GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E. P. U., 1995. 73 p
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-940Palabras clave:
Filosofia, Ciências exatas ou naturais, Ciências do ser humanoResumen
"Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer." Esta frase de Aristóteles, escrita há mais de dois anos, resume a essência distintiva da espécie humana em relação às demais espécies animais. Conhecimento significa, no nosso contexto, as diversas formas de apreender o mundo e conferir sentido a ele, seja pela ciência, pela arte ou pela filosofia.
Uma das realizações mais bem sucedidas do gênero humano é a construção do saber científico. A ciência, entendida enquanto ciência da natureza, parece progredir tanto e tão rapidamente, que as suas realizações despertam a curiosidade reflexiva daqueles que não estão envolvidos diretamente com o fazer científico. Sob este aspecto, a filosofia se volta para a ciência no sentido de compreendê-la, tentando compreender também a natureza, o significado, a extensão e o alcance que esta representa para o gênero humano. Tal é a proposta do livro introdutório de Thomas Ransom Giles, A filosofia e as ciências exatas ou naturais.
O livro divide-se em seis capítulos. No capítulo 1 - A filosofia e as ciências do ser humano - o autor procura mostrar que não existe um hiato entre a compreensão filosófica e as diversas ciências do ser humano, entendidas como campos do conhecimento construídos pelo homem. Aponta igualmente "para a necessidade de uma colaboração estreita entre o cientista e o filósofo" (p. 11), não se esquecendo, entretanto, que a independência entre esses campos deve ser mantida, já que, historicamente, as ciências alcançaram maturidade metodológica e conceitual suficiente para caminharem por seus próprios fundamentos.
Palavras-chave: filosofia; ciências exatas ou naturais; ciências do ser humano.
Descargas
Citas
GILES, Thomas Ransom. A filosofia e as ciências exatas ou naturais. São Paulo, E. P. U., 1995. 73 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Rafael Cordeiro Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.