Índice remissivo
Índice remissivo de publicações (por autores) - Período de 1986 a 2016 (Aniversário de 30 anos de publicações)
ABDALA, Mônica Chaves
- Educação e memória: proposta de um museu na UFU (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 125 a 128).
ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva
- A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 193 a 216).
ADRIÃO, Theresa
- Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública (v.28 n. Especial 2014 p. 263 a 282).
AFONSO, José António
- A escola pública laica em Portugal: a República e os republicanos– um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910- 1926) (v.27 n. Especial 2013 p. 21 a 62).
AGOSTINI, Igor
- L’unità di Dio in Descartes (v.29 n. Especial 2015 p. 169 a 197).
AGUIAR, Fernando
- Confianza y racionalidad (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 239 a 246).
AGUIAR, Odílio Alves
- Condição humana e educação em Hannah Arendt (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 23 a 42).
ALCOFORADO, Paulo
- Roteiro para o estudo do Órganon (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 09 a 32).
- Cronologia das obras lógicas de Aristóteles (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 43 a 56).
- Tradução: Pensamentos compostos. Uma investigação lógica. Gottlob Frege. Paulo Alcoforado (trad.) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 243 a 268).
ALGARTE, Roberto A.
- Modernidade e cidadania nas relações estado e sociedade (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 141 a 162).
ALMADA, Leonardo Ferreira
- A neurociência afetiva como orientação filosófica: por uma ressignificação neurofilosófica do papel das emoções na estruturação do comportamento (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 201 a 226).
- VIII Colóquio Antero de Quental, 2009, São João Del-Rey. Atas do VIII Colóquio Antero de Quental. São João Del-Rey: Estudos Filosóficos, n. 3, jul./dez. 2009. 368 p. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 321 a 326).
ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito de
- Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).
ALMEIDA, Alzira Jeronimo de Melo
- ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p. (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 263 a 270).
ALMEIDA, Paulo Roberto Andrade de
- MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da comunicação: para uma crítica da modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 237 a 241).
ALMEIDA, Rogério de
- O imaginário trágico de Ricardo Reis: uma educação para a indiferença. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 635 a 654).
ALVES JÚNIOR, Douglas Garcia
- Reconciliação e rememoração da natureza no sujeito: Adorno e a questão da possibilidade da filosofia (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 117 a 130).
ALVES, Antônio José Lopes
- Os PCN e o ensino da filosofia (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 101 a 116).
AMADO, Wolmir
- A Universidade e a regionalização na filosofia da libertação (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 147 a 162).
- O ensino colonial pré-pombalino no Brasil - 1549 a 1759 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 57 a 78).
AMATO, Rita de Cássia Fucci
- Santo Agostinho: “De Musica” (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 131 a 164).
AMITRANO, Georgia
- Apresentação (Orgs.) Dossiê Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 543 a 545).
- Com-por, rastros e espectros de Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 615 a 630).
AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de
- GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciências para professores do 1° grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas, 1992. (tese de doutorado) (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 123 a 126).
ANDRADE, Antônio dos Santos de
- Quem são os alunos repetentes da primeira série do primeiro grau do município de Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 127 a 152).
ANDRADE, Ciro Schmidt
- “El amor a la sabiduría” como fundamento didáctico (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.07 a 14).
- Proyectos educativos desde la hermenéutica analógica. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 297 a 322).
ANDRADE, Julia Pinheiro
- Educação e democracia: um ensaio sobre o conceito de experiência em John Dewey (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 15 a 42).
ANDRADE, Marcelo
- Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).
ANGIONI, Lucas
- BERTI, Enrico. Aristóteles no século XX; tradução de Dion David Macedo. São Paulo, Loyola, 1997 (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 277 a 282).
- BERTI, Enrico. As Razões de Aristóteles, tradução de Dion David Macedo. São Paulo: Edições Loyola, São Paulo, 1998. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 277 a 282).
- BOLOTIN, D. An approach to Aristotle’s Physics (with particular attention to his manner of writing) (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 183 a 190).
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos
- Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883) (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 233 a 263).
AQUINO, Julio Groppa
- Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 199 a 21).
AQUINO, Orlando Fernández
- Propuesta de dimensiones e indicadores para evaluar el desempeño de los docentes de los Institutos Superiores Pedagógicos em Cuba (ISP) (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 187 a 218).
- Desafios na profissionalização da docência universitária: entre a privacidade das práticas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais (v.24 n.48 jul./dez. 2010 p. 273 a 298).
- A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).
ARAÚJO, Abelardo Bento
- HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobreas origens da mudança cultural. 15. ed. (Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). Rio de janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 677 a 681).
ARAUJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
- A presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 887 a 914).
ARAÚJO, Cícero
- A moral humeana em contexto (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 45 a 58).
ARAÚJO, Elizabeth Adorno de
- Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 185 a 200).
ARAÚJO, José Carlos Souza
- Em busca dos fundamentos filosóficos da Educação Nova (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 25 a 34).
- Algumas notas sobre as pesquisas educacionais na Universidade Federal de Uberlândia (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 113 a 116).
- Da ideologia: para o exorcismo de um instrumento de análise (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 163 a 176).
- Episteme e método para o resgate da memória educacional de Uberlândia (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 41 a 50).
- História de vida e símbolo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 79 a 82).
- Notícia sobre a pesquisa de fontes histórico-educacionais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 115 a 128).
- Ensino laico e religioso na ótica da imprensa Uberabense (1924-1934) (v. 18 n. Especial 2004 p. 223 a 236).
ARAÚJO, Marta Maria de
- Apresentação do Dossiê Escolas, escolarizações e utensilagens materiais no espaço luso-brasileiro (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 15 a 18).
- A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951) (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 19 a 36).
ARAÚJO, Ricardo Corrêa de
- A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada? (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 665 a 686).
