Editorial

Contradições: Iluminismo X Populismo

Autores/as

  • Geraldo Inácio Filho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Educação, Filosofia, Iluminismo, Populismo

Resumen

A escola, especialmente a universidade, pretende-se filha do Iluminismo.

Surgido na Europa do século XVII, desenvolveu-se no decorrer do século XVIII, caracterizando esse período como o “século das luzes”. Sua característica principal é um esforço consciente de valorização da razão e abandono de preconceitos tradicionais. Com isto, esperava-se que o desenvolvimento do conhecimento produzisse um mundo mais justo, mais humano, mais adequado às aspirações de igualdade, fraternidade, liberdade. A tolerância religiosa em tempos inquisitoriais era um desiderativo dos Iluministas, bem como a obtenção de resultados práticos no combate às injustiças sociais.

O Iluminismo, como movimento social, findou-se no século XIX, mas seus pressupostos, seus projetos, inspiraram as repúblicas originadas depois da Revolução Francesa e suas ideais permanecem ainda nos dias de hoje. 

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Iluminismo; Populismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Foi coordenador do Programa de Pósgraduação em Educação da UFU. Foi diretor de Centro de Ciencias Humanas e Artes (CEHAR)/UFU. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlandia até o ano de 2018.

Publicado

2008-09-25

Cómo citar

FILHO, G. I. Editorial: Contradições: Iluminismo X Populismo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 5–9, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/860. Acesso em: 22 nov. 2024.