Psicologia, identidade social e cidadania

o espaço da educação e dos movimentos sociais

Autores/as

  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Zilda A. P. Del Prette Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-933

Palabras clave:

Cidadania, Identidade Social, Educação, Movimentos Sociais, Psicologia Social

Resumen

O presente trabalho focaliza a temática da Cidadania, examinando a sua relação com a Democracia, os Movimentos Sociais e a Educação. Tendo como substrato o conceito de identidade social de Tajfel e associados, analisa as dimensões psicossociais da construção da cidadania no espaço dos movimentos sociais e da educação, explicitando o possível papel mediador da Identidade Pessoal e Social nesse processo.

Palavras-chave: Cidadania; Identidade Social; Educação; Movimentos Sociais; Psicologia Social.

 

Abstract: This paper concerns the thematic of Citizenship, by examining its connection with Democracy, Social Movements and Education. Based on the concept of Social Identity (Tajfel and his associates), it's analysed the psychosocial dimensions in the citizenship constructions and it's pointed out the possible role of the Social Identity as a mediator of this proccess.

Key words: Citizenship; Social Identity; Education; Social Movements; Social Psychology.

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Biografía del autor/a

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Zilda A. P. Del Prette, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2008-10-15

Cómo citar

PRETTE, A. D.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia, identidade social e cidadania: o espaço da educação e dos movimentos sociais. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 203–223, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-933. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/933. Acesso em: 21 nov. 2024.