FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed. Campinas, Papirus, 1995.
Palabras clave:
Educação, Teoria e Pesquisa, InterdisciplinaridadeResumen
A interdisciplinaridade requer um árduo esforço no sentido de um redimensionamento epistemológico das disciplinas científicas para a reaproximação de seus objetos que, na verdade, são indissociados.
Apreender o real a partir das relações e nexos que lhes são intrínsecos, desvelando suas contradições, essência e movimento, talvez seja o mais importante papel dos profissionais da educação. Neste sentido, a obra em questão traz significativas contribuições para o repensar da prática pedagógica que, tradicionalmente, foi organizada de forma fragmentada através do “acantonamento” das disciplinas curriculares, organizadas de forma estanque pela grade curricular.
A autora já é conhecida do público brasileiro, por ter publicado treze produções anteriores, sendo duas, além desta, sobre interdisciplinaridade. Atualmente é professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Supervisão e Currículo, da PUC/SP, e orienta o núcleo de estudos e pesquisas sobre interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Educação; Teoria e Pesquisa; Interdisciplinaridade.
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