A gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant

Autores

  • Marcos César Seneda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p259a280

Palavras-chave:

Kant. Filosofia. Matemática. Espaço. Tempo.

Resumo

[1]Esse trabalho expõe resultados parciais de uma pesquisa realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

*Doutor em Filosofia pela Unicamp e Professor Associado do Instituto de Filosofia (IFILO) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

A gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant

Resumo: A distinção entre conhecimento filosófico e conhecimento matemático constitui um dos temas centrais da construção do pensamento kantiano durante a década de 1760. Conquanto operasse com a distinção entre Filosofia e Matemática, Wolff não pressupunha uma radical oposição entre o modo de operação dessas duas ciências. Essa oposição radical surge pela distinção entre conceitos arbitrários e conceitos dados, que Kant propõe já em 1764, no texto Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral. Tomando essa distinção como ponto de partida, este texto pretende executar os seguintes passos: expor a incompatibilidade entre procedimento filosófico e procedimento matemático, que surge do modo de definir cada uma dessas ciências; examinar a transposição de tarefas que Kant projeta sobre a Filosofia e a Matemática, a partir do modo como cada uma pode operar com o conceito de espaço; e fazer uma apresentação inicial dos elementos da estética, particularmente do espaço, como fonte de possibilidade de toda a síntese teórica. Esse último passo do texto será realizado a partir de uma análise dos elementos da estética contidos na Dissertação de 1770.

Palavras-chave: Kant. Filosofia. Matemática. Espaço. Tempo.

A gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant

Abstract: The distinction between philosophical knowledge and mathematical knowledge constitutes one of the central themes of the construction of Kantian thought during the 1760s. Although he operated with the distinction between Philosophy and Mathematics, Wolff did not presuppose a radical opposition between the modes of operation of these two sciences. The radical opposition arises through the distinction between arbitrary concepts and given concepts, which Kant proposes already in 1764 in the text Inquiry concerning the Distinctness of the Principles of Natural Theology and Morality. Taking this distinction as a point of departure, the aim of this paper is to carry out the following steps: show the incompatibility between the philosophical procedure and mathematical procedure which arises from the manner of defining each one of these sciences; examine the transposition of tasks that Kant projects regarding Philosophy and Mathematics based on the way each one can operate with the concept of space; and make an initial presentation of the elements of aesthetics, particularly of space as a source of possibility of the entire theoretical synthesis. This last step of the text will be performed as of an analysis of the elements of aesthetics contained in the Dissertation of 1770.

Keywords: Kant. Philosophy. Mathematics. Space. Time.

Data de registro:26/05/2013

Data de aceite: 08/07/2013

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Biografia do Autor

Marcos César Seneda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Filosofia pela Unicamp e Professor Associado do Instituto de Filosofia (IFILO) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

SENEDA, M. C. A gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. n. ESP, p. 259–280, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p259a280. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22774. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofia