A revisão Kuhniana na imagem da ciência

Autores/as

  • Rafael Cordeiro Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-896

Palabras clave:

Filosofia da ciência , Teoria do conhecimento , Revolução cientifica

Resumen

Resumo: O artigo tem a intenção de explicitar o alcance e o significado da revisão que Thomas Kuhn faz da ciência, a partir da exposição de suas ideias e do debate com o pensamento de Karl Popper. Explicita-se, também, as inovações representadas pela posição kuhniana em face da popperiana, pois a primeira é construída a partir de bases histórico-sociológicas.

Palavras-chaves: Filosofia da Ciência; Teoria do Conhecimento; Revolução Científica.

 

Abstract: L'article a l'intention d'expliciter la portée et la signification de la revision que Thomas Kuhn fait de la science, à partir de l' exposition de ses idées et du débat avec la pensée de Karl Popper. On explicite aussi les inovations presentées par la position de Kuhn face à la de Popper, car la premiêre est construite a partir de bases historico-sociologiques.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Cordeiro Silva

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

CHALMES, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 3. ed. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1989.

KUHN, Thomas S. Lógica da descoberta ou psicologia da pesquisa? in: LAKATOS, Imre e MURGRAVE, Alan. (org) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix/EDUS,1979.p285-343.

MAGEE, Bryan. As ideias de Popper. Tradução de Leônidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, s.d.

STEGMULLER, Wolfgang. A filosofia Contemporânea. São Paulo: EPU, 1997. v 2, p 353-391

Publicado

2008-10-03

Cómo citar

SILVA, R. C. A revisão Kuhniana na imagem da ciência. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21/22, p. 263–280, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-896. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/896. Acesso em: 22 nov. 2024.