ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-937Palabras clave:
Educação, Política, Projeto brasileiro de modernidadeResumen
Em sua obra, o autor faz uma análise do projeto brasileiro de modernidade e, através de uma reflexão aprofundada sobre os processos políticos adotados para consolidá-lo, mostra a confusão estabelecida entre modernidade e liberalismo econômico, na medida em que não se basearam no contexto socioeconômico e histórico brasileiro, mas no do mundo capitalista desenvolvido. E propõe a recriação da escola pública para o desenvolvimento do homem, pessoa e profissional, como o caminho para a modernização do Estado brasileiro.
O modelo econômico neoliberal vigente nos países do Primeiro Mundo, cujo valor central é a concorrência econômica, se caracteriza por uma ação voltada para o aprimoramento, a especialização e a primazia de todos os setores de suas sociedades, tendo em vista a acumulação de capital, aumento da produtividade, a expansão das exportações e a formação de recursos humanos para o setor produtivo. Os processos de modernização são, então, definidos pela situação contemporânea da vida daquelas nações [...]
Palavras-chave: Educação; Política; Projeto brasileiro de modernidade.
Descargas
Citas
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Alzira Jerônimo de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.