Modernidade e cidadania nas relações estado e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-890Palabras clave:
política, modernidade, cidadania, sociedade, estado, Diferença entre sociedade e EstadoResumen
Resumo: À medida que as políticas públicas no Brasil são apresentadas pelo governo fica evidente o distanciamento que vai se consolidando entre sociedade e Estado. Se na retórica do discurso elas demonstram a coerência de propósitos justos, na prática cotidiana das decisões elas confirmam as desigualdades e o anacronismo dos problemas, sobretudo os relacionados à promoção humana.
Comprovam este distanciamento as condições brasileiras ligadas ao oferecimento de emprego; ao índice de concentração de renda; ao número de trabalhadores situados no setor informal da economia; ao número de analfabetos em idade escolar e ao aumento de casos de doenças provenientes da falta de saneamento e atendimento preventivo de saúde. Isso sem contar, obviamente, a orientação política para a área econômica que destina vultosas somas de recursos para o setor bancário; submissão do mercado nacional a um amplo processo de abertura sob o argumento da concorrência. Ocorre, contudo, que essa abertura concorrencial parece pender para o lado internacional, isso porque, em 1996, o Brasil teve o seu maior déficit na balança comercial. E, enquanto pequenas e micro empresas brasileiras são consumidas pela concorrência, as grandes multinacionais instalam-se aqui embaladas pelos incentivos fiscais cada vez mais generosos.
Palavras-chave: política; modernidade e cidadania; sociedade e estado.
Descargas
Citas
BARBIER, René. A Pesquisa-Ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1985.
CORBISIER, Roland. Filosofia Política e Liberdade. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FROMM, Erich. Psicanálise da Sociedade Contemporânea. 10 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MANNHEIM, K. Liberdade, Poder e Planificação Democrática. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
MATTOS, Ruy de A. De Recursos a Seres Humanos. Brasília: Editora Livre, 1992.
MOTTA, p. Roberto e CARAVANTES, Geraldo R. Planejamento Organizacioal. Porto Alegre: Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, 1979.
MATUS, Carlos. Política Planificacio y Gabierro. Funcionon Altair e Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificacion Economica y Social, Caracas (s.d).
PRESTES MOTTA, Fernando C. "Administração e Participação: reflexões para a educação". In: Revista da Faculdade de Educação da USP. 10(2), jul./dez., 1984.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 3 ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Roberto A. Algarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.