ARAÚJO, Rita de Cássia Pimenta de
- A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).
ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
- História e Psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 159 a 184).
ARMOGATHE, Jean-Robert
- Descartes em seu século (v.25 n. Especial 2011 p. 17 a 36).
ASCOLANI, Adrían
- Apología y crítica de la educación pública en Argentina: los dilemas del pensamiento historiográfico en el siglo XX (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 17 a 46).
ASSUNÇÃO, Washington Luiz
- A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 290).
AZEVEDO, Marta Maria
- Jejuka - Suicídio entre os Kaiowá (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 115 a 124).
BACH JUNIOR, Jonas
- Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 423 a 443).
BAKOS, Margarete M.
- Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).
BANNELL, Ralph
- The practice of reason: rationality, language and social ontology. (v.26 n. Especial 2012 p. 73 a 114).
BARBOSA, Claúdio Luis de Alvarenga
- A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 65 a 80).
- A fundamentação da felicidade em Marx (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 147 a 162).
BARBOSA, Cristiane Aparecida
- A desigualdade nos clássicos políticos: de Platão a Rousseau (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 145 a 164).
BARCELOS, Nora-Ney Santos
- A técnica de problema como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de uma experiência (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 137 a 142).
- A prática de ensino de biologia na Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição para a formação didático-pedagógica do biólogo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 159 a 168).
BARCELOS, Tânia Maia
- Subjetividade: inquietudes contemporâneas (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.149 a 160).
BARREIRA, Marcelo Martins
- Ensino da filosofia: uma leitura crítica da filosofia subjacente às orientações curriculares do MEC (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 105 a 124).
BARREIRO, Aguida Celina de Méo
- Psicologia da educação nas licenciaturas em física, química e matemática (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 83 a 88).
- Modelos de ensino (v.8 n.15 jan./jun. 1993p. 109 a 116).
BARROS, Josemir Almeida
- As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).
BASSANI, Jaison José
- Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questão para educação do corpo (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 641 a 669).
BASSI, Romana
- Aspetti etici del rapporto mente-corpo nella Scienza Nuova. (v.28 n. Especial 2014 p. 77 a 91).
BASTOS, Maria Helena Camara
- A educação do caráter nacional: leituras de formação (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 31 a 50).
- CASPARD-KARYDIS, Penélope (dir.) La Presse d´éducation et d´enseignement. 1941 – 1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. tome 1: A –D. 763 p. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 287 a 292).
BATISTA, Aline Maria de Melo
- Práxis, consciência de práxis e educação popular: algumas reflexões sobre suas conexões (v.21 n.42 jul./dez. 2007p. 169 a 192).
BATISTA, Gustavo Araújo
- As categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-políticas do pensamento lockeano (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 35 a 82).
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
- Reflexões sobre arte e educação: a história, a filosofia, a sociedade... (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 365 a 380).
BATTISTI, César Augusto
- A prova da existência da multiplicidade de corpos na Sexta Meditação. (v.25 n. Especial 2011 p. 181 a 214).
BELGIOIOSO, Giulia
- Le débat sur l’union dans les lettres de René Descartes: un esquisse (v.29 n. Especial 2015 p. 17 a 84).
BENGOETXEA, Juan Bautista
- Filosofía y enseñanza de la química sin reducionismos (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 233 a 258).
BENJAMIM, Cássio Correia
- Família, sociedade civil e estado na filosofia do direito de Hegel (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 89 a 112).
- O jusnaturalismo moderno (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 117 a 142).
BERNARDES, Adriana A. Martins
- KRAMER, Sônia (Coord.) e outras. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo, Ática, 6a ed., 1993. (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 301 a 302).
BERNARDO, Fernanda
- O cogito do adeus - o sujeito em auto-desconstrução (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 587 a 614).
BERTELLONI, Francisco
- La filosofía explica la revelación. Sobre el “averroismo político” en el Defensor Pacis de Marsilio de Pádua (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 475 a 500).
BICCAS, Maurilane de Souza
- Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).
BISBAL, Josep Martínez
- Sobre José Gaos y el absurdo de enseñar filosofía (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 159 a 182).
BISSOTO, Maria Luisa
- Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 85 a 116).
BITTAR, Marisa
- História, política e idéias pedagógicas na educação pública de Mato Grosso do Sul (v. 18 n. Especial 2004 p. 193 a 212).
BITTENCOURT, Agueda Bernardete
- De documento religioso a fonte histórica: as atas do I Concílio Plenário da América Latina. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 135 a 158).
BITTENCOURT, Jane
- Para além da epistemologia do professor (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 89 a 103).
BLANC, Joan Pagès
- Enseñar a enseñar a participar. Sugerencias, experiencias e investigaciones (v.26 n. Especial 2012 p. 203 a 228).
BOGGINO, Norberto A.
- Psicogenesis o sociogenesis del conocimiento? Una cuestión a precisar (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 93 a 104).
- Prevención de dificultades en el aprendizaje de aritmética: hipótesis y creencias pedagógicas y psicológicas (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 203 a 224).
- Obstáculos em el aprendizaje de las ciencias naturales: Indicadores didacticos para prevenis problemas em el aprendizaje (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 141 a 154).
BONACCINI, Juan Adolfo
- Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. (v.27 n. Especial 2013 p. 211 a 232).
BONACINI, Irma Luiz
- A maior aula em praça pública: trabalho, política e imaginário das professoras primárias em Minas Gerais (1979 - 1980) (Resumo de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 216).
BONELLA, Alcino Eduardo
- Moral deontológica e princípio de universalização: um estudo a partir da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 207 a 208).
- A ética de Kant (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 37 a 50).
