Os humanismos e a sua re-ligação ao homem

Autores/as

  • Ernesto Candeias Martins Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-927

Palabras clave:

Humanismo, Pensamento filosófico, Sentidos de humanismo, Perspectiva histórica, Perspectiva humana

Resumen

Na abordagem hermenêutica neste estudo ao humanismo, pretendemos destacar dois problemas fundamentai, resultantes da reflexão filosófica e educativa sobre esse conceito na modernidade: por um lado uma perspectiva histórica ao longo do pensamento filosófico, evidenciando os vários sentidos referenciais do “humanismo”; e, por outro, uma perspectiva humana propriamente dita, em que determinamos a possibilidade duma relação da “atitude humanística elevada” com o transcendente (“sobrehumano”) e uma “atitude humanística fraca” como “desumano”, empatadas ambas atitudes com concepções filosóficas relevantes.

Palavras-chave: Humanismo; Pensamento filosófico; Sentidos de humanismo; Perspectiva histórica; Perspectiva humana.

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Biografía del autor/a

Ernesto Candeias Martins, Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal

Professor da Escola Superior de Educação Castelo Branco, Portugal.

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Publicado

2008-10-15

Cómo citar

MARTINS, E. C. Os humanismos e a sua re-ligação ao homem. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 93–113, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-927. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/927. Acesso em: 26 dic. 2024.