A política educacional brasileira

entre a eficiência e a inclusão democrática

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-p225a243

Palavras-chave:

Política educacional, Educação básica, Direito à educação

Resumo

Resumo: O debate acerca da qualidade da educação básica que se assiste na atualidade revela um paradoxo fundamental nas políticas educacionais brasileiras, pois, ao centrar-se na avaliação, retira de foco a discussão sobre o direito e orienta seus sentidos para a racionalidade administrativa que persegue a eficiência a qualquer preço. Em meio à busca de resultados, vai se perdendo no processo a construção histórica da educação como um bem público, um direito social e que, como tal, não pode ser regulada como mercadoria. Isso ocorre em um contexto de destacada legitimação da avaliação externa, fundamentada no sistema de mérito. A complexidade da discussão assenta-se justamente no fato de que a educação como política pública, a partir das últimas décadas do século XX, passou também a ter como preocupação a inclusão de importantes segmentos sociais que estiveram alijados do gozo de direitos fundamentais na história do País justamente por não responderem aos critérios meritocráticos reinantes no sistema escolar brasileiro.

Palavras-chave: Política educacional; Educação básica; Direito à educação.

 

Abstract: The discussion about the quality of basic education that assists today reveals a fundamental paradox in the brazilian educational policies, because, to focus on the assessment, draws the center of the discussion about the right and directs their senses to the administrative rationality that pursues the efficiency at any price. Among the search of results, will be losing in the process the historical construction of education as a commonweal, a social right and that, as such, cannot be regulated as a merchandise. This happens in a context of detached legitimation of external evaluation, based on a merit system. The complexity of the discussion rests precisely on the fact that the education as public policy, from the last decades of the twentieth century, also gained as concern the inclusion of important social segments that were jettisoned of the enjoyment of the fundamental rights in the history of country, precisely for not responding to the prevailing meritocratic criterions in the Brazilian school system.

Keywords: Educational policy; Basic education; The right to education.

 

Data de registro: 22/01/2014

Data de aceite: 19/02/2014

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular de Políticas Públicas em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora PQ1A/CNPq e PPM/ FAPEMIG. E-mail: dalila@ufmg.br

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 out. 1988.

BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 25 abr. 2007.

______. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 10 jan. 2001.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

______. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Conferência Nacional de Educação 2010 – Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação. Documento Final. Brasília: MEC, 2010a.

______. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Documento-Base da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010). Brasília: MEC, 2010b. v. 1.

______. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014). Brasília: MEC, 2012. v. 1.

______. Projeto de Lei da Câmara n. 103, de 25 de outubro de 2012. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012.

______. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020): Projeto em tramitação no Congresso Nacional – PL n. 8.035/2010. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011 (Série Ação Parlamentar, 436).

GIDDENS, A. Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora da UNESP, 2001. Cap. 12.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status, Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

OLIVEIRA, D. A. A qualidade total na educação: os critérios da economia privada na gestão da escola pública. In: BRUNO, L. (Org.). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.

______. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 197-209, maio/ago., 2009.

______. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 362p. v. 1.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

OLIVEIRA, D. A. A política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democrática. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. n. ESP, p. 225–243, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-p225a243. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24611. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Pública como Direito - Desafios às Políticas Governamentais na América Latina