Concepções de mundo no ensino de História de 5ª a 8ª séries na escola estadual em Minas Gerais
Palabras clave:
Educação, Ensino de história, Homem, História e SociedadeResumen
Pesquisa histórico-educacional das concepções de mundo veiculadas no ensino de História de 5ª a 8ª séries da escola estadual em Minas Gerais (1959-1979).
Procede-se à descrição e análise histórico-critica ou contextual dos aspectos político, econômico e sócio-educacional do período histórico sob estudo, e à análise crítico-textual de material documental de legislação educacional federal e estadual sobre diretrizes do ensino escolar da época, programas e currículos, livros didáticos de História de 1° Grau, diários de classe e livros de atas de resultados em escolas estaduais da 26ª ORE, Uberlândia - MG. Conclui-se que as principais concepções de mundo veiculadas no ensino de História na escola estadual de 5ª a 8ª séries em Minas Gerais (1959-1979) se evidenciam tradicionais/conservadoras envolvendo uma visão hegemônica positivista e liberal burguesa de homem, História e sociedade.
Palavras-chave: Educação; Ensino de história; Homem, História e Sociedade.
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Derechos de autor 2016 Silma do Carmos Nunes
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