- GILES, Thomas Ransom. Curso de iniciação à filosofia: ramos fundamentais da filosofia: lógica, teoria do conhecimento, ética, política. São Paulo, E.P.U., 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.277 a 278).
- VITA, Álvaro. Justiça Liberal, argumentos liberais contra o neoliberalismo. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1993, 131 pp. (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 315 a 320).
- Justiça como equidade e utilitarismo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 129 a 140).
- Teoria crítica e teoria liberal de justiça. (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 211 a 224).
BONI, Luis Alberto de
- A influência da filosofia européia sobre o pensamento brasileiro (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 75 a 90).
BONILLA, Luis
- Educación y anarquismo: uma mirada luego del desmantelamiento del socialismo real y ante auge de las ideas posmodernistas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 95 a 105).
BORGES, Bento Itamar
- Teoria crítica e pesquisa empírica (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 59 a 66).
- Os sentidos da “crítica” (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 61 a 80).
- HACKING, Ian. Representing and Intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge University Press, 1983. 287 p. (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 133).
- O problema da justificação de teorias: do fundamento último à fundamentação provisória (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 109 a 126).
- CARVALHO, Maria Cecília M, de (org.) Paradigmas filosóficos da atualidade. Campinas, Papirus, 1989, 305p (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 147 a 152).
- INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Uberlândia, Gráfica da UFU, 1992. (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 219 a 223).
- MISSIONSWISSENSCHAFTLICHES Institut Missio e. V., Jahrbuch für kontextuelle Theologien/Yearbook of Contextual Theologies/Anuario de Teologías contextuales/Annuaire des Theologies contextuelles.Frankfurt, Verlag für Interkulturelle Kommunikation, 1993 (1994) (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 135).
- CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250p. (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 189 a 194).
- Homenagem a Engels no centenário de sua morte (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 77 a 92).
- FORNET-BETANCOURT, Raúl. O marxismo na América Latina; Trad. Egídio F. Schmitz. São Leopoldo, Editora Unisinos, 1995, 362 p. (Ed. original: Ein Anderer Marxismus? Die Philosophische Rezeption des Marxismus in Lateinamerika, Editora Grünewald, 1994) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 271 a 276).
- BAHM, Archie J. Comparative Philosophy: Western, Indian and Chinese Philosophies Campared.Edição Revisada. Albuquerque, World Books, 1995, 103 p. (Primeira Edição: 1977) (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 287 a 292).
- Ethos e Estado Moderno no último Habermas (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 75 a 88).
- CARVALHO, José Maurício. História da filosofia brasileira: balanço e perspectivas. Londrina, Ed. UEL/Cefil, 1997. 293 p. (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 229 a 234).
- Conflito, troca e justiça: o esclarecimento desde os pré-socráticos (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 49 a 64).
- PAIM, Antônio. Etapas iniciais da filosofia brasileira. Londrina, UEL, 1998, 272 p.(v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 293 a 296).
- Crise e democracia (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 33 a 42).
- Ética e narratividade (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p. 85 a 96).
- Obituário: Moacir Bortolozo (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 299 a 303).
- FORNET-BETANCOURT, Raúl (org) Migration und Interkulturalität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade] (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 199 a 210).
- Tradução: Sobre o filósofo Lichtenberg - Günther Patzig (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 213 a 219).
- GOMES, LUIZ Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas, Alínea, 2007. 162p. (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 295 a 302).
- A presença de Simmel na obra de Habermas (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 247 a 262).
- NAVIA, Ricardo. Richard Rorty: emplazamiento ala tradición filosófica. Montevidéu, Universidade de la República, 2008, 256 p. (Coleção Carlos Vaz Ferreira) (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 191 a 196).
- Tradução: Formação e perspectividade. Controvertibilidade e proibição de doutrinação como componentes básicos da formação e da ciência. - Wolfgang Sander. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 757 a 784).
- Tradução: Controvertibilidade sem controvérsia? - Marcelo Dascal. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 785 a 792).
- LUBENOW, Jorge A. A categoria de esfera pública em Jürgen Habermas: para uma reconstrução da autocrítica. João Pessoa: Editora Manufatura, 2012. 158 p. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 473 a 477).
- SILVA, Marconi Oliveira de. Wittgenstein: para além da linguagem agostiniana. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2012. 195 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 921 a 927).
BORGES, Dinorah Maria de Almeida e
- Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
BORGES, Magali de Fátima Dias
- Memórias de diretores: entre práticas e histórias do cotidiano escolar (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 135 a 154).
BORGES, Teresa Maria Machado
- Leitura: da escrita da fala à fala da escrita. Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 292).
BORGES, Vera Lúcia Abraão
- História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
- DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés-Editora, 1984, 398 pp (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 299 a 304).
- Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino, 1925 a 1929 (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 111 a 134).
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves
- O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 73 a 86).
BORTOLOZO, Moacir
- FORNET-BETANCOURT, Raúl. Comentario a la fenomenologia del Espíritu. México, D.F., México, Ediciones de la Universidad la Salle, 1987.(v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 141 a 142).
BOTELHO, Octavio da Cunha
- A história do reconhecimento da filosofia indiana no ocidente (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 173 a 194).
- BECK, Heinrich e SCHMIRBER, Gisela (Editores). Paz creativa a partir del Encuentro de Culturas del Mundo. Maracaibo: Rectorado de la Universidade del Zulia, 1996, 482 pp. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 287 a 292).
- O início da reflexão do conhecimento sobre si mesmo na Índia antiga (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 259 a 278).
- CAVALIERE, Arlete O. (Ed.). Revista de Estudos Orientais. São Paulo: Departamento de Letras Orientais – FFLCH-USP/Ateliê Editorial, nr. 4, Agosto 2003, 224p.(v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 381 a 386).
BOTO, Carlota J. Malta dos Reis
- Emílio: cidadão do mundo (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 13 a 18).
