Os humanismos e a sua re-ligação ao homem

Autores/as

  • Ernesto Candeias Martins Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-927

Palabras clave:

Humanismo, Pensamento filosófico, Sentidos de humanismo, Perspectiva histórica, Perspectiva humana

Resumen

Na abordagem hermenêutica neste estudo ao humanismo, pretendemos destacar dois problemas fundamentai, resultantes da reflexão filosófica e educativa sobre esse conceito na modernidade: por um lado uma perspectiva histórica ao longo do pensamento filosófico, evidenciando os vários sentidos referenciais do “humanismo”; e, por outro, uma perspectiva humana propriamente dita, em que determinamos a possibilidade duma relação da “atitude humanística elevada” com o transcendente (“sobrehumano”) e uma “atitude humanística fraca” como “desumano”, empatadas ambas atitudes com concepções filosóficas relevantes.

Palavras-chave: Humanismo; Pensamento filosófico; Sentidos de humanismo; Perspectiva histórica; Perspectiva humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ernesto Candeias Martins, Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal

Professor da Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal.

Citas

ARANGUREN, J. L. (1957): Hacia un nuevo humanismo, Madrid: Ed. Guadarrama.

BORRACCINI, S. (1969): Humanisme scientjfique et humanisme chrétien, in: Études franciscaines, 19: 52, 367-382 p.

CHANAN, G. (1974): Objectives in the humanities, in: Educational research, 16, 198-205 p. https://doi.org/10.1080/0013188740160306

CONCíLlO ECUMÉNICO VATICANO ll (1979): Constituições, Decretos, Declarações - Sinopse (2a ed.), Braga: Ed. A. O.

COLES, R. (1978): The humanities and human dignity, in: Change, 10: 2, 963 p. https://doi.org/10.1080/00091383.1978.10569357

DRESDEN, S. (1968): Humanismo e renacimiento, Madrid: Editorial Guadarrama.

DUNLOP, F. (1980): Human dignity and direct awareness, in: Journal of philosophy of education, 14: 2, 169-180 p. https://doi.org/10.1111/j.1467-9752.1980.tb00552.x

ETCHEVERRY, A. (1955): Le conflit actuel des humanismes, Paris: PUF. ERASMO, (1973): Elogio da loucura. Trad. M. Gonçalves Tomás, Lisboa: Publ. Europa-América.

FERRATER MORA, J. (1973): Humanisme, in: J. Ferrater Mora (Dir.), Diccionario de filosofía, B. Aires: Ed. Sudamericana.

GARIN, E (1968): Que "humanisme"?, in: Revue internationale de philosophie, 22: 85/86 (fascículo 3-4), 263-275 p.

GARIN, E (1972). O renascimento - H. de uma revolução cultural. Trad. Ferreira de Brito, Porto: Col. Universitas.

HABERMAS, J. (1968): Technik und Wissenschaft als Ideologie, Frankfurt: Suhrkamp. https://doi.org/10.1007/BF01247043

HEIDEGGER, M. (1964): Lettre sur l'humanisme, Paris: Aubier.

IBAÑEZ-MARTIN, J. A. (1989): Hacia una formación humanística, Madrid: Herder.

JAEGER, W. (1981): Paideia. Los ideales de la cultura griega. Trad. J. Xirau & Roces, 6a.reimp. México: F.C.E.

JASPERS, k. (1937): Existenzphílosophie. Frankfurt: Hans Saner. https://doi.org/10.1515/9783111648897

MAÑERO, S. (1963): El humanismo, tema de nuestro tiempo, Madrid: c.s.l.c.

MARTINS, E.C. (1991): A formação permanente dos professores dentro do sistema educativo, in: Inovaçao, Vol. 4 (1), 113-134 p.

MERLEAU-PONTY, M. (1965): École de la philosophie, Paris: Gallimard.

MERLEAU-PONTY, M. (1965): Humanisme et terreur, Paris: Gallimard.

MERLEAU-PONTY, M. (1969): Signes, Paris: Gallimard.

MULLER, M (1959): La crisis de Ia formación, in: Perspectivas pedagógicas, 1 1 313-321 p.

ORTEGA Y GASSET, J. (1972): El hombre y Ia gente, Madrid: Espasa Calpe.

PATTERSON, C.H. (1973): Humanistic education, London: Prentice HallPITTAU, M. (1972): La scuola disumanistica, Cagliari: Ed. Sarda Fossataro.

RAHNER, K (1968): Humanismo y teologia em occidente, Salamanca: Sígueme.

ROTENSTREICH, N. (1963): Humanism in the contemporary era, Haia: Mouton. https://doi.org/10.1515/9783112320341

SANTOS, Delfim (1982): Obras completas, vol. 1: Da Filosofia. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

SARTRE, J.P. (1959): L' existencialisme est un humanisme, Paris: Nagel.

SCHWARTZ, S. (1970): Teaching the humanities selected readings, London: MacMillan.

SIMPSON, E. L. (1976): Humanistic education: an interpretation, Massachussets: Ballinger Publ.

TIERNO GALVÀN, E. (1964): Humanismo y sociedad, Barcelona: SeixBarral.

VALETT, R. E. (1977): Humanistic education: developing the total person, London: Mosby.

WEGENER, C. (1978): Liberal Education and the modern university, London: University of Chicago.

Publicado

2008-10-15

Cómo citar

MARTINS, E. C. Os humanismos e a sua re-ligação ao homem. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 93–113, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-927. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/927. Acesso em: 22 jul. 2024.