A educação do caráter nacional
leituras de formação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-862Palabras clave:
Educação, Escola Brasileira, Leituras de FormaçãoResumen
Resumo: O presente estudo pretende analisar a obra CORAÇÃO. Diário de um menino (1886), de Edmundo De Amicis, recomendado como livro de leitura para meninos de 9 a 13 anos, na Escola Brasileira, após a proclamação da República. A obra é analisada como leitura de formação, pois procura educar e moldar o leitor, na perspectiva de ensinabilidade da moral e das virtudes cívicas, fortalecendo o caráter nacional do futuro cidadão. Nesse período, a educação moral, cívica e religiosa tornou-se o eixo das preocupações para os que almejavam o controle das relações e estruturas sociais, como dispositivo capaz de regenerar o País.
Palavras-chave: Educação; Escola Brasileira; Leituras de Formação.
Abstract: The present study intends to analyze the book CORAÇÃO. Diário de um menino (1886), by Edmundo De Amicis, recommended to boys from 9 to 13 years old, in Brazilian Republican schools. This book is analyzed as Reading for formation, for it aims to educate and mold its reader, in a teachability of moral and civic virtues perspective, strengthening the national character of the future citizen. In that period, the moral, civic and religious education, became a central preoccupation to the Republicans as a device to regenerate the country.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Maria Helena Camara Bastos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.