- A pedagogia científica em finais do XIX: alguma leitura e escrita do debate português (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 27 a 48).
BRAGA, Antônio Saturnino
- Biblioteconomia, filosofia da informação e epistemologia social. Notas para uma possível discussão entre Floridi e Habermas (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 453 a 476).
BRANCO, Maria Luísa
- O modelo da escola cultural como exemplo de uma perspectiva integradora e democrática de educação cívica (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 97 a 114).
BRANCO, Maria Luísa Frazão
- O "especificamente pedagógico" (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 797 a 810).
BRAVO, Francisco
- La naturaleza del placer en el Filebo de Platón (v.22 n.43 jan./jun. 2008 p. 139 a 160).
BRITO, Ângela Xavier de
- A fabricação dos destinos das alunas do colégio Notre-Dame de Sion. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 53 a 79).
BRITO, Silvia Helena Andrade de
- Ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954) (v. 18 n. Especial 2004 p. 151 a 172).
BRITTO, Fabiano de Lemos
- Uma pedagogia da solidão em Nietzsche (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 251 a 262).
BRUNO, Marilda Moraes Garcia
- A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes (v.29 n. Especial 2015 p. 375 a 396).
BUENO, Sinésio Ferraz
- ADORNO, Theodor W. Emancipação e Educação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995 (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 259 a 262).
CABRERA, Mónica
- Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).
CAINELLI, Marlene
- A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 163 a 184).
CÂMARA, Luiz
- Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 729 a 755).
CAMARGO, Maria Aparecida Santana
- Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a “compreensão” nas trilhas da hermenêutica filosófica (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 285 a 303).
CAMPOS, Maria das Graças Cunha
- Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores (Resumo de teses e dissertações) (v.10 n. 20 jul./dez. 1996 p. 287).
CAMPOS, Névio de
- Intelectuais católicos: confidentes do criador, ministros do progresso e sacerdotes da verdade. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 281 a 312).
CANDIOTTO, Cesar
- A genealogia da ética de Michel Foucault (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 217 a 234).
CANGEMI, Joseph P.
- Existe hierarquia de significados em psicologia e nas disciplinas de saúde mental? Observações e comentários (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 129 a 140).
- Mulheres em transição nos EUA hoje: escolhas e conflitos (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 129 a 150).
- Power and the esteemed professorate (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 181 a 202).
CANNARSA, Marilisa
- Ordo ab chao. Cosmogonia e materia nel Timeo (v.23 n.46 jul./dez. 2009p. 263 a 308).
CAPORALINI, José Belluci
- O despertar da esfinge. O sentimento trágico de Antero de Quental e de Miguel de Unamuno (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 93 a 96).
- Dimensões fundamentais da antropologia de Fidelino de Figueiredo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 199 a 204).
- Frege: filósofo da linguagem? (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 99 a 108).
- AA. José Maurício de Carvalho, Org. VII Colóquio Antero de Quental: Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del Rey e Lisboa: UFSJ e Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro, 11 a 16 de setembro de 2006 (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 227 a 236).
- Elementos antropológicos no pensamento de Antero de Quental (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 91 a 104).
CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello
- Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 117 a 164).
- A filosofia como modo de vida em Foucault. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 185 a 206).
- Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 599 a 611).
CARDOSO, Maria Helena Fernandes
- Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no Discurso Oficial (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 45 a 52).
CARINO, Jonaedson
- A biografia como fonte para a história da educação: subsídios para um debate necessário (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 159 a 174).
CARRÃO, Eduardo Vitor Miranda
- Informática na educação: perspectivas (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 145 a 152).
CARRIJO, Menissa Cícera Fernandes Oliveira Bessa
- BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286 p. (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 305 a 310).
CARVALHO, Alexandre Filordi de
- Foucault e o espetáculo do mundo: notas acerca de uma possível história da subjetividade (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 189 a 208).
CARVALHO, Ana Maria C.
- Relato do projeto de levantamento: “Aspectos da realidade do ensino-aprendizagem de ciências em Uberlândia (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 181 a 190).
CARVALHO, Carlos Henrique de
- O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).
CARVALHO, Jairo Dias
- Nietzsche e a crítica ao Estado (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 165 a 178).
CARVALHO, José Mauricio de
- As idéias filosóficas no Semanário Tribuna do Povo (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 17 a 34).
- A noção de natureza humana nos periódicos de São João del-Rei (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 131 a 138).
- Delfim Santos e os temas culturais (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 39 a 56).
- Mistério e existência: a vida segundo Severiano de Resende (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 123 a 140).
- Eclosão no Brasil das vertentes positivistas (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 77 a 88).
- A liberdade de pensamento e os valores do ocidente (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 265 a 273).
- O diálogo Brasil-Portugal no seio do tradicionalismo republicano: Alceu e Jackson e a teoria dos corpos intermediários de Antônio Sardinha (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 165 a 178).
- Vocação e missão na filosofia de Ortega y Gasset (v.19 n.38 jul./dez. 2005p. 183 a 198).
- Ética e psicologia: considerações sobre a pessoa na psicoterapia (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 131 a 146).
- TEIXEIRA, Ramiro. São Francisco e Santo Antônio. Porto: Associação Cultural do Convento de S. Payo, 2004. (v.20 n.39 jan./jun. 2006 p. 253 a 262).
- BORGES, Bento Itamar. Ensaios filosóficos e peripécias do gênero. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 221 a 226).
- AIUB, Mônica. Filosofia da mente e psicoterapias. Rio de janeiro: Wak, 2009. 184 p.(v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 321 a 330).
- CABRERA, Júlio. Diário de um filósofo no Brasil, Ijuí/RS. Unijuí, 2010 (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 313 a 320).
- JASPERS, Karl. O médico na era da técnica. Lisboa: Edições 70, 1998. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 671 a 676).
