A imprensa periódica educacional
as revistas de ensino e o estudo do campo educacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-928Palabras clave:
Educação, Revistas pedagógicas, Potencialidades das revistas especializadas em educaçãoResumen
O texto tem por objetivo descrever e analisar as potencialidades das revistas especializadas em educação como fonte para o estudo da constituição e da dinâmica do campo educacional numa perspectiva histórica. Descreve o estágio atual da pesquisa sobre a imprensa periódica educacional no Brasil e na Europa, noticiando a realização de estudos específicos sobre o tema. Procura também estabelecer uma cronologia das revistas pedagógicas oficiais paulistas e indicar fontes que facilitam o estudo e a localização de dados sobre os periódicos.
Palavras-chave: Educação; Revistas pedagógicas; Potencialidades das revistas especializadas em educação.
Abstract: The aim of this text is to describe and analyse the potentialities of the educational journals as sources to the study of the constitution and dynamics of the educational field in a historical perspective. The text describes the present situation of the researches on educational periodic press in Brazil and in Europe, giving information about specific studies on this subject. It also intends to stablish a chronology of the official pedagogic press in São Paulo and to indicate sources that make it easier to find information about the periodics and to study them.
Keywords: Education; Pedagogical periodics; The potentialities of the educational journals.
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