O "romantismo", o "enciclopedismo" e o "criticismo"

manifestos no magistério da filosofia, no ensino médio, em Uberlândia

Autores/as

  • Sérgio Pereira da Silva Campus Avançado de Catalão-UFG / Faculdades Integradas do Triângulo - FIT, Uberlândia, MG.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-977

Palabras clave:

Educação no ensino médio, Filosofia, Uberlândia

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o magistério da Filosofia, no Ensino Médio, em Uberlândia. Revela metodologias espontaneístas e conteudistas, no bojo das concepções aqui denominadas de "romântica", "enciclopédica" e "crítica''. 

Palavras-chave: Educação no ensino médio; Filosofia; Uberlândia.

Abstract: This article is product of a research about the teaching of Philosophy, at high school, in Uberlândia. lt tries to show some methodologies, associated to conceptions called here "romantic", "encyclopaedic" and "critic".

Keywords: Teaching at high school; Philosophy; Uberlândia.

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Biografía del autor/a

Sérgio Pereira da Silva, Campus Avançado de Catalão-UFG / Faculdades Integradas do Triângulo - FIT, Uberlândia, MG.

Professor de Filosofia da Educação e Coordenador do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Catalão-UFG / Professor de Filosofia da Ciência das Faculdades Integradas do Triângulo - FIT, Uberlândia, MG.

Publicado

2008-10-22

Cómo citar

DA SILVA, S. P. O "romantismo", o "enciclopedismo" e o "criticismo": manifestos no magistério da filosofia, no ensino médio, em Uberlândia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 181–188, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-977. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/977. Acesso em: 15 nov. 2024.