A avaliação no contexto da ação pedagógica do professor de história
Palabras clave:
Ensino de História, Professor de História, Ação pedagógica, Ralph W. TylerResumen
A reflexão sobre a prática da avaliação no ensino de História no 1º grau (5a a 8a) é o objetivo primordial do presente estudo. Procurou-se situar a temática em questão no bojo das transformações ocorridas a partir dos anos 80, as quais levaram à ampliação do debate acerca do redimensionamento da ação pedagógica do professor de História.
Para uma análise contextualizada da prática avaliativa buscou-se por um lado, evidenciar o caráter político do ensino de História na educação escolar brasileira, através da recuperação de momentos importantes da sua trajetória histórica no país.
Por outro lado, a contraposição entre as concepções de História fundadas no positivismo e no marxismo tornou-se fundamentai para a compreensão dos limites e perspectivas do "movimento de renovação" do ensino de História, nos anos 80 e para o confronto discurso/prática do professor de História particularmente no tocante à sua ação avaliativa.
Buscando delinear os princípios norteadores da avaliação da aprendizagem na educação brasileira, destacou-se a influência do pensamento norte-americano, em particular da "avaliação por objetivos" de Ralph W. Tyler, sobretudo a partir dos anos 60. A crítica configurada nos anos 80/90, na literatura educacional brasileira, ao modelo de avaliação predominante, indica as possibilidades de uma nova concepção e prática avaliativa e fornece importantes subsídios para se repensar a avaliação no ensino de História.
A caracterização da avaliação vivenciada por alunos e professores, em três escolas da rede pública estadual de Uberlândia, possibilitou a interpretação dos significados, valores e princípios subjacentes à ação avaliativa apontando, por um lado, a necessidade de se repensar essa prática e, por outro lado, as perspectivas para sua concretização.
Palavras-chave: Ensino de História; Professor de História; Ação pedagógica; Ralph W. Tyler.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Leide Divina Alvarenga Turini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.