A educação do caráter nacional

leituras de formação

Autores/as

  • Maria Helena Camara Bastos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-862

Palabras clave:

Educação, Escola Brasileira, Leituras de Formação

Resumen

Resumo: O presente estudo pretende analisar a obra CORAÇÃO. Diário de um menino (1886), de Edmundo De Amicis, recomendado como livro de leitura para meninos de 9 a 13 anos, na Escola Brasileira, após a proclamação da República. A obra é analisada como leitura de formação, pois procura educar e moldar o leitor, na perspectiva de ensinabilidade da moral e das virtudes cívicas, fortalecendo o caráter nacional do futuro cidadão. Nesse período, a educação moral, cívica e religiosa tornou-se o eixo das preocupações para os que almejavam o controle das relações e estruturas sociais, como dispositivo capaz de regenerar o País.

Palavras-chave: Educação; Escola Brasileira; Leituras de Formação.

 

Abstract: The present study intends to analyze the book CORAÇÃO. Diário de um menino (1886), by Edmundo De Amicis, recommended to boys from 9 to 13 years old, in Brazilian Republican schools. This book is analyzed as Reading for formation, for it aims to educate and mold its reader, in a teachability of moral and civic virtues perspective, strengthening the national character of the future citizen. In that period, the moral, civic and religious education, became a central preoccupation to the Republicans as a device to regenerate the country.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Camara Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e em História da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (2002-2019)

Publicado

2008-09-25

Cómo citar

BASTOS, M. H. C. A educação do caráter nacional: leituras de formação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 31–50, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-862. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/862. Acesso em: 23 nov. 2024.