Formação de pesquisadores

comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU

Autores/as

  • Jefferson Ildefonso da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934

Palabras clave:

Formação de Pesquisadores, Pós-graduação, Ensino Superior

Resumen

Os programas de Mestrado tiveram significativo desenvolvimento nos últimos anos e têm mostrado sua grande contribuição na formação de profissionais qualificados capazes de conduzir, com competência, a pesquisa na áreas da Educação.

A preocupação com essa qualificação levou os Programas de Mestrado a assumirem a tarefa de suplementar os conhecimentos mal adquiridos nos cursos de graduação. A atenção aos cursos e aos créditos, como etapa anterior ao trabalho de pesquisa da Dissertação, polarizou as preocupações tanto dos Programas como dos alunos. A organização curricular rígida, com disciplinas numerosas e variadas, foi imprimindo aos Programas o caráter de curso de aperfeiçoamento ou especialização. Os alunos se empenharam fortemente nos estudos exigidos pelos cursos, quase que esgotando neles as parcas reservadas de tempo e forças de que os professores podem dispor. [...]

Palavras-chave: Formação de pesquisadores; Pós-graduação; Ensino Superior

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Ildefonso da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Coordenador do Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2008-10-15

Cómo citar

DA SILVA, J. I. Formação de pesquisadores: comunicação sobre uma experiência no Mestrado em Educação Brasileira da UFU. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 225–228, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-934. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/934. Acesso em: 21 nov. 2024.