Trabalho docente e gestão escolar

formação, deformação e transformação do educador

Autores/as

  • Maria Vieira da Silva

Palabras clave:

Formação do educador, Relações de trabalho, Proletarização dos profissionais, Estudos marxianos

Resumen

Este estudo objetiva refletir sobre a formação do educador e sua atuação, assim como sobre as possibilidades de se constituir uma gestão que negue as relações despóticas, hierarquizadoras da organização do trabalho escolar. Para tanto, recorremos aos estudos marxianos para depreender a historicidade e contraditoriedade das relações de trabalho, evidenciando que mesmo sob as relações alienadoras de trabalho é possível produzir mecanismos que contribuam para sua superação. Nesse quadro, discutimos o processo de proletarização dos profissionais da educação como também suas manifestações de resistência à lógica do capital.

Ao buscarmos a compreensão desse caráter contraditório intrínseco às relações de trabalho analisamos a historicidade da relação Homem-Natureza-Trabalho - relação esta que determina a identidade do Homem enquanto sujeito histórico - e os mecanismos criados pela sociedade capitalista para mediar a relação capital-trabalho. Para tanto, estudamos algumas teorias do gerenciamento que se consolidam na fase pós-Revolução Industrial, as novas perspectivas que se efetivam no contexto neoliberal e suas influências no campo educacional.

No segundo momento evidenciamos as formas de mediação para a transformação das relações de trabalho encontradas pelos trabalhadores enfocando prioritariamente o movimento dos educadores da década de 80. Tal movimento provocou mudanças inequívocas revolucionárias no âmbito educacional, congregou educadores, promoveu restruturações sobre a formação do educador e apontou novas perspectivas de gestão escolar. Nesta direção, buscamos analisar as repercussões desse movimento de educadores no processo de festão escolar e das novas alternativas para a formação do profissional da educação, ainda que sob as determinações do capital.

Palavras-chave: Formação do educador; Relações de trabalho; Proletarização dos profissionais; Estudos marxianos.

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Publicado

2008-10-15

Cómo citar

DA SILVA, M. V. Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e transformação do educador. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 291, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/952. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Resumos de teses e de dissertações