdos. Estudos culturais em educação. Cultura surda.Resumo
*Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS. Pós-Doutoramento na Gallaudet University, em Washington, DC, Estados Unidos. Professora no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
Resumo: Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circuÂlam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORÂSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.
Palavras-chave: Estudos Surdos; Estudos Culturais em Educação, Cultura Surda.
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
Abstract: This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in narÂratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: producÂtion of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference.
Keywords:Â Deaf studies. Cultural studies in education. Deaf culture.
Data de registro: 13/04/2015
Data de aceite: 26/08/2015
Referências:
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade - a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation: Cultural representations and Signifying Practices. Sage/Open University: London/Thousand Oaks/New Delhi, 1997.
KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n. 2, p.98 - 109, Jun. 2006.
KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 32 n. 2, p. 63 - 78. 2007.
KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. In: ______. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Editora da ULBRA, 2011. p. 15 - 28.
______; SILVEIRA, Carolina Hessel. Humor na literatura surda. Educar em Revista. Curituba, Edição Especial n. 2, 2014, p. 93 - 110.
MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
PADDEN, Carol; HUMPHRIES, Tom. Deaf in America: Voices from a Culture. Cambridge: Harvard University Press, 1988.
PINHEIRO, Daiane. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In.: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.
POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras. 2014. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação ) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
RUTHERFORD, Susan D. A Study of American Deaf Folklore. Bustonsville: Linstok Press, 1993.
SKLIAR, Carlos. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas as velhas - e novas - fronteiras em educação. Pro-posições. Campinas, v. 12, n. 2 - 3, jul./nov. 2001.
SILVEIRA, Rosa Hessel. Contando histórias sobre surdos(as) e surdez. In: COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Discurso, escola e cultura: breve roteiro para pensar narrativas que circundam e constituem a educação. In: ______. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre os Estudos Culturais em Educação. Canoas: Editora da ULBRA, 2005.
THOMA, Adriana da Silva. O cinema e a flutuação das representações surdas - Que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva... 2002. 259f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.