FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p.

Autores/as

  • Aléxia Pádua Franco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903

Palabras clave:

Ciências humanas, Letras, Escola e Cultura

Resumen

Jean-Claude Forquin é professor da UFR de Psychologie, Sociologie et Sciences de l'Education da Universidade de Rouen, na França, e desde a década de 70, tem elaborado uma série de escritos sobre educação. Seu livro Escola e Cultura é uma versão abreviada de sua tese de doutorado de estado em Letras e Ciências Humanas, defendida em 1987, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, cujo título é Le débat sur l 'école et la culture chez les théoriciens et sociologues de l'education en Grande-Bretagne (1960-1985).

A problemática central desta obra é discutir o que a escola deve ensinar, que cultura ela deve transmitir, quais conteúdos devem fazer parte do currículo escolar. O autor preocupa-se com estas questões porque considera que o fator essencial da crise da educação, desde os anos 60, é a crise na sua função específica de transmissão cultural - os professores não têm mais certeza do que devem ensinar para seus alunos. Por isso, ele defende que a teoria da educação, além de examinar as relações entre a escola e fatores externos a ela como o contexto econômico, político-administrativo, deve deter-se mais na análise interna desta instituição social, dos conteúdos e saberes escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aléxia Pádua Franco

Professora de História da Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p.

Publicado

2008-10-03

Cómo citar

FRANCO, A. P. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 305–310, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903. Acesso em: 23 nov. 2024.