CARVALHO, Lúcia Helena Borges
- Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).
CARVALHO, Luciana Beatriz de O B. de
- O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 81 a 88).
CARVALHO, Washington Luiz de
- Fundamentos orientadores para as políticas públicas da educação física no Regime Militar (1964-1985) (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 583 a 606).
CASAGRANDE, Cledes Antonio
- Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 375 a 403).
CASTILHO, Telma Maria S.
- As tecnologias da informação e comunicação na educação – projeto rádio-escola (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 259 a 276).
CASTRO, Carmen
- Órfãs para o trabalho - Rio Grande do Sul, século XIX (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 127 a 134).
CASTRO, Célia Maria de
- Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).
CASTRO, Nyvia Cristina Bandeira de
- Questões discursivas: retomando algumas considerações (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 33 a 40).
CATANI, Denice Bárbara
- A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p.115 a 130).
CAVALCANTE, Alberto R.
- A racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 225 a 258).
CENCI, Angelo Vitório
- Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 323 a 342).
CERASOLI, Josianne Francia
- As novas tecnologias e a intensificação do trabalho docente na universidade (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 171 a 190).
CERLETTI, Alejandro A.
- Política de la enseñanza de la filosofía (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 103 a 116).
- Sujeito y educación: Althusser y el legado del estruturalismo (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 273 a 292).
- Enseñanza filosófica: notas para la construcción de un campo problemático (v.22 n.44 jul./dez. 2008p. 43 a 54).
CERQUEIRA, Luiz Alberto
- Liberdade e modernização no Brasil (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 597 a 630).
CÉSAR, Constança Marcondes
- Crítica e diferença em Heidegger (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 49 a 56).
CHAGAS, Eduardo Ferreira
- A cisão do mundo ético: lei divina e lei humana na fenomenologia e na Antígona (v.8 n.15 jan./jun. 1993 p. 67 a 74).
- Diferença entre alienação e estranhamento nos Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), de Karl Marx (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 23 a 34).
- Para uma explicitação da dialética hegeliana entre o senhor e o escravo na Fenomenologia do Espírito (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 11 a 16).
- Para uma explicitação do conceito de poder em Hannah Arendt à partir de J. Habermas (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 81 a 92).
- Marx e a questão da história sob dois enfoques: evolução e repetição (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 159 a 170).
CHAVES-TANNÚS, Marcio
- Breve exame do conceito de tempo na tradição filosófica e cultural do ocidente até a idade média (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p.05 a 10).
- Moreira, E. F. P. & Rago, L. M. O que é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984. (v.1 n.1 jul./dez. 1986 p. 88).
- Algumas observações à antropologia filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 5 a 10).
- “Educação integral: espaço de análise a partir de um esquema (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 25 a 28).
- FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos - Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979, P.p: 12-23. (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 123 a 125).
- Considerações lógicas em torno de uma definição do homem (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 05 a 08).
- Crítica ao 11° capítulo da Crítica da Razão Científica de Kurt Huebner (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 09 a 14).
- Relatório de uma discussão de um seminário sobre o Tractatus de Wittgenstein (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 109 a 112).
- Abélard e a questão dos universais (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 05 a 12).
- BOETHIUS, A.M.S. Die Theologischen Traktate: lat. --dt. Uebers., eingeleitet u. mit Anm. vers. von Michael Elsaesser. Felix, Hamburg, 1988. (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 194 a 195).
- A questão da verdade. algumas observações a propósito de um trecho de descartes (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989p. 151 a 154).
- Porque um curso de graduação em filosofia? (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 233 a 234).
- Nicolaus von Autrecourt, Briefe: lat. - dt. . Neu hrsg.von Ruedi Imbach u. Dominik Perler.Uebers.u.eingeleitet von Dominik Perler, Felix Meiner, Hamburg, 1988. (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 269 a 272).
- AGAZZI, E. Les Mathématiques comme Théorie et comme langage, in: Actes du Colloque International organisé au Centre Universitaire du Luxembourg les 9, 10 et au juin 1976, pp. 17-32 (v.4 n.7 jul./dez. 1989p. 143 a 146).
- Gorgias von Leontinoi: Reden, Fragmente und Testimonien: griech. - dt., hersg.mit Ubers. u. Kommentar von Thomas Buchheim, Felix Meiner, Hamburg, 1989. (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 177).
- PETER ABAELARD: Abhandlung über die göttliche Einhet und Dreieinigkeit, Lateinicsh-Deutsch, Übers., mit Einl. U. Anm.hrsg.von Ursula Niggli, Felix Meiner, Hamburg, 1989 (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 205 a 208).
- A teoria da predicação de Pierre Abélard e a semântica da frase de Peter Von Polenz: uma tentativa de aproximação (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 229 a 238).
- Um modelo medieval de aplicação da lógica à moral: a Ética de Pedro Abelardo (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 275).
- Análise de algumas conseqüências possíveis de uma definição: o lógico medieval Pedro Abelardo e sua definição de pecado (v.9 n.18 jul./dez. 1995 p. 123 a 126).
- Costumes e caracteres na Ética de Pedro Abelardo (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 175 a 180).
- WILLIAM OF SHERWOOD: Introductiones in logicam. Lateinisch-Deutsch, Hrsg., Übers., Eingeleitet Und Mit Anm. Von H. Brands U. C. Kann, Felix Meiner, Hamburg, 1955. (v.12 n.24 jul./dez. 1998p. 303 a 307).
- Algumas questões relativas à dialética aristotélica (v.16 n.32 jul./dez. 2002 p.11 a 30).
- Algumas questões adicionais relativas à dialética aristotélica (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 13 a 34).
- Tradução: Sobre um mau uso da lógica - Oswald Ducrot (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 309 a 322).
- Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem. (v.25 n. Especial 2011 p. 117 a 134).
- Uma passagem enigmática dos Tópicos de Aristóteles. (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 313 a 321).
CHIARELLO, Maurício
- Morituri te salutant. Schopenhauer e Nietzsche em face da morte (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 115 a 144).
- Tradução: Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Jürgen Habermas (v.21 n.42 jul./dez. 2007 p. 273 a 293).
CHIZZOTTI, Antonio
- Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 429 a 448).
CIAVATTA, Maria
- A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação (v.23 n.46 jul./dez. 2009 p. 37 a 72).
CICILLINI, Graça Aparecida
- Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
- A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2°grau (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 17 a 38).
- Currículo de ciências: trajetórias, metodologias e perspectivas de ensino (v.26 n. Especial 2012 p. 179 a 201).
COELHO, João Paulo Pereira
- A educatio latina na obra De Clementia de Sêneca (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 99 a 119).
COELHO, Maria Cândida de Pádua
- A educação brasileira na nova República (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 51 a 60).
- PONCE, Anibal. Educação e Luta de Classes. Cortez, São Paulo, 1981, 192 p. (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 165).
- A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
- Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).
COLELLA, Leonardo Javier
- La república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 719 a 730).
- De maestros y poetas. Educatión y arte em Nietzsche y Rancière. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 827 a 840).
- Educación y filosofía. Un abordaje a partir del concepto de “pensamiento” de Alain Badiou (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 631 a 646).
COLETA, José Augusto Dela
- Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
- A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
- As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
- A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 465 a 489).
COLETA, Marilia Ferreira Dela
- Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 47 a 62).
- A cultura organizacional real e idealizada de faculdade de licenciatura e a percepção de suas práticas (v.19 n.37 jan./jun. 2005 p. 51 a 68).
- As bases do poder social e a conduta do professor universitário em sala de aula (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 17 a 42).
COLLA, Anamaria Lopes
- A cidadania dos brasileiros sendo forjada nos bastidores - será este o real conteúdo que a escola quer ensinar? (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p.43 a 58).
CORNELLI, Gabriele
- O belo antro e a grande oliveira: recepções da alegoria da caverna na tradição neoplatônica. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 93 a 112).
- O conceito de saúde no Livro IV da República: Platão contra os hipocráticos? (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 209 a 220).
CORREIA, Wilson Francisco
- Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 225 a 239).
- Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia, Piaget? (v.19 n.38 jul./dez. 2005 p. 43 a 68).
- Docência em filosofia: pensando na prática. (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 525 a 538).
COSTA JÚNIOR, José
- PRECHT, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? Tradução de Claudia Abeling. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.336 p. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 915 a 920).
COSTA, Luzia Marivalda Barreiro da
- Interação professor-aluno na pré-escola e a influência da variável sexo da criança (v.2 n.4 jan./jun. 1988 p. 85 a 98).
- Pré-Escola: pretensão e realidade, um diagnóstico das instituições assessoradas pela Universidade Federal de Uberlândia (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 97 a 110).
COSTA, Marisa Cristina Vorraber
- Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 139 a 150).
- A problemática contemporânea da ciência e do conhecimento: examinando idéias de Jean Ladière (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 25 a 36).
COSTA, Miriam Omena
- História da educação em Uberlândia: em busca das fontes (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 125 a 128).
COTA, Maria Célia
- De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática. (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 203 a 222).
COTELLESSA, Ana Maria de Sylvio
- Um ensino mais humano baseado na pedagogia Waldorf (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 31 a 36).
COUTINHO, Karyne Dias
- Cinema e educação: o que pode o cinema? (v.27 n.54 jul./dez. 2013 p. 477 a 502).
COVA, Valter Forastieri
- Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 843 a 859).
CRESPI, Leonardo Peluso
- Reflexión en torno a la aplicación de herramientas para operar sobre las lenguas y el caso de la lengua de señas uruguaya (LSU) (v.29 n. Especial 2015 p. 301 a 329).
CRUZ, Silvia Olmedo
- Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 61 a 93).
CRÚZ-REYS, Víctor C.
- La escuela de primeras letras en el Reino de Guatemala : el caso de la provincia de Honduras (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 15 a 36).
CULLETON, Alfredo Santiago
- O problema da causa finalis em Ockham. (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 521 a 538).
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
- A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 93 a 110).
CUNHA, Antônio Afonso da
- Ensaio de passos no campo da diferença ontológica (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 19 a 30).
CUNHA, Conceição Maria da
- Ensino noturno em universidades oficiais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 36 a 40).
CUNHA, Luiz Antônio
- Ensino médio e técnico: de volta ao passado? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 65 a 90).
CUNHA, Marcus Vinicius da
- A apropriação de Aristóteles por John Dewey (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 43 a 70).
CUNHA, Myrtes Dias da
- O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão (Resumo de teses e dissertações) (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 276-277).
- Algumas questões sobre a subjetividade social no processo de constituição de professores: o coletivo da escola (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 13 a 34).
- Crianças e escola: o aprendizado como aventura (?) (v.26 n. Especial 2012 p. 329 a 355).
CUNHA, Neire Márcia da
- A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor (v.29 n.57 jan./jun. 2015 p. 125 a 152).
CUTER, João Vegílio G.
- Wittgenstein e o domínio da gramática: a ruptura com o Tractatus (v.8 n. 16 jul./dez. 1994 p. 172 a 182).
DALBERIO, Osvaldo
- Avaliação: uma questão filosófica (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 81 a 84).
DAMIS, Olga Teixeira
- A contribuição da didática na formação do professor (v.2 n.3 jul./dez. 1987 p. 117 a 124).
DANELON, Márcio
- GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Brochura 12X18 cm. ISBN 8575261002 (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 263 a 268).
- Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia (v.22 n.44 jul./dez. 2008 p. 15 a 22).
- Jean-Jacques Rousseau: trezentos anos de um caminhante solitário (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 17 a 24).
- FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana. Campinas: Editora Alínea, 2010. 114p (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 683 a 688).
- Apresentação Dossiê Libras (v.29 n. Especial 2015 p. 237 a 245).
DÂNGELO, Newton
- A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).
DANIEL, Leziany Silveira
- Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).
DANSA, Cláudia V. de Assis
- Atualização ou reestruturação educacional? Concepção de educação e metodologia do projeto educação para a ciência/Uberlândia-MG (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 101 a 110).
DANTAS, José Adalberto Mourão
- Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de ciências econômicas (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 11 a 18).
DANTAS, Luís Thiago Freire
- A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 405 a 424).
DANTAS, Maria José
- “Escrever-te-ei sem demora”! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. (v.30 n.59 jan./jun. 2016 p. 107 a 134).
DARDEAU, Denise
- Metafísica da subjetividade e desconstrução: notas a partir de Jacques Derrida (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 567 a 585).
DASCAL, Marcelo
- Diversidad cultural y practica educacional (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 169 a 188).
DAVIS, Cláudia Leme Ferreira
- Problemas de aprendizagem na alfabetização: contribuições da pesquisa-ação escolar (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 289 a 312).
DE LELLA, Cayetano
- Situación de la educación de jóvenes e adultos: "políticas educativas, organismos internacionales y sociedad civil" (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 185 a 196).
DEVECHI, Catia Piccolo Viero
- A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).
DIAS, Zaida Barros
- A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função (Resumos de teses e dissertações) (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 297).
DINIZ, Helenice Camargos Viana
- Pré-escola e séries iniciais do 1º grau: A questão da transição (Resumos de teses e dissertações) (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 215).
DOMINGUES FILHO, João Batista
- Elias e Giddens: a figuração da estruturação (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 207 a 232).
DONATELLI, Marisa C. de O. F.
- Medicina e o “Grande Século”: a crítica cartesiana (v.25 n. Especial 2011 p. 239 a 266).
DONATONI, Alaíde Rita
- A formação geral e os estágios nas habilitações específicas de 2º grau de magistério (v.7 n.14 jan./jun. 1993 p. 213).
- A educação brasileira na conjuntura nacional (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 259 a 264).
- Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira (v.10 n.19 jan./jun. 1996 p. 153 a 162).
- Trajetória do movimento docente do ensino superior: um resgate histórico da origem e desenvolvimento da ANDES. (Resumos de teses e dissertações) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 223 a 242).
- O movimento docente do ensino superior na Nova República (v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 135 a 164).
- Os docentes universitários e a criação do ANDES – SN (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 179 a 206).
DORE, Rosemary
- A escola unitária e o papel da filosofia da educação na nova ordem mundial (v.11 n.21 e 22 jan./dez. 1997 p. 57 a 76).
- Notas sobre a assimilação da filosofia da práxis pelo neoidealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p.235 a 258).
DORNELES, Adalberto Ulisses Alves
- O conceito de verdade em Frege (v.7 n.14 jul./dez. 1993 p. 09 a 16).
DOZOL, Marlene de Souza
- Da natureza e da densidade do humano na pedagogia de Rousseau. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 47 a 70).
DRUMMOND, Arnaldo Fortes
- O agir econômico e a morte do mercado (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 11 a 24).
- Obituário: Henrique Cláudio de Lima Vaz (v.17 n.33 jan./jun. 2003 p. 219).
- O conceito hegeliano: substância de liberdade (v.18 n.35/36 jan./jun. e jul./dez. 2004 p. 83 a 92).
DUARTE, André
- Sobre a concepção hegeliana do mal na filosofia do direito (v.5 e 6 n.10 e 11 jan./dez. 1991 p. 07 a 16).
ELIAS, Wagner de Mello
- Os sonhos e as profecias na república cristã (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 207 – 224).
Equipe de Professores de Filosofia da FAFI de Araguari
- A filosofia e sua motivação (v.1 n.2 jan./jun. 1987 p. 91 a 94).
ESCUDERO, Jaime Caiceo
- Contrapunto filosófico educacional Chile: humanismo laico versus humanismo cristiano (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 113 a 144).
ESPINOSA, Maria José Rebollo
- Isaiah Berlin: claves axiológicas para una educación humanista (v.15 n.30 jul./dez. 2001 p. 67 a 89).
EVA, Luiz Antônio Alves
- Notas sobre a presença de Sêneca nos Essais de Montaigne (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 39 a 52).
EVANGELISTA, Olinda
- Ação católica e formação docente na década de 1930(v.16 n.31 jan./jun. 2002 p. 9 a 28).
EZCURRA, Ana Maria
- Globalización, neoliberalismo y sociedad civil: algunos desafíos para los movimientos sociales y populares latinoamericanos (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 89 a 128).
FABBRINI, Ricardo Nascimento
- O ensino da filosofia: uma arte de multiplicação dos signos? (v.6 n.12 jan./dez. 1992 p. 125 a 128).
FAGUNDES, André Luiz de Oliveira
- A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 861 a 887).
FALANGA, Claudia
- Texto vincitore Premio G. Vico– Reconhecimento na apresentação do Dossier: Giambattista Vico (v.28 n. Especial 2014 p. 19 a 20).
FARIA, Juliana Guimarães
- A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação (v.28 n.55 jan./jun. 2014 p. 373 a 393).
FARIA, Marcos Roberto de
- A arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na Companhia de Jesus no século XVI. (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 659 a 681).
FARIA FILHO, Luciano Mendes de
- Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850 – 1930) (v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000 p. 175 a 202).
