Diferenças entre polivalência e politecnia

implicações para a formação da concepção sobre o trabalho no processo educativo

Autores/as

  • Itamar Mazza de Farias Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-861

Palabras clave:

Educação, Polivalência, Polotecnia

Resumen

Resumo: O estudo analisa as diferenças entre as propostas de formação polivalente e politécnica e as mudanças havidas no interesse pela formação do trabalhador no contexto da pós modernidade por parte da empresa que não necessita mais da parcialização de funções e propõe a unilateralidade da polivalência. Identifica a perplexidade da escola e de educadores perante as necessidades de mercado de trabalho e de formação de um cidadão omnilateral para a contemporaneidade.

Palavras-chave: Educação; Polivalência; Polotecnia.

 

Abstract: This study analyses the differences between the polivaliant and the politechnical formations and the changes that happened in the interest for the formation of the worker in post modern world, where the fragmentation of functions is no more recquired, giving place to the unilaterality of polivaliance. It also identifies the perplexity of schools and educators facing the needs of the market and of the formation of an omnilateral citizen for contemporareicy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Itamar Mazza de Farias, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Professora do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Mestrado em Educação, Universidade Tuiuti, Paraná.

Citas

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, educação e tecnologia: treinamento, polivalente ou formação técnica. ANDE, Brasília, v. 8, n. 14, p. 38, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Entrevista à Revista Leia, seção: Educação, jul. 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Tecnologia, relações sociais e educação. Tempo Brasileiro, n. 105, p. 134, abr./jun. 1991.

MACHADO, L. 1989. p. 53. Uma resposta global. Leia, seção Educação, jul.,

MACHADO, Lucília R. de S. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In: Trabalho e Educação. Coletânea-CBE. Campinas, SP: Papiros, 1992.

MACHADO, Lucília R. de S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1991.

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.

NOSELLA, Paolo. Compromisso político como horizonte da competência técnica. Educação & Sociedade, Seção Debate, n. 14, abr. 1993.

PINTO, Ana Maria R. Pessoas inteligentes trabalhando com máquinas ou máquinas inteligentes substituindo o trabalho humano. In: Trabalho e Educação. Coletânea-CBE. Campinas-SP: Papirus, 1992.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, 1989.

WARDE, Mirian J. O problema é a travessia. In: Entrevista a Revista Leia: seção Educação-debate, jul. 1989.

Publicado

2008-09-25

Cómo citar

DE FARIAS, I. M. Diferenças entre polivalência e politecnia: implicações para a formação da concepção sobre o trabalho no processo educativo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 11–29, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-861. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/861. Acesso em: 23 nov. 2024.