Estudo fenomenológico do ensino-aprendizagem na escola noturna
casuística de evasão e repetência
Palabras clave:
Educação, Teoria fenomenológico-existencial, Ensino aprendizagemResumen
Estudo de orientação teórica fenomenológico-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso/descompromisso da Instituição escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de ltuiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 (vinte) alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do alunei-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.
Palavras-chave: Educação; Teoria fenomenológico-existencial; Ensino aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.