FARIAS, Itamar Mazza de
- A ideologia da igualdade de oportunidade (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 107 a 128).
- A orientação educacional, seus pressupostos e sua evolução no sistema escolar brasileiro (v.5 n.9 jul./dez. 1990p. 79 a 96).
- O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana (v.9 n.17 jan./jun. 1995 p. 139 a 156).
- Diferenças entre polivalência e politecnia: implicações para a formação da concepção sobre o trabalho no processo educativo (v.12 n.23 jan./jun. 1998 p. 11 a 30).
FARIAS, Márcio Norberto
- A formação docente e a necessidade de ser percebido (v.29 n.58 jul./dez. 2015 p. 829 a 841).
FAVACHO, André Marcio Picanço
- Os editoriais da revista Educação & Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia: uma primeira análise (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 111 a 136).
FAVARETTO, Celso F.
- Inconformismo estético, inconformismo social: Hélio Oiticica (v.4 n.8 jan./jun.1990p. 151 a 158).
FÁVERO, Altair Alberto
- Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. (v.27 n.53 jan./jun. 2013 p. 175 a 192).
FÁVERO, Maria de Lourdes de A.
- A universidade, espaço de pesquisa e criação do saber (v.13 n.25 jan./jun. 1999 p. 249 a 260).
FAYE, Emmanuel
- Descartes e a consciência em La Rercherche de la Vérité par la lumière naturelle. (v.26 n.51 jan./jun. 2012 p. 145 a 162).
- Ser, história, técnica e extermínio na obra de Heidegger. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 613 a 640).
FEHR, Manfred
- O controle de qualidade na formação integral (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 17 a 28).
- Avaliação docente: rumo à qualificação do trabalho acadêmico (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 19 a 24).
FELDFEBER, Myriam
- La construcción del derecho a la educación: reflexiones, horizontes y perspectivas. (v.28 n. Especial 2014 p. 139 a 153).
FELGUEIRAS, Margarida Louro
- As condições de vida dos professores primários da República ao fim da ditadura. (v.27 n. Especial 2013 p. 75 a 108).
- A reformulação curricular para o ensino de história no 1° grau - estado de Minas Gerais (v.3 n.5 e 6 jul.1988/jun.1989 p. 241 a 246).
FELTRAN, Regina Célia de Santis
- Pós-graduação em educação na Universidade Federal de Uberlândia e sua clientela (v.10 n.20 jul./dez. 1996 p. 185 a 202).
- O professor de medicina veterinária na ótica de ex-alunos (v.20 n.40 jul./dez. 2006 p. 243 a 262).
FENERICH, Claudia
- É possível ensinar o certo e o errado? (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 121 a 134).
FERMANI, Arianna
- Un tentativo di esplorazione dei molteplici nessi dele nozioni aristoteliche di giustizia e ingiustizia, vizio e virtù, trapiano etico e piano giuridico (v.21 n.41 jan./jun. 2007 p. 169 a 211).
FERNANDES, Iara
- Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras (v.23 n.45 jan./jun. 2009 p. 165 a 184).
FERNANDES, Paulo Irineu Barreto
- Herbert Marcuse e as “imagens da libertação”. (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 527 a 549).
FERNÁNDEZ, Alicia García
- Hegel interpreta a Sófocles (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 153 a 170).
- Por una nueva interpretación de la teoría de las ideas. (v.25 n.49 jan./jun. 2011 p. 227 a 239).
FERREIRA JÚNIOR, Amarílio
- História nova do Brasil: uma filosofia da história? (v.12 n.24 jul./dez. 1998 p. 143 a 158).
FERREIRA, Anselmo Tadeu
- CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1997 (v.13 n.26 jul./dez. 1999 p. 275 a 280).
- Apresentação do Dossiê sobre “Física e Metafísica no pensamento antigo e medieval” (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 441 a 444).
- A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 445 a 474).
- Entrevista com Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (v.26 n.52 jul./dez. 2012 p. 403 a 427).
FERREIRA, Antônio Gomes
- Ideias sobre a educação para o desenvolvimento em Portugal e no Brasil em meados do século XX (v.24 n.47 jan./jun. 2010 p. 125 a 151).
- Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido (v.28 n.56 jul./dez. 2014 p. 857 a 885).
FERREIRA, Berta Weil
- O sentido da vida (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 129 a 134).
FERREIRA, Dirceu Fernando
- CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000 (v.17 n.34 jul./dez. 2003 p. 291 – 298).
FERREIRA, Lenira Weil
- Um olhar escolanovista sobre a educação brasileira (v.15 n.29 jan./jun. 2001 p. 77 a 94).
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira
- Autoridade e liberdade em Kant (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 05 a 10).
- Abordagem transacional de planejamento: algumas notas (v.4 n.8 jan./jun.1990 p. 07 a 16).
FERREIRA, May Guimarães
- Subsídios para a compreensão da base materialista-histórica da relação indivíduo-sociedade (v.7 n.13 jan./jun. 1993 p. 135 a 154).
FERREIRA, Nilce Vieira Campos
- As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobreo contributo de pesquisadores vinculados ao “Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal” (v.27 n. Especial 2013 p. 143 a 162).
FERREIRA, Sueli
- Contribuições da cultura, imaginação e arte para a formação docente (v.25 n.50 jul./dez. 2011 p. 539 a 556).
FERREIRA, Sueli Aparecida
- Escala de atitude frente à pré-escola: elaboração e validação da EAPE (v.4 n.7 jul./dez. 1989 p. 27 a 44).
FERREIRA, Vicentina Naves
- FORNET-BETANCOURT, Raúl. Introdução a Sartre. México, Ediciones de la Universidad La Salle, 1989. 147 p. (Colección de textos filosóficos) (v.5 n.9 jul./dez. 1990 p. 163 a 164).
FERRY, Jea