FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed. Campinas, Papirus, 1995.

Autores/as

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Educação, Teoria e Pesquisa, Interdisciplinaridade

Resumen

A interdisciplinaridade requer um árduo esforço no sentido de um redimensionamento epistemológico das disciplinas científicas para a reaproximação de seus objetos que, na verdade, são indissociados.

Apreender o real a partir das relações e nexos que lhes são intrínsecos, desvelando suas contradições, essência e movimento, talvez seja o mais importante papel dos profissionais da educação. Neste sentido, a obra em questão traz significativas contribuições para o repensar da prática pedagógica que, tradicionalmente, foi organizada de forma fragmentada através do “acantonamento” das disciplinas curriculares, organizadas de forma estanque pela grade curricular.

A autora já é conhecida do público brasileiro, por ter publicado treze produções anteriores, sendo duas, além desta, sobre interdisciplinaridade. Atualmente é professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Supervisão e Currículo, da PUC/SP, e orienta o núcleo de estudos e pesquisas sobre interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Educação; Teoria e Pesquisa; Interdisciplinaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2008-09-25

Cómo citar

SILVA, M. V. FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed. Campinas, Papirus, 1995. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 235–238, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/874. Acesso em: 6 oct